fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Cabelos » Hidratação

Estética

Como ter cachos definidos sem agredir os cabelos

Cabeleireira dá dicas para quem quer ter cachos definidos, bem cuidados e sem frizz
botao-navegacao-post
Da redação
15/11/19

É impossível negar: os cachos definidos estão chamando atenção por onde passam, com isso, há uma crescente tendência para os cacheados assumirem suas ondas. Em um país com alto índice de miscigenação, em que 70% da população têm cabelo cacheado – segundo pesquisa do Instituto Beleza Natural e da Universidade Nacional de Brasília –, aos poucos, o natural vence a batalha contra as químicas que desmancham os encaracolados e tornam todas as madeixas igualmente lisas.

Para largar o hábito dos alisantes, é necessário reaprender a cuidar de seus cachos. Felizmente, o mercado da beleza tem voltado sua atenção para esse tipo de cabelo e muitas técnicas foram desenvolvidas ultimamente. Quer ter cachos definidos, bem cuidados e sem frizz? Então acompanhe as dicas a seguir!

como ter chachos definidos

Como ter cachos definidos?

Corte

primeiro cuidado para ter cachos definidos está no corte apropriado, ou seja, aquele que ajuda a formar o cacho. “É fundamental que ele seja pensando nesta textura do fio, já que as técnicas para desfiar os fios são diferentes e podem destruir seu cacho”, afirma Milly Olmos, cabeleireira especialista em cachos.

Segundo Olmos, as opções de corte para valorizar os cachos definidos são muitas. “Os cortes com poucas camadas evitam o volume, ideal para mulheres que ainda estão tomando coragem com seus cachos ao natural”, afirma. Já as mais ousadas podem adquirir volume com um corte em camadas. “Há o clássico Chanel, com muitas variantes no comprimento, já que pode ir na altura abaixo dos ombros, ou na altura das orelhas”, cita.

Sem secador

Cachos definidos e bonitos requerem atenção. O ideal é sempre aplicar leave-in ou creme para definir cachos todas as vezes que lavar o cabelo. “Prefira sempre fazer esse ritual pela manhã, dessa forma conseguira deixar secar naturalmente”, ensina Olmos. Outra dica é não mexer nos fios enquanto eles secam.

“Assim eles vão ficar mais definidos, sem frizz e com movimento”, diz. Quem tem cabelos com uma ondulação mais leve pode encaracolar algumas mechas com os dedos. “Será um efeito babyliss natural”, finaliza.

Sono tranquilo

O frizz (cabelo arrepiado) aumenta após uma noite de sono, quando os cachos amassam no travesseiro. O culpado é atrito do cabelo na fronha de algodão. Para reduzir esse efeito, prefira fronhas acetinadas, pois os tecidos de algodão costumam absorver a hidratação e o fator emoliente dos produtos aplicados. As mulheres de cabelo curto ainda podem usar toucas acetinadas para dormir.

Tratamentos para ter cachos definidos

Os cabelos cacheados costumam ser mais porosos, portanto, essa etapa é importante para manter os fios alinhados e brilhantes. “A textura é mais áspera e pode dar a sensação de ressecado ou maltratado, para evitar ou reverter esses efeitos pode utilizar shampoos e tratamento de hidratação que trabalhem a porosidade capilar”, ressalta a cabeleireira.

Outra dica para ter cachos definidos é evitar água muito quente, pois ela aumenta a porosidade. “A temperatura fria, todavia, fecha as cutículas do fio, por isso um último enxágue de água gelada proporcionará brilho e saúde para os fios”.

Cores

Os cacheados podem sim mudar a tonalidade de seus fios. Entretanto, saiba que todo processo químico pode danificar ou prejudicar a saúde dos fios, aumentando o frizz.

“A descoloração sempre é mais agressiva que uma coloração”, afirma Olmos. Isso não significa que a técnica seja proibida. Basta buscar uma linha com shampoos, condicionador e máscara voltada para fios coloridos. “As hidratações extras também são importantes para recuperar sua qualidade natural”, finaliza.

Cachos definidos com ingredientes naturais

Já publicamos por aqui uma matéria sobre a tendência Slow Beauty, que consiste em cuidar da beleza a partir de cosméticos naturais. Nele, a empresária Renata Esteves, uma das divulgadoras da tendência aqui no Brasil, apresentou dez motivos para adotar os cosméticos orgânicos e o estilo de vida.

A seguir, confira algumas receitas caseiras de beleza recomendadas por Esteves. Elas servem, inclusive, para que você tenha cachos definidos de maneira natural!

Xampu caseiro básico

  • ½ xícara de água;
  • ½ xícara de sabonete vegetal líquido;
  • 1 colher de chá de óleo vegetal leve ou glicerina (não use se tiver cabelo oleoso).

Instruções: Combine os ingredientes, misture bem e coloque em uma embalagem reciclada de xampu. Use uma palma da mão cheia ou menos no cabelo e enxague com água quente.

Condicionador

  • 1 gema de ovo;
  • ½ colher de chá de azeite de oliva;
  • ¾ de xícara de água quente.

Instruções: Minutos antes de lavar seus cabelos, bata a gema de ovo até ficar espumosa. Acrescente o óleo e bata mais um pouco, depois acrescente a água aos poucos enquanto continua batendo. Aplique a mistura aos cabelos molhados, espalhando com os dedos. Deixe agir por alguns minutos e em seguida enxague com água morna.

Gel natural

  • ½ ou 1 colher de sopa de gelatina sem sabor;
  • 1 xícara de água quente.

Instruções: Dissolva a gelatina em água quente e guarde na geladeira. Aplique no cabelo com a ponta dos dedos e faça o penteado desejado. Guarde na geladeira entre os usos.

Gel e Leave-in Natural

Colocar uma colher de sopa de linhaça de molho na água, de 4 a 6 horas. O óleo de linhaça assim se solta da semente. Coar e aplicar como substituto do gel ou leave-in de cabelos.

**Receitas do site Rodale

Curso de cuidados especiais

Agora que você já sabe o que fazer para ter cachos definidos, que tal conhecer o curso online de Cosméticos Naturais e Veganos do Namu? Online e em vídeo, ele foi desenvolvido para levar até você mais saúde e beleza de forma saudável e equilibrada.

As aulas são ministradas com métodos e produtos naturais que não agridem o meio ambiente, o ecossistema e, principalmente, a sua saúde. Durante o curso, você aprenderá a fazer escolhas mais sustentáveis, conscientes e, é claro, a fazer os seus próprios cosméticos naturais. Ao final, você ainda receberá um certificado de conclusão.

Gostou? Clique aqui e tenha mais informações sobre os cursos de cuidados especiais do NAMU.


Recomendados
Estética

Como cuidar dos cabelos no verão

Sem cuidar da alimentação, o uso de produtos pa...

Cabelos

Mulheres contra a escova progressiva

Ativistas de Recife lançam projeto "Faça Amor, ...

Estética

Verão: cabelos hidratados brilham ao sol

Proteção solar e cuidados antes e depois da pra...

Estética

Como cuidar do cabelo

Consumir alimentos ricos em vitaminas do comple...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *