fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Cabelos » Coloração » Gerais

Coloração

Os cuidados para quem tem cabelo platinado

Tendência que invadiu os salões de beleza por todo o Brasil, os cabelos platinados oferecem um toque de personalidade e sofisticação a homens e mulheres de todas as idades. Entretanto, os cuidados para cabelo platinado incluem o uso de shampoos e cosméticos específicos para mantê-los sempre bonitos e acinzentados.  É claro que o uso de […]
Equipe Namu
02/04/21
Tendência que invadiu os salões de beleza por todo o Brasil, os cabelos platinados oferecem um toque de personalidade e sofisticação a homens e mulheres de todas as idades. Entretanto, os cuidados para cabelo platinado incluem o uso de shampoos e cosméticos específicos para mantê-los sempre bonitos e acinzentados.  É claro que o uso de cosméticos adequados é apenas um dos cuidados, pois além desse existem outros que não podem ficar de fora da sua rotina de autocuidado. Quer saber quais são? Então acompanhe as dicas que a Namu preparou para deixar as suas madeixas descoloridas mais saudáveis e bonitas!

Faça uso do shampoo desamarelador

Um dos maiores medos de quem descolore o cabelo e entra para o mundo das platinadas costuma ser aquele tom amarelado nos fios. Ele não é nada bonito e tem o poder de estragar totalmente o visual, tirando o estilo e deixando uma impressão de descuido.  Por esse motivo, um dos principais cuidados para cabelo platinado é o uso do shampoo desamarelador. Também conhecido com shampoo roxo, trata-se de um cosmético que tem a função de neutralizar o tom amarelo dos fios, adquiridos pela exposição ao sol, compostos químicos de outros produtos de higiene ou pela água quente dos banhos. Para manter a cor sempre acinzentada, o mais recomendado é fazer uso do cosmético cerca de duas vezes na semana, intercalando com outros tipos de shampoo. Desse modo, você mantém a cor bonita, mas não corre o risco de comprometer a saúde dos fios.

Use máscaras de tratamento fortificadoras 

Durante o processo de descoloração do cabelo, etapa essencial para atingir o tom cinza, é comum que os fios fiquem extremamente fracos, ressecados e quebradiços. Isso é natural, dado ao fato que os produtos utilizados precisam ser bem fortes para remover a cor dos fios e deixá-los o mais claro possível.  Sendo assim, depois que a tonalização é realizada, os cuidados para reconstrução das madeixas devem começar. Hidratação e umectação são alguns dos processos mais indicados, assim como o uso de máscaras de tratamento intensivo. Elas são um dos principais cuidados para cabelo platinado, pois reconstroem o fio de dentro pra fora e ajudam a manter a cor bonita por mais tempo. 

Tome cuidado com o tipo de escova que irá utilizar 

  Como citamos anteriormente, depois do processo de descoloração é comum que nosso cabelo fique bem fraco e quebradiço. Nesse sentido, qualquer atrito mais forte pode fazer com que os fios quebrem de vez e as pontas fiquem com aquele aspecto fino e sem vida.  Sabendo disso, você deve prestar atenção até mesmo no tipo de escova que você utilizará para pentear as madeixas. Prefira aquelas mais macias e com cerdas naturais. Na hora de desembaraçar, procure não usar muita força e tente desfazer os nós aos poucos, sem arrancar os fios. 

Evite o calor excessivo 

Como você pode perceber, os cuidados para cabelo platinado estão relacionados a reconstruir os fios e fazer com que eles recuperem sua força perdida no processo de descoloração. Nesse sentido, um ponto muito importante é evitar o contato com o calor excessivo, fator que prejudica bastante a saúde das madeixas.  Ou seja, depois de platinar, tente evitar o uso de secadores de cabelo, chapinha e babyliss. Caso esses equipamentos sejam indispensáveis para você, tente se adaptar a temperaturas menores e não aquelas opções mais quentes.  Além disso, também é bem importante fazer uso de protetores térmicos antes de expor os fios ao calor. Desse modo, você adiciona uma espécie de “camada de segurança” e evita que os cabelos sejam atingidos com força, evitando a quebra e o desgaste.

Crie intervalos regulares entre os retoques

Quem tem o cabelo colorido quimicamente costuma estar sempre bem preocupado com o retoque da raíz. Afinal, quando ela começa a crescer, a aparência natural dos fios deixa de existir, ficando mais “na cara” que eles são pintados. No entanto, como o processo de platinar exige diversos procedimentos e é bastante agressivo para o cabelo, é muito importante sempre criar intervalos regulares entre os processos. Caso contrário, os cabelos já pintados podem sofrer muito com a nova aplicação, quebrarem e em alguns casos até caírem, ocasionando o temido “corte químico”. Além disso, vale lembrar que os retoques sempre devem ser realizados em salões de beleza, por profissionais do ramo. Não são poucos os casos de pessoas que tentaram platinar o cabelo em casa e acabaram sofrendo graves acidentes envolvendo queimaduras por causa dos agentes químicos. 

Aprenda a produzir seus próprios cosméticos naturais

Outra dica de cuidados para cabelo platinado é cuidar das madeixas descoloridas com produtos 100% naturais. Essa é a melhor maneira de nutrir com qualidade fios danificados pelo uso da tintura, sem agredir a saúde e o meio ambiente. Além disso, aprender a produzir os seus próprios itens de beleza é sinônimo de economia, pois as matérias-primas usadas para produzir as receitas são acessíveis e fáceis de achar. Além disso, investir em cosméticos naturais também significa ter mais versatilidade em sua rotina de autocuidado, pois você pode adaptar várias receitas para atender as necessidades de regeneração dos seus fios. Certamente agora você já sabe que é possível cuidar do seu cabelo platinado com cosméticos naturais, não é mesmo? Então vai adorar saber que a Namu possui um curso online de Cosméticos naturais e veganos, que te ensina a produzir vários produtos para o seu dia a dia sem precisar sair de casa.  De shampoos e condicionadores, a máscaras de tratamento e óleos multifuncionais, você vai ganhar autonomia para produzir os próprios cosméticos a partir de escolhas mais conscientes. Confira!  


Recomendados
Coloração

Tintura para cabelo natural: o que é e como fazer?

Quer tingir o cabelo, mas não quer usar química...

Coloração

Soluções naturais para cabelos brancos

Ter uma boa alimentação e massagear o couro cab...