fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Cabelos » Hidratação

Estética

Verão: cabelos hidratados brilham ao sol

Proteção solar e cuidados antes e depois da praia ou da piscina podem evitar a perda de nutrientes
Portal Namu
27/09/19

O verão traz muitas oportunidades para estar ao ar livre, em contato com a natureza, com a água e com o sol, no entanto, traz também fatores que contribuem para o ressecamento do cabelo. O cloro da piscina, o sal da água do mar, as altas temperaturas, os raios ultravioleta (UV) e a humidade podem danificar os fios. Saiba como proteger seu cabelo para aproveitar o verão.

Frizz e o efeito piscina

A piscina e a praia são opções para quem quer se refrescar no verão. A umidade característica da estação, ainda mais presente nesses lugares, tende a deixar marcas nos cabelos. O cabelo danificado pelo sol ou por tratamentos como coloração e alisamentos tem as cutículas mais abertas, permitindo que moléculas de água entrem no fio por causa do ar úmido, deixando o cabelo ressecado e quebradiço.

Dessa forma aparece o frizz, fios que ficam arrepiados porque não mantêm o sentido das escamas do cabelo, pois estão abertas por causa da falta de hidratação. O contato dos cabelos com a água da piscina traz outro elemento que pode danificar os fios: o cloro. Na água, a parte externa da cutícula se levanta e o cloro penetra o fio, tornando-o mais quebradiço, além do tom esverdeado que pode atingir os fios por causa da substância química.

Como tratar?

Especialistas recomendam que o cuidado seja tomado antes de mergulhar na piscina, molhando o cabelo com água corrente do chuveiro, por exemplo, e utilizando cremes e óleos hidratantes. Isso faz com que o fio fique selado e impede a absorção do cloro.

Enxaguar bem o cabelo com água corrente ajuda a eliminar o cloro. O mesmo procedimento é recomendado para a saída do mar, pois o sal acumulado no cabelo pode ressecar os fios. A hidratação, em ambos os casos, ajuda a reparar os danos.

Hidratação no banho

A recuperação do cabelo danificado também pode ser feita no banho depois da praia ou da piscina. Lavar bem o couro cabeludo com xampu hidratante é recomendável para remover todo o cloro, o sal, o suor e outros resíduos do cabelo. O condicionador tende a devolver para o fio os nutrientes e a hidratação perdida com a água, o vento e a exposição ao sol.

Para manter a hidratação nos fios do cabelo, selar a cutícula com cremes, óleos e sprays hidratantes pode devolver o brilho e a maciez, além de diminuir o frizz. Dessa forma, o cabelo pode reter a hidratação e estar protegido para a próxima saída ao sol.

Chapinha e secador: calor a mais

Durante o verão, o sol pode ressecar os fios. Esse efeito pode ser agravado com o uso de pranchas alisadoras, secadores de cabelo e outros utensílios. Especialistas recomendam que eles não sejam usados durante o verão, uma vez que muitos outros fatores contribuem para a perda de hidratação, quebra dos fios e surgimento do frizz.

Uma alternativa aos penteados feitos com chapinha e escova são os coques e rabos de cavalo, que têm variações de estilo adequadas para cada tipo de ocasião. Assim, os fios ficam preservados de possíveis danos causados no preparo de outros penteados. A hidratação adequada pode deixar o cabelo mais comportado e as pranchas para alisar os fios podem nem ser mais necessárias para mantê-los no lugar.

Proteja-se do sol

Os fios de cabelo também podem ser danificados pelos raios UV, pois eles quebram as ceramidas, camada externa do fio, segundo especialistas. Sem essa camada, proteínas, água e nutrientes se perdem e o cabelo fica desidratado, quebradiço e sem brilho.

Existem protetores solares próprios para o cabelo que podem prevenir a ação dos raios ultravioleta. Para que seja absorvido pelos fios, especialistas recomendam a aplicação nos cabelos úmidos, antes da exposição ao sol. Chapéus e lenços também podem ser eficientes, uma vez que impedem os raios solares de chegarem diretamente ao couro cabeludo.

Fotos: Basheer Tome_Flickr_CC BY 2.0; nathália carpenedo ferrari / Flickr: coming through the sun / CC BY 2.0


Recomendados
Estética

Como ter cachos definidos sem agredir os cabelos

Cabeleireira dá dicas para quem quer ter cachos...

Estética

Como cuidar dos cabelos no verão

Sem cuidar da alimentação, o uso de produtos pa...

Cabelos

Mulheres contra a escova progressiva

Ativistas de Recife lançam projeto "Faça Amor, ...

Estética

Como cuidar do cabelo

Consumir alimentos ricos em vitaminas do comple...

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *