fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Gerais »

Gerais

Como começar a trabalhar com cosméticos naturais?

Entre as preferências dos consumidores estão os produtos cruelty free (não testados em animais), os cosméticos naturais e os veganos.
Da redação
07/07/20
Segundo pesquisa realizada pela Nielsen Brasil, o consumo sustentável é prioridade para 32% dos brasileiros. Ainda de acordo com o estudo, entre as preferências dos consumidores estão os produtos cruelty free (não testados em animais), os cosméticos naturais e os veganos. Portanto, se você deseja empreender na área de beleza, dê uma chance a esse mercado tão promissor. Certamente você terá boa renda no final do mês e ainda contribuirá para preservar o meio ambiente.

Mas afinal, o que são cosméticos naturais?

Para ser considerado natural, um cosmético deve ser produzido com pelo menos 95% de matérias primas naturais. Já quanto aos 5% restantes, estes podem ser ingredientes sintéticos, desde que sejam permitidos pela ECOCERT, órgão de inspeção e certificação de produtos orgânicos. O fato é que além de contribuírem para a preservação ambiental, os cosméticos naturais também oferecem vários benefícios aos seus adeptos, tais como:
  • Não irritam a pele, pois são livres de produtos tóxicos;
  • Hidratam a pele de forma profunda, pois possuem princípios ativos concentrados;
  • Não obstruem os poros da pele, o que contribui para reduzir o surgimento de acnes e espinhas.
cosméticos naturais

Como começar a trabalhar com cosméticos naturais?

Inegavelmente essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem acerca dos cosméticos naturais: como começar a produzir para vender. De fato, esse é um mercado em expansão. Segundo o SEBRAE, os cosméticos ecológicos representam ótimas oportunidades de negócios. Mas, como tirar proveito disso? Confira a seguir as nossas dicas para você empreender e ser bem-sucedido neste ramo.

Faça um curso online de cosméticos naturais

Em primeiro lugar, o melhor caminho é aprender a produzir os seus próprios cosméticos através de um curso online. Somente através de aulas ministradas por profissionais formados na área você aprenderá a produzir sabonetes, hidratantes, desodorantes, esfoliantes, batons e muitos outros itens de forma consciente e responsável. Até mesmo porque muitas receitas encontradas na internet representam riscos para a saúde. Portanto, o ideal é aprender sobre os ingredientes, como utilizá-los e ainda, onde encontrar matéria-prima de qualidade para as suas receitas.

Esteja atento às regulamentações da ANVISA

Após ter feito um curso online de cosméticos naturais, certamente você compreendeu o quão maléfico para a saúde pode ser um cosmético industrializado e como é fácil produzir os seus próprios produtos de beleza, não é mesmo? Então, o próximo passo é seguir as regulamentações a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para comercializá-los legalmente. Entenda que as aulas online são importantes porque na realidade elas te capacitam a produzir os cosméticos de forma responsável. Já para vendê-los e dessa forma conseguir uma renda extra, você precisará estar em conformidade com o estabelecido no Decreto 8077/2013, a RDC 48/2013  e a RDC 16/2014. Para quem não sabe, ambas resoluções definem o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, além de definirem as condições para o funcionamento de empresas sujeitas ao licenciamento sanitário, e o registro, controle e monitoramento, no âmbito da vigilância sanitária.

Faça um levantamento do investimento inicial

Logo após ter feito um levantamento de tudo o que é necessário para produzir cosméticos naturais e comercializá-los de acordo com as leis brasileiras, é hora de colocar na ponta do lápis o custo inicial do investimento para tirar o seu negócio do papel. Portanto, inclua nessa lista as matérias-primas necessárias, as embalagens, utensílios para preparar os produtos, registro de marca e de criação de identidade visual, por exemplo. Ainda, considere a construção ou aluguel do espaço onde será montada a sua pequena indústria.

Escolha um nicho para atuar

Para quem está começando agora, produzir todos os tipos de cosméticos naturais pode inviabilizar o negócio. Afinal de contas, para isso é necessário um alto investimento, que nem sempre o pequeno produtor tem disponível, principalmente no início. Por esse motivo, escolher um nicho dentro do mercado de cosméticos ecológicos pode te ajudar a dar o pontapé inicial para começar a empreender no ramo. Por exemplo, você pode começar fabricando cremes hidratantes, produtos para cabelos ou ainda, sabonetes. Assim, será possível economizar em matéria-prima, conquistar a sua clientela e posteriormente aumentar o seu portfólio de produtos.

Antes de vender, não se esqueça de testar os seus próprios cosméticos naturais

Mesmo que você esteja seguro das suas receitas, não se esqueça de testá-las após o preparo para ter certeza da qualidade deles. Mas atenção: não se esqueça de que testes em animais são proibidos, ok? Portanto, peça ajuda daquela amiga mais próxima, dos pais ou dos filhos para essa missão. Caso isso não seja possível, considere a possibilidade de distribuir brindes para vizinhos ou para pessoas do seu convívio social. E você nem precisa dizer que os cosméticos naturais foram produzidos por você. Assim, poderá ter a opinião verdadeira deles e mediante elas melhorar as receitas.

Seja original

Tenha em mente que as aulas online de cosméticos naturais são importantes, pois ensinam a produzir as receitas de maneira responsável, com o uso de ingredientes que não agridem a pele e tão pouco a natureza. No entanto, para se destacar entre a concorrência, é preciso inovar. Portanto, use a criatividade e vá substituindo aos poucos os ingredientes até obter uma receita original que entregue o que o consumidor precisa de maneira única.

Utilize as redes sociais ao seu favor

Por fim, não se esqueça de oferecer os seus produtos. E para isso, não é preciso sequer um alto investimento em publicidade. Afinal de contas, você pode transformar os seus próprios contatos no Facebook ou Instagram em possíveis clientes. Para isso, tire boas fotos dos seus produtos e capriche nas publicações. Mas, não se esqueça de tirar todas as dúvidas dos seus seguidores com relação ao seu produto de forma rápida. Afinal de contas, com a democratização da internet, se você não se mostra presente facilita que o seu cliente ache o seu concorrente. Deseja trabalhar com cosméticos naturais, mas não sabe por onde começar? Então que tal assistir totalmente de graça uma aula do curso online Cosméticos Naturais e Veganos – produtos para a pele do Namu? Temos certeza de que esse presente vai impulsionar você a fazer escolhas conscientes e estimular que outras pessoas também façam através dos seus produtos.

Recomendados
Estética

Harmonização facial: saiba tudo sobre esse procedimento

Se você tem alguma coisa que não gosta em seu p...

Saúde Mental

Quais os desafios das empresas ao falar de saúde mental com os colaboradores?

Uma empresa é um local onde as pessoas passam b...