fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Gerais

Estética

Ayurveda: benefícios para a beleza

A ayurveda pode ajudar você a se sentir mais bonita - por dentro e por fora. Quer saber como? Entenda o conceito de beleza e conheça algumas dicas.
Da redação
29/07/19

Para a ayurveda, cada ser é único, divino e tem a sua própria beleza essencial. A beleza está em sentir-se como tal e expressar suas características naturais com liberdade e bom humor. E você, se identificou? Esperamos que sim!  

Afinal, a beleza é o resultado de um estado equilibrado de corpo, mente e emoções que proporciona um brilho natural. Não é parecer apenas bela, mas transmitir uma atitude vibrante de viver. Alguns dizem que a beleza está nos olhos de quem vê. 

Neste artigo, você vai entender como a medicina ayurvédica traz benefícios para a beleza não só da pele, mas para todo o ser.  

Ayurveda: um conhecimento antigo

O conceito indiano de ayurveda fundamenta e se relaciona com os modernos meios de tratamentos holísticos. Com mais de 3.000 anos de existência, ela nos ensina que a saúde é mantida pelo equilíbrio das três energias sutis conhecidas como doshas.

Os doshas da ayurveda são três: vata, pitta e kapha. Todos os tratamentos da medicina ayurvédica são elaborados para fazer essas forças entrarem em equilíbrio harmônico. É por isso que a ayurveda é considerado a “mãe de todas as medicinas”.

Nesse sentido, a manutenção da saúde é uma rotina diária de cuidados que incluem alimentação, exercícios, meditação, herbologia e terapias de rejuvenescimento. 

É por isso que, quando falamos de beleza na ayurveda, não estamos falando de referências ideais da moda. Na medicina ayurvédica, as belezas interna e externa estão intimamente relacionadas. 

Uma nova beleza com a ayurveda

Como você costuma definir a beleza? Para muitos, é a perfeição estética do que visualmente percebemos e julgamos como agradável. Isso inclui o corpo, a textura da pele e a qualidade dos cabelos e unhas. 

A beleza é um dos inúmeros benefícios da ayurveda. Entretanto, não estamos falando apenas da beleza externa, mas também da interna. Além dos fatores estéticos, seu conceito de beleza inclui: 

  • Postura;
  • Movimentos eletanges;
  • Qualidades sutis de frescor;
  • Vitalidade;
  • Jeito de ser.

A medicina ayurvédica sempre entendeu a beleza como um benefício integral, produto de saúde física e cuidados diários, não apenas um evento cosmético. A ênfase no autoconhecimento e desenvolvimento de rotinas positivas traz o melhor de nós mesmos.

Beleza que vem de dentro 

Para a ayurveda, a aparência é a parte mais pública da pessoa. É o nosso sacramento, o ego visível que o mundo presume ser o espelho do ego invisível, interior. 

ayurveda

Essa suposição talvez não seja justa, nem corresponda à maneira como o melhor dos mundos morais se conduz. Mas não deixa de ser verdadeira. A beleza tem consequências que não podemos apagar com a negação.

A beleza interior diz respeito a qualidades internas do ser, incluindo emoções e habilidades mentais. Assim como o corpo físico pode ser moldado por dietas e estilo de vida, podemos também treinar a mente para cultivar atitudes positivas. 

Assim a mente se torna domada e disciplinada. Isso eleva o nosso ser a um estado de potencial humano maior para agir no mundo com compaixão e bondade.

Os alimentos na ayurveda e a beleza

Pela medicina ayurvédica, os alimentos que ingerimos são uma grande influência para uma vida mais equilibrada e, por isso mesmo, integralmente mais bonita.  

Além de escolher bem a alimentação da ayurveda, a digestão perfeita e a assimilação do alimento, juntamente com a boa evacuação de seus resíduos, são essenciais para a beleza de forma ampla. 

Manter esse processo em dia traz diversos benefícios na ayurveda: produzir pele vistosa, olhos brilhantes, cabelos sedosos, unhas fortes e uma natureza de compaixão. 

E como beleza é um cuidado diário na filosofia ayurvédica, veja algumas dicas milenares que podem melhorar sua rotina:

Dicas de alimentação ayurvédica

  • Coma de acordo com seu dosha (biótipos);
  • Aumente seu agni (fogo digestivo) comendo em pequenas quantidades e bebendo água morna com limão ou chá de gengibre;
  • Consuma grãos integrais e fibras;
  • Evite gorduras saturadas para manter o sangue limpo;
  • Evite açúcar refinado, pois ele estressa o pâncreas e a glândula adrenal. A combinação entre carboidratos refinados e excesso de proteínas força as toxinas para a superfície da pele e favorece o aparecimento de espinhas;
  • Aumente o consumo de minerais, pois contribuem para uma boa saúde;
  • Diminua o consumo de proteína animal e aumente o de proteínas vegetais. Dietas pobres em proteínas enfraquecem o organismo;
  • Mantenha uma dieta com pouco consumo de sal. O sal no corpo diminui a circulação e aumenta a retenção de líquidos. Isso pode criar o olhar profundo da face e bolsas sob os olhos. A ayurveda sugere uma dieta pobre em sal quando se está com problemas de pele;
  • Evite estimulantes fortes ou depressivos, como cafeína, sodas e álcool. Eles estressam o corpo e fazem a pele perder a elasticidade, enrugam a área da testa e produzem bolsas sob os olhos;
  • Tenha períodos de sono adequados e de preferência à noite. Isso ajuda o corpo e a mente a recuperarem as energias;
  • Mantenha uma higiene regular corporal;
  • Beba líquidos adequadamente. Ingira água uma hora e meia hora após a refeição. A ingestão de água melhora a qualidade dos ossos e limpa o sangue;
  • Outras também nosso vídeo com rotinas alimentares na ayurveda. 

Os doshas da ayurveda e a pele  

A pele é nosso termômetro de saúde e a chave da constituição ayurvédica. Isso pode ser compreendido pelo tipo de pele que você tem. 

Afinal, na medicina ayurvédica, os doshas também influenciam a pele. 

Uma pele com predominância do dosha vata é seca, rugosa, fria, fina, enrugada e com poros finos. 

Na constituição do dosha pitta, a pele é delicada, clara ou vermelha, com sardas, verrugas, acne e queima-se muito facilmente. 

Se a constituição predominante é o dosha kapha, a pele é oleosa, macia, úmida e com tendência a poros abertos. 

Se a pele não for cuidada apropriadamente ela sofrerá de envelhecimento precoce e se tornará manchada. Consumir regularmente leite, mel e iogurte ajudam na boa nutrição da pele. 

Duas dicas simples para a pele

Os sábios que viviam na Índia durante o período védico (1.500 a.C.) já alertavam que dois tratamentos importantes para a pele são ar fresco e água. É isso mesmo! Simples e eficiente.

Afinal, tanto a medicina ayurvédica quanto a medicina ocidental moderna concordam que a pele precisa respirar. Por isso, cobri-la de loções durante o dia e a noite prejudica esse processo. 

Recomenda-se sempre remover quaisquer tipos de cremes após 20 minutos de aplicação, período em que acontece a maior absorção dos produtos pela pele e deixar a pele limpa durante a noite.

Além disso, para a ayurveda, o melhor tônico para a pele é a água gelada. Ela estimula o crescimento celular, aumenta a circulação e promove o fechamento dos poros. 

Em climas muito quentes, também recomenda-se envolver cubos de gelo em tecido e aplicar sobre a face para eliminar o excesso de oleosidade do nariz e da testa. É útil também lavar o rosto e o pescoço com água fria ao despertar.

Ayurveda em 3 passos para cuidar da pele 

Segundo a medicina ayurvédica, existem três passos diários para uma pele bonita e saudável: limpeza, tonificação e hidratação.

  • Limpeza: para remover a poluição, oleosidade e maquiagem;
  • Tonificação: para fechar os poros, purificar e rejuvenescer;
  • Hidratação: para manter a umidade e nutrir.

Cursos sobre alimentação saudável 

Como você percebeu pela filosofia da ayurveda, a melhor maneira de cuidar da beleza é por meio de uma rotina equilibrada e harmônica, cuidando não só da pele, como também da alimentação. Confira nossos cursos online sobre alimentação e comece agora mesmo. 


Recomendados
Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...

Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...