fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Outros Tratamentos

Estética

Cuidados com a tatuagem: antes e depois

O contato com o sol, com a água e até exercícios físicos podem prejudicar desenhos recentes. Conheça outros cuidados com a tatuagem
Da redação
18/12/19

Está pensando em fazer uma tattoo? Ou acaba de fazer a sua? Seja qual for sua resposta, é importante conhecer alguns cuidados com a tatuagem. Afinal, deixar uma marca no próprio corpo é uma escolha que requer atenção específica.

Como o processo da tatuagem é pensado para que ela seja permanente, a tinta que forma os desenhos é colocada por agulhas que perfuram a derme, camada profunda da pele, e o resultado final é como se fosse uma cicatriz.

Como procedimento que modifica o corpo, é importante conhecer os cuidados com a tatuagem e com a pele depois de sair do estúdio com o desenho feito, já que a tatuagem fica vulnerável a infecções e outros problemas. Saiba tudo nesta matéria especial.

quais os cuidados com a tatuagem

Primeiros cuidados com a tatuagem

Os cuidados com a tatuagem já começam com a escolha do local, do estúdio e do artista. Conheça algumas dicas e precauções a seguir.

  • O risco de desenvolver infecções na pele enquanto a tatuagem está sendo feita é alto, já que camadas da pele estão expostas diretamente por causa dos furos das agulhas que inserem a tinta.
  • Uma infecção pode, inclusive, deixar marcas no desenho da tatuagem. Por isso, a escolha do tatuador e do estúdio deve levar em consideração a higiene do local, dos utensílios e do artista.
  • As ferramentas também podem estar contaminadas por doenças transmitidas pelo sangue, como tétano, hepatite e aids.
  • Pensar em qual parte do corpo você vai colocar o desenho ou frase da sua tatuagem também é importante. Procure não esconder manchas ou pintas com ela. Isto pode dificultar o diagnóstico de melanoma, um tipo de câncer de pele que pode começar a se desenvolver com uma pinta.
  • Tatuadores e especialistas recomendam o uso de roupas largas, preferencialmente feitas com tecidos mais macios, como o algodão, para proteger a tatuagem da radiação direta do sol. As roupas também constituem uma camada extra de proteção, aliada aos curativos.

Curativos para tatuagem

Depois da tattoo feita, um dos cuidados com a tatuagem mais comum é o tipo de curativo que se insere na pele riscada.

Afinal, limpar a região da tatuagem é uma das formas de preservar o desenho e também a pele.

Procure renovar curativos pelo menos duas vezes ao dia e usar pomadas antibióticas até que a pele tatuada cicatrize.

Para reforçar os cuidados com a tatuagem, pomadas antissépticas podem completar a higiene da pele, muitas vezes protegida por bandagens de plástico e outras proteções.

Cuidados com a tatuagem no sol

Os cuidados com a tatuagem podem ser intensificados caso você faça durante o verão ou em períodos muito ensolarados do ano. Confira as principais dicas.

  • A pele tatuada é como um ferimento. A exposição ao sol durante os primeiros dias pode causar queimaduras e também influenciar o aspecto da tatuagem. Os raios ultravioleta (UV) podem reagir com a tinta, alterando as cores e até fazer com que desbotem. Isso acontece porque essa reação aos raios UV pode inflamar a derme, que volta a absorver os pigmentos, deixando o desenho menos nítido e firme. Especialistas da Academia Americana de Dermatologia recomendam o uso de protetor solar todos os dias.
descubra quais os cuidados com a tatuagem

Cuidados com a tatuagem no banho 

Quem já fez uma tattoo sabe que os cuidados com a tatuagem não acabam na hora do banho. Na verdade, é durante esse momento que podemos cuidar ainda melhor da pele que foi riscada e desenhada. Entenda mais.

  • É recomendável lavar a área tatuada com sabão neutro e água, segundo especialistas, para não carregar a pele com substâncias cosméticas em excesso. É indicado também não expor a tatuagem à corrente direta de água, assim como evitar banhos de imersão.
  • A tatuagem deve estar sempre seca, para não infeccionar. Procure não esfregar o local com a toalha, assim a pele não fica irritada ou mais machucada.
  • O suor pode irritar a área tatuada. Procure sempre tomar banho depois de praticar exercícios enquanto a área tatuada estiver cicatrizando.
  • Depois do banho, procure hidratar a pele com produtos à base de substâncias naturais. Derivados de petróleo podem reagir com a tinta da tatuagem.

Mudanças na pele

Os cuidados com a tatuagem também considera as mudanças na camada da pele onde o desenho foi feito. Afinal, sua constituição muda com o elemento novo: a tinta. Entenda mais.

  • Fazer uma tatuagem modifica o estado natural da pele. A interação do corpo com os pigmentos da tatuagem pode ter reações com o organismo. Sentir a região tatuada coçando, por exemplo, pode ser um sinal de alergia à tinta da tatuagem.
  • Mudanças na cor e na textura da tatuagem são relacionadas também a infecções e outros problemas de pele, como a formação de queloides e de granulomas.
  • Quanto mais cedo esses sinais forem avaliados por dermatologistas, menos danos à pele e à tatuagem a reação poderá causar.

Cuidados com a tatuagem na remoção

Muitas pessoas se deixam levar pelo calor da emoção ao fazer uma tattoo, e acabam se arrependendo. Por mais que as técnicas de remoção de tatuagem a laser tenham se desenvolvido nos últimos anos, ainda não existe garantia de que o pigmento possa ser completamente removido caso mudem de ideia e resolvam apagar a tatuagem.

Além disso, as sessões de remoção de tatuagem a laser podem gerar alguns problemas como alergias, pequenas cicatrizes e queimaduras. Portanto, alguns cuidados com a tatuagem são necessários mesmo na hora da remoção.

  • Não tomar sol por pelo menos 30 dias antes e depois de cada sessão.
  • Manter a área tratada coberta nos intervalos entre as sessões.
  • Respeitar a cicatrização natural da pele.
  • Observar possíveis reações como elevações na pele, manchas, coceira, ardência e relatá-las ao médico.

Curso de cuidados com a pele

Agora que você sabe tudo sobre como cuidar da tatuagem, que tal aproveitar e cuidar melhor da sua pele como um todo (inclusive daquela parte onde você adorou tatuar)?

Faça nosso curso online de cosméticos naturais e veganos. Você assiste em casa, produz seus próprios cosméticos e aprende a cuidar melhor do maior órgão do seu corpo.


Recomendados
Estética

Interromper menstruação vale a pena?

Livrar-se de cólicas da menstruação e da TPM é ...

Estética

Envelhecimento cutâneo: dicas para manter a pele jovem

Investir em mudanças de hábitos pode retardar o...

Depilação

Depilação: riscos e cuidados com a pele

Apesar dos preços cada vez mais acessíveis, téc...

Estética

Padrão de beleza: valorize a sua beleza natural

Ativistas debatem o consumo baseado no padrão d...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *