fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Hidratação

Estética

Como escolher cosméticos para pele

Saiba o que deve levar em conta antes de utilizar cosméticos para hidratar áreas como rosto, mãos e pés
botao-navegacao-post
Da redação
24/02/14

A farmacêutica Samanta Karina Alves explica como escolher os cosméticos adequados para a pele. De acordo com a especialista, a primeira atenção a ser tomada é saber exatamente onde usar o produto e com qual finalidade.

Saiba quais são os cuidados que devemos ter em relação às químicas presentes em cremes, shampoos e sabonetes. Confira tudo na entrevista abaixo:

“Basicamente, a nossa pele é formada por três camadas. Quando escolhe um hidratante é importante que escolha um facial para a face, corporal use no corpo e os hidratantes para as mãos e para os pés use nesses lugares também. Porque além de tudo, a constituição da pele em cada região é diferente”, declara Alves.

Cosméticos e padrão de beleza

Quanto aos cuidados estéticos, é importante considerar a saúde e a condição natural sempre acima dos padrões de beleza ditados pela mídia. Existem inúmeros cosméticos disponíveis para essa finalidade, por exemplo, as técnicas de rejuvenescimento.

É possível se beneficiar de toda essa evolução científica, porém sempre com bom senso e aceitação do processo natural de envelhecimento do corpo físico.

Cosméticos e envelhecimento da pele

O corpo é nossa casa e se existe a oportunidade de se utilizar produtos e meios para mantê-lo em boas condições, vale a pena fazê-lo.

Após os 35 anos de idade, tem início um processo de diminuição da síntese e aumento da taxa de degradação do colágeno da pele.

Nessa fase, é importante iniciar o uso de cosméticos com substâncias tópicas ou de uso oral para induzir a formação de colágeno pelos fibroblastos, células que têm essa finalidade e estão localizadas na derme. Esse cuidado mantém a pele jovial por mais tempo.

como escolher cosméticos

Nem sempre são os cosméticos

Além de usar cosméticos adequados, a mesma atenção deve ser dada aos chamados fatores extrínsecos, que contribuem muito para o envelhecimento epitelial.

Os principais são a radiação ultravioleta, o tabagismo e a alimentação desequilibrada.

Utilizar rotineiramente um protetor solar que se adapte às características pessoais é importante, pois a quantidade diária de radiação a que somos expostos tem efeitos cumulativos.

A proteção diária é fundamental para a saúde, especialmente para pessoas com pele e olhos claros.

Tratamentos cosméticos

Além dos cosméticos e protetores solares, tratamentos rejuvenescedores realizados em consultório, como peelings, lasers, botox e preenchimentos são muito úteis para reverter ou prevenir alguns sinais de envelhecimento.

Deve-se, contudo, atentar-se para a origem dos produtos utilizados e o registro médico de quem executa o serviço.

A dermatologia integrativa se alicerça nas premissas e técnicas de terapias integrativas reconhecidas na comunidade médica. Com bom senso, pode-se usufruir dos avanços nessa área com segurança.

Curso de cosméticos naturais

Mas o que fazer caso você não queria utilizar cosméticos industrializados ou outros tratamentos estéticos? Neste caso, existe uma solução: investir em cosméticos naturais que você mesmo possa fazer em casa.

Quer saber como isso é possível? Conheça o curso online de cosméticos naturais e veganos: produtos para a pele aqui do Namu. Você se inscreve hoje e pode fazer as aulas onde e quando quiser.


Recomendados
Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...

Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...