fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Pele » Gerais » Outros Tratamentos

Gerais

5 dicas de esfoliação para rosto masculino

A esfoliação para rosto masculino está cada vez mais popular. Os cuidados faciais conquistaram o público masculino pelos inúmeros benefícios que trazem.  Seja para quem procura uma barba bem cuidada ou uma pele sem acne e mais uniforme, a esfoliação para rosto masculino é sem dúvida um procedimento que deve estar em qualquer rotina de […]
Equipe Namu
14/03/21
A esfoliação para rosto masculino está cada vez mais popular. Os cuidados faciais conquistaram o público masculino pelos inúmeros benefícios que trazem.  Seja para quem procura uma barba bem cuidada ou uma pele sem acne e mais uniforme, a esfoliação para rosto masculino é sem dúvida um procedimento que deve estar em qualquer rotina de cuidados. Aprenda a fazer no artigo a seguir.  

O que é esfoliação? Quais são os benefícios para a pele masculina?

  A princípio, a esfoliação é um tipo de limpeza mais profunda da pele. Ela ajuda na renovação celular, eliminando as células epiteliais mortas com a ajuda de produtos específicos que contenham ácidos ou grânulos. Eles promovem uma descamação de leve a moderada na pele, que ao se recuperar, se torna mais final, saudável e uniforme.  A bem da verdade, a esfoliação complementa o trabalho do sabonete, que por si só não é capaz de remover toda a sujeira acumulada na pele. E ao contrário do que se imagina, esse tratamento estético não é destinado apenas às mulheres! Absolutamente! A esfoliação para rosto masculino é uma grande aliada de uma barba bem cuidada e sem foliculite. Quem tem pele sensível, por exemplo, sabe o quanto o ato de se barbear pode se tornar um verdadeiro ciclo de irritações e alergias, que acarretam em pelos encravados e foliculite. Por outro lado, esfoliar o rosto regularmente pode tornar esse processo menos traumático. Aliás, esse processo também oferece vários benefícios:
  • Facilita a absorção de cremes hidratantes;
  • Reduz significativamente cravos e espinhas;
  • Diminui a oleosidade do rosto;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Deixa a pele mais firme;
  • Retarda o processo de envelhecimento da pele;
  • Clareia manchas e suaviza cicatrizes.
 

Quais são os tipos de esfoliação para rosto masculino?

  A esfoliação para rosto masculino pode ser feita através de dois processos distintos. Ambos produzem resultados maravilhosos, mas a escolha entre um ou outro tipo depende do tipo de pele da pessoa. Entenda a seguir.  

Esfoliação física

  Os esfoliantes físicos podem ser encontrados na forma de gel ou creme e possuem grânulos em sua composição. Essas pequenas partículas, quando pressionadas sob a pele provocam uma abrasão leve, descamando a pele por atrito.  A grande vantagem desse tipo de esfoliação para rosto masculino é o baixo custo, já que esses produtos podem ser facilmente encontrados em farmácias e em lojas de produtos naturais. O tratamento é recomendado para peles com lesões de leve a moderadas.  

Esfoliação química

  Já a esfoliação química é aquela que remove as células mortas com a ajuda de ácidos, como o salicílico, o glicólico e o ácido lático. A depender do estado da pele, o tratamento pode ser feito em casa ou em clínicas de estética.  Eles possuem um custo mais elevado e exigem um maior cuidado no uso, pois em altas concentrações podem provocar irritação, ardência e alergias. Por isso, devem ser prescritos por profissionais especializados, como os dermatologistas, por exemplo.  

5 dicas de esfoliação para rosto masculino

 

1. Escolha um sabonete facial adequado para seu tipo de pele

  De fato, sabonetes comuns não removem a sujeira profunda da pele. Mas, um bom sabonete abre o caminho para uma boa esfoliação para rosto masculino.  Portanto, uma pele mais fina, lisinha e uniforme começa na escolha de um bom sabonete. Este, por sua vez, deve ser de acordo com o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa) e de preferência ser composto por ingredientes naturais. Conheça os benefícios dos sabonetes artesanais.  

2. Uma boa esfoliação para rosto masculino requer técnica, e não força 

  Logo depois de ter lavado a pele com um sabonete de qualidade, ainda com o rosto úmido, aplique o esfoliante sobre a pele com cuidado. Na sequência, faça movimentos circulares e suaves pelo rosto, para não machucar a pele. Ao contrário do que se imagina, uma boa esfoliação exige técnica e não força física. É o atrito dos grânulos sobre a pele ou a ação química do produto que vai remover as células mortas e não a força com que se passa o esfoliante. Em seguida, lave bem o rosto para retirar o produto completamente, secando-o após. Aplique um tônico ou loção com ação calmante e cicatrizante. Caso sofra com espinhas, aplique uma loção adstringente para auxiliar no controle da oleosidade da pele. Dê preferência às versões sem álcool.  

3. Não esqueça de hidratar a pele 

  E para ajudar na recuperação da pele, não se esqueça de usar um bom hidratante depois do processo de esfoliação. Nesse caso, você deve usar um produto adequado ao seu tipo de pele. Peles secas, por exemplo, podem usar hidratantes em creme, enquanto peles mistas e oleosas devem optar por géis e séruns. Em nossa enciclopédia você aprende mais sobre hidratação facial.  

4. Use protetor solar

  Após a esfoliação para rosto masculino é normal que a pele fique mais sensível. Por isso, use um bom protetor solar, principalmente se o tratamento tiver sido feito de dia. A exposição ao sol logo após um processo de esfoliação pode provocar irritações e manchas na pele.  

5. Beba muita água

  Essa certamente é a dica de beleza mais simples e eficaz, cujos benefícios são sentidos na pele e no metabolismo em geral. A água repõe nutrientes das células, hidrata e tonifica a pele, retardando o aparecimento de linhas de expressão e rugas. Gostou dessas dicas de esfoliação para rosto masculino? Então vai adorar saber que você pode aprender a preparar os seus próprios cosméticos naturais para cuidar da sua rotina de beleza sem agredir a pele e o meio ambiente! Conheça o curso online de Cosméticos naturais e veganos - produtos para a pele do Namu e tenha uma pele mais bonita e nutrida com o menor impacto ambiental. Confira!  

 


Recomendados
Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...

Gerais

Produtos naturais para cuidar da barba

Provavelmente você já deve ter escutado por aí ...