fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Pele » Gerais »

Gerais

Como os cosméticos naturais podem contribuir com a sua saúde?

Quem conhece o ditado “você é o que você come”? Partindo dessa ideia, você também é aquilo que usa para cuidar do seu corpo, desde os cremes até os shampoos. Felizmente, os cosméticos naturais estão cada vez mais em alta e ajudam a cuidar de si com mais atenção.   Atualmente, já é possível encontrar […]
Equipe Namu
25/02/21
Quem conhece o ditado "você é o que você come"? Partindo dessa ideia, você também é aquilo que usa para cuidar do seu corpo, desde os cremes até os shampoos. Felizmente, os cosméticos naturais estão cada vez mais em alta e ajudam a cuidar de si com mais atenção.   Atualmente, já é possível encontrar uma variedade ampla de cosméticos naturais de forma acessível, incluindo produtos para pele, cabelo e itens de maquiagem. Mais do que isso, você também pode aprender online como fazer os seus cosméticos, por exemplo. Quer saber mais sobre o tema? Confira neste artigo!

O que são os cosméticos naturais?

Os cosméticos são classificados oficialmente como naturais quando possuem pelo menos 95% de matéria-prima de origem natural e 5% de ingredientes orgânicos. Além disso, eles não apresentam substâncias tóxicas e aditivos químicos em sua composição.   Em relação ao ciclo de produção, o produto geralmente é feito de forma sustentável, priorizando técnicas sem efeitos nocivos para o meio ambiente. Portanto, há uma preocupação com todo o ecossistema quando se usa algum cosmético natural.

Cosméticos tradicionais x cosméticos naturais

Embora muitas pessoas confundam os tipos de cosméticos, é importante entender que não são todos iguais. A principal diferença dos cosméticos naturais para os produtos tradicionais é a ausência de componentes sintéticos.   Nos produtos convencionais que você compra facilmente em farmácias e mercados, são utilizados ingredientes como conservantes, corantes sintéticos e substâncias derivadas do petróleo. Além da ação negativa para o meio-ambiente, eles também são extremamente perigosos para a saúde.    Muitas substâncias sintéticas apresentam elevada toxicidade, causando reações alérgicas e aumentando o risco para o desenvolvimento de tumores. Por isso, em primeiro lugar, preocupar-se com o que você usa em seu corpo também é cuidar da saúde!

Benefícios dos cosméticos naturais para a saúde

Você já entendeu que os cosméticos naturais não agridem o meio ambiente, mas o que mais se pode falar sobre os benefícios? Separamos alguns ligados diretamente à saúde para você entender melhor o impacto positivo dessa mudança em sua vida:  
  • Mais potentes, pois não há perda de propriedades dos ingredientes;
  • Não causam alergias;
  • Podem ser usados para todos os tipos de pele;
  • Reduzem inflamações recorrentes;
  • São multifuncionais;
  • Não são testados em animais;
  • Podem ser usados por bebês, crianças, idosos e gestantes.
  Sem dúvida, o fato de reduzirem consideravelmente os riscos de irritação, vermelhidão, alergias e outros problemas de pele é o maior destaque. Isso é benéfico especialmente para pessoas de pele sensível ou muito seca.   Agora, vamos falar sobre a riqueza nutricional dos ingredientes com origem na natureza. Além de protegerem e cuidarem da pele, esses nutrientes também promovem a beleza dela. Assim, ajudam a combater a queda de cabelo e aumentam a hidratação e brilho da pele.   Ainda sobre os ingredientes, lembre-se de que componentes químicos são sempre um risco para os órgãos e tecidos do corpo. Contudo, esses efeitos surgem somente a longo prazo, por isso você normalmente não associa eles aos danos de cosméticos industrializados.   Por outro lado, os cosméticos naturais, como sabonetes, xampus e hidratantes, não agridem a pele a longo prazo. Ao contrário disso, as suas propriedades podem ajudar a combater o envelhecimento precoce e falta de brilho.

Confiança e segurança

Mais do que cuidar bem da saúde, os cosméticos naturais ajudam você a ter mais confiança e segurança nos produtos que utiliza. Afinal de contas, a matéria-prima está na natureza e já é inclusive utilizada por muitas pessoas de outras formas.   Um dos destaques dos cosméticos naturais são os óleos vegetais, por exemplo. Eles são extraídos das plantas e absorvidos facilmente pelo organismo, protegendo a pele e promovendo uma aparência renovada.   Os óleos vegetais são ricos em nutrientes, como vitaminas, ácidos graxos essenciais, fitoesteróis e ômegas. E o melhor: você pode confiar no que está usando.

Benéficos para os bebês

A composição dos cosméticos naturais é especialmente vantajosa para peles sensíveis, como a dos bebês e crianças. Um sabonete de glicerina artesanal, por exemplo,  possui de fato propriedades umectantes e por isso, hidrata a pele e a deixa muito mais macia do que os sabonetes industrializados.   Mas é claro que esse é apenas um exemplo, pois no universo dos cosméticos naturais existem vários outros produtos pensados diretamente para o público infantil, como xampus, condicionadores e até mesmo pomadas.

Onde aprender a produzir os seus próprios cosméticos naturais?

Dar o primeiro passo no uso de cosméticos naturais não é uma tarefa difícil. No entanto, é importante saber reconhecer esses produtos e escolher as alternativas mais adequadas.    Nesse sentido, você precisa aprender a ler os rótulos dos produtos com muita atenção. A composição dos cosméticos naturais deve conter elementos como extratos e óleos vegetais ou essenciais, manteigas vegetais, minerais, corantes e pigmentos naturais.    Uma forma segura de cuidar da pele com cosméticos naturais de verdade é aprender a produzi-los em sua própria casa. Por meio de aulas online, você tem acesso a receitas exclusivas, elaboradas, testadas e aprovadas por profissionais especializados.   E mesmo que a internet ofereça um mundo de opções de receitas, não se engane, pois muitas delas não são seguras. Somente com a orientação de quem realmente entende do assunto, você será capaz de fabricar xampus, condicionadores, hidratantes corporais, sabonetes artesanais entre muitos outros produtos capazes de cuidar da saúde da sua pele de verdade.   Além disso, você ainda vai poder usar os conhecimentos adquiridos em aula para ter renda extra com os cosméticos. Para isso, no entanto, será preciso se adequar às exigências da Anvisa para comercializá-los legalmente. Contudo, já pode ir garantindo um aprendizado de excelência e descobrindo desde então como funciona esse mercado tão promissor. Gostou? Então faça hoje mesmo a sua inscrição no curso online de Cosméticos naturais e veganos do Namu.

Recomendados
Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...

Gerais

Produtos naturais para cuidar da barba

Provavelmente você já deve ter escutado por aí ...