fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Gerais

Estética

O que aprenderei num curso de cosméticos naturais?

Você já pensou em aprimorar as suas habilidades e produzir os seus próprios cosméticos naturais? Além de essa ser uma forma mais econômica de cuidar da pele e saúde, é também um compromisso que se assume com o meio ambiente.
Da redação
29/07/20
Quem pensa que é difícil aprender a preparar os seus próprios produtos de beleza e higiene é porque provavelmente nunca encontrou um conteúdo didático pensado principalmente para iniciantes no assunto. Isso faz a diferença, já que os cosméticos naturais envolvem algumas etapas que nem todos conhecem. Quer saber o que você vai aprender num curso de cosméticos naturais? Então confira mais neste artigo. cosméticos-naturais

O que são cosméticos naturais?

Inicialmente, vamos definir o que são esses cosméticos naturais dos quais estamos falando, não é mesmo? Para quem não sabe, eles normalmente são produtos fabricados de forma 100% natural, ou seja, sem aditivos químicos. Contudo, é importante saber também que esses produtos não podem ser testados em animais. Hoje, no Brasil, a legislação permite que 95% da composição do produto seja natural e 5% com alguma matéria-prima sintética autorizada, por exemplo. Então, quando falamos nesse tipo de produto incluímos os óleos vegetais, minerais e corantes naturais, entre outros.

Por que aprender a fazer cosméticos naturais?

Você ainda não se convenceu o bastante para aprender a produzir os seus cosméticos naturais? Conforme citado no início, eles auxiliam principalmente na economia, afinal, são produtos caros devido ao custo alto de fabricação das empresas. Quando você aprende a fazer em casa consegue diminuir os custos pois descobre como encontrar matéria-prima mais simples, por exemplo. Além disso, para muitas pessoas isso se torna uma verdadeira terapia de conexão consigo e com os elementos da natureza. É claro que você também diminuirá o impacto ambiental do seu consumo desta forma. Além de optar por produtos que não agridem os animais, diminuirá o consumo de produtos de multinacionais que não estão comprometidas com o meio ambiente. E não podemos deixar de citar os poderes desses cosméticos, é claro! Ao contrário de muitas substâncias sintéticas, eles não agridem a pele e possuem ativos naturais poderosos. No Brasil, especialmente, há matéria-prima rica por todo país. Para quem sofre com alergias na pele, essa é uma opção muito mais saudável. Combinado a outros hábitos, como alimentação regulada, isso melhora a qualidade da pele de forma geral.

O que aprenderei num curso de cosméticos naturais?

Uma das opções para cursos de cosméticos naturais são aulas online. Além de você administrar o seu próprio tempo para o aprendizado, isso também diminui o custo. E vale citar que esse tipo de curso presencial ainda não é tão frequente no Brasil. Portanto, confira a seguir sobre o que você pode aprender nesse tipo de aula.

Autonomia para produzir os próprios cosméticos

Por que sempre sair para comprar cosméticos, se você pode fazer isso em casa? O que poucas pessoas sabem é que normalmente eles duram mais do que cosméticos normais. Assim, além de economizar, você tem mais controle dos seus cosméticos. Dessa maneira, não dependerá mais de marcas, reposições ou valores muito altos.

Usar os nutrientes dos ingredientes a favor da sua pele

Como os ingredientes desses cosméticos são realmente naturais, a riqueza de nutrientes deles é muito maior do que aqueles produzidos em laboratório. Portanto, você aprenderá a usar todo o potencial de cada ativo, pois a matéria-prima não passará por nenhum processo agressivo e industrial.

Com um curso online você também aprenderá novas receitas

Uma das principais dificuldades de quem deseja aprender a produzir cosméticos naturais é ter receitas para seguir. A vantagem de um curso é justamente aprender a partir de receitas que ensinam passo a passo da produção. Além de ideias já prontas para cosméticos como desodorantes, hidratantes, pasta de dente, entre outros, você entende como funciona o básico da produção. Assim, poderá colocar a criatividade em prática para criar também as suas receitas e experimentar um pouco de tudo.

Além disso, compreenderá as diferenças entre os processos de produção

Para entender como produzir o seu cosmético natural, você precisa entender também a diferença desse processo. Um curso completo deve se preocupar em explicar isso para os alunos e esclarecer o que pode ou não ser feito nesse caso. Isso aumenta o seu conhecimento em geral sobre o tema e também a consciência ambiental.

Conhecerá os inimigos da pele

É importante saber também quais são os inimigos da sua pele, por isso o curso também deve tocar nesse tema. Ao aprender mais sobre isso você fica mais consciente sobre as suas escolhas ao cuidar da saúde e sabe o que deve evitar. Afinal, não adianta investir em cosméticos naturais, mas não conhecer o quanto os ingredientes sintéticos são prejudiciais.

E aprenderá a não cair em “armadilhas”

Você sabia que há muitas empresas que vendem cosméticos como naturais, mas escondem os seus reais processos de produção? Isso é o que chamamos de “armadilhas”, onde você pensa que está consumindo de forma consciente, mas está sendo enganado. Então, faça questão de um curso que inclua esse tópico no seu plano de aulas!

Por fim, ainda terá noção mercadológica

Você vai produzir para si, mas também é importante conhecer mais sobre o mercado de cosméticos naturais. Essa é a vantagem de procurar um curso com profissionais da área ao invés de somente aprender sozinho. Aliás, isso pode motivar você a investir em uma nova carreira. Caso não saiba, hoje em dia há muitas pessoas investindo na produção artesanal desse tipo de produto e faturando uma renda extra.

Aprenda a produzir seus próprios cosméticos naturais com aulas online

Você conferiu acima como um curso de cosméticos naturais precisa ter realmente qualidade para valer a pena, não é verdade? Então, procure sempre analisar o plano de aulas, o currículo dos professores e a carga horária. Esse tema está cada vez mais em alta, mas investir em qualidade é uma certeza de que aprenderá de verdade! Aproveite para ler mais sobre o tema e como cuidar do seu bem-estar e saúde!

Recomendados
Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...

Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...