fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Gerais

Estética

Padrão de beleza natural: o bonito de ser saudável

Inspirado no movimento Slow Food, empresária promove produtos orgânicos e cuidados mais conscientes para provar que o melhor padrão de beleza é ser naturalmente você
Da redação
27/09/19

Nos dias atuais, é difícil encontrar pessoas capazes de criticar os tipos de padrão de beleza impostos pela mídia, principalmente no mundo do show business.

Buscar novos valores em um campo dominado pela publicidade é muito difícil, principalmente se essa procura também enfrenta questões como autoestima e beleza.

Um dos caminhos naturais para a beleza é possibilitar que cada indivíduo seja capaz de descobrir como usar os novos padrões estéticos a seu favor.

O esforço de compreender a necessidade desta pauta sobre o padrão de beleza saudável é organizado pela carioca Renata Esteves, criadora do site Beleza Orgânica.

O NAMU entrevistou Renata para saber mais detalhes sobre esse movimento que une padrão de beleza e preocupação com o meio ambiente. Confira sua opinião sobre ditadura da beleza, os padrões de beleza existentes e como investir em cosméticos naturais e saudáveis. 

Padrão de beleza e Slow Beauty

Namu: como você define o conceito do padrão de beleza natural Slow Beauty?

Renata Esteves: Ele foi inspirado no movimento Slow Food, e é uma resposta à sociedade contemporânea. Uma proposta de fazer um consumo consciente, entender os ingredientes nas fórmulas dos produtos, buscar alternativas mais puras, naturais e ecologicamente corretas.

o que é padrão de beleza?

A qualidade e desempenho são importantes, assim como a compreensão de toda a cadeia de produção:

  • a extração sustentável das matérias-primas,
  • preços justos para todas as partes envolvidas,
  • dar preferência para produtos locais que se deslocaram menos, produzindo menos emissão de carbono,
  • a produção de cosméticos livres da crueldade dos testes em animais.

Slow Beauty é um retorno às origens, aos ingredientes locais que os nossos antepassados usavam, aliados à tecnologia para atender às demandas do consumidor moderno, mas com um maior valor agregado.

E este raciocínio não se aplica apenas a produtos, mas a todos os tipos de tratamentos estéticos.

"Vivemos numa sociedade em que se busca a gratificação instantânea, e resultados imediatos", diz Esteves

Padrões de beleza e ditadura da beleza

Qual sua opinião sobre a ditadura da beleza vivida pela sociedade atual? Há como diminuir essa escravização do padrão de beleza?

É muito difícil lutar contra a influência que as imagens de lindas modelos na mídia têm na sociedade e na autoestima das mulheres, desde a adolescência.

É sutil, mas inconscientemente passam uma mensagem subliminar de um padrão de beleza irreal e inatingível, turbinado por um alto nível de alterações feitas nas imagens por profissionais usando Photoshop.

Claro que as modelos tendem a ser mais bonitas que as mulheres comuns, mas elas não são assim na vida real.

Acho que esta é uma das principais razões pelas quais as mulheres se sentem insatisfeitas com a sua aparência, e acabam fazendo qualquer coisa para emagrecer e rejuvenescer, a qualquer custo.

Então têm sempre a dieta da moda, detox, botox e outros tratamentos estéticos invasivos. As "escovas" que alisam os cabelos e os cremes que prometem ser milagrosos contra o antienvelhecimento.

Vivemos numa sociedade em que se busca a gratificação instantânea, e resultados imediatos. E na realidade não há milagre, a fonte da juventude é uma utopia.

Como vocês pretendem levar a mensagem de que beleza é algo construído de dentro para fora?

Trazendo uma reflexão de que é melhor desapegar de um ideal de beleza. Passar a pensar em longevidade e qualidade de vida, investindo em uma alimentação saudável, uma reeducação alimentar, cuidados de beleza usando produtos e tratamentos mais naturais e não invasivos.

Também vamos ressaltar a importância dos exercícios físicos, do relaxamento e da meditação, ou seja, um estilo de vida integral e harmônico.

Não há nada mais bonito que um sorriso com olhos brilhantes numa pele saudável, de alguém que se sente bem no próprio corpo.

Padrão de beleza e cosméticos naturais

O mercado de cosméticos orgânicos está crescendo? Como é a aceitação dos produtos pelos consumidores?

O mercado de produtos orgânicos está crescendo como um todo, e o de cosméticos orgânicos também, porém mais devagar. Acredito que isto acontece porque há muita desinformação.

Muitas vezes as pessoas não sabem que existem cosméticos orgânicos ou compram "gato por lebre".

Como não há legislação para regular este tipo de produto no Brasil, há muitas empresas que alegam ser naturais e orgânicas quando não são. É preciso entender a diferença entre um produto convencional e um orgânico.

Em resumo, os orgânicos possuem uma concentração de ativos naturais maior, de 70 a 95% da fórmula. Também não contêm derivados de petróleo, parabenos, sulfatos, corantes, fragrâncias artificiais e milhares de outras substâncias potencialmente tóxicas.

A maioria dos produtos dos quais falamos leva o aval de empresas certificadoras como a Ecocert e o IBD no Brasil. Além disso, eles não são testados em animais, ao contrário dos convencionais.

Quando se expõe o consumidor a esse tipo de produto, a aceitação é excelente. O toque e o aroma são muito agradáveis e eles são mais bem absorvidos pela pele, pois há mais compatibilidade das células com substâncias naturais do que sintéticas.

Em razão disso, a performance desses produtos é excelente. As pessoas se surpreendem e muitas se tornam consumidoras cativas, ou pelo menos incorporam alguns produtos na sua rotina.

Curso de cosméticos naturais

Agora que você sabe melhor os benefícios de um padrão de beleza mais natural, que tal colocar isso em prática com receitas incríveis de cosméticos naturais.

Confira agora mesmo nosso curso online de cosméticos naturais e veganos: produtos para a pele. Você aprende receitas incríveis de sabonetes, shampoos e outros produtos sem origem animal. Ainda fica com a pele mais saudável e contribui com o meio ambiente. 


Recomendados
Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...

Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...