fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Gerais

Estética

Sabonete artesanal: por que fazer o seu?

Entenda por que a aromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais Sachimi aprendeu a fazer sabonete artesanal. Saiba também como ela faz sua saboaria.
Da redação
22/09/19

Sem tempo para ler o artigo "Sabonete artesanal: por que fazer o seu?"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

 

Fazer sabonete artesanal não é um desejo que temos todos os dias. Quando foi a última vez que você considerou essa possibilidade? Talvez só agora, certo?

Entretanto, a verdade é que deveríamos pensar muito mais nessa opção de tratamento para a pele. O mercado de sabonetes artesanais, bem como o de cosméticos naturais, não para de crescer por conta dos perigos dos cosméticos industriais convencionais.

Nesta entrevista, você vai conhecer a experiência de Sachimi Garcia em busca de uma saboaria artesanal, qual o material para fazer sabonete artesanal que mais utiliza, entre muitas outras informações relevantes para quem deseja se iniciar nessa prática. Confira.  

Sabonete artesanal x sabonete industrial

A aromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais, Sachimi Garcia dos Santos, começou a sua produção de sabonete artesanal ao questionar o modo de produção dos sabonetes industriais. 

benefícios do sabonete artesanal

Além disso, nessa entrevista, ela alerta sobre os efeitos que eles podem causar à saúde. 

"Eu tive uma alergia muito forte e resolvi cuidar mais de mim! Comecei estudando gastronomia e depois fui para os cosméticos. Quando iniciei a produção com os meus sabonetes naturais percebi que os industrializados continham muitos ingredientes químicos como o lauril sulfato de sódio (detergente) - que é prejudicial para a pele, pois resseca e ‘varre’ toda a gordura da cútis, sendo que 'esta gordura' nos protege de fatores externos", explica.

Cuidados com cosméticos industriais

Ainda que você não invista na opção de fazer seu próprio sabonete artesanal - talvez por falta de tempo ou medo de errar a receita - vale a pena conhecer os cuidados necessários na hora de escolher cosméticos feitos industrialmente, de shampoos a sabonetes. 

Nesse sentido, A farmacêutica Samanta Karina Alves explica como escolher cosméticos adequados para a pele. De acordo com a especialista, a primeira atenção que se deve tomar é saber exatamente onde se quer usar o produto e com qual finalidade.

“Basicamente, a nossa pele é formada por três camadas. Quando escolhe um hidratante é importante que escolha um facial para a face, corporal use no corpo e os hidratantes para as mãos e para os pés use nesses lugares também. Porque além de tudo, a constituição da pele em cada região é diferente”, declara Alves.

Saiba quais são os cuidados que devemos ter em relação às químicas presentes em cremes, shampoos e sabonetes nesta palestra especial: 

Curso de cosméticos naturais

Agora que você sabe mais sobre sabonete artesanal e natural, que tal aprofundar ainda mais seus conhecimentos e cuidar o melhor possível de sua pele? 

Você pode começar hoje mesmo o nosso curso online de cosméticos naturais e veganos. Muito mais do que sabonetes naturais, você aprenderá a ler rótulos de produtos industrializados, cuidados com receitas na internet e, finalmente, a fazer produtos como desodorante, cremes hidratantes, óleo multifuncional, esfoliante, demaquilante, dentre outros. Confira! 


Recomendados
Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...

Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...