fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Toxicidade » Gerais

Gerais

Cosméticos tóxicos: conheça os perigos

Falta de regulamentação permite que empresas comercializem cosméticos tóxicos com produtos químicos que ainda não foram estudados e testados
Da redação
27/09/19

Você sabia que existem cosméticos tóxicos ao organismo, com ingredientes que não foram testados ou são comprovadamente perigosos para o corpo humano? Pois é, pouca gente entende.

É bem comum que as pessoas simplesmente não desconfiem dos produtos industrializados que utilizam no dia a dia. “Se está à venda na gôndola, não deve ter problema”, pensam alguns.

Porém, um olhar mais cuidadoso pode apontar o quanto as prateleiras são, em alguns casos, verdadeiras arapucas.

Nesse sentido, por conta da quantidade de substâncias químicas utilizadas na fabricação desses produtos, há uma grande possibilidade de existirem cosméticos tóxicos à venda. 

Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre os ingredientes perigosos em cosméticos e como eles foram parar nas fórmulas do seu dia a dia.

Cosméticos tóxicos: critérios

O problema dos cosméticos tóxicos é agravado pela regulamentação deficiente do setor, que ainda ajuda a fomentar a pouca transparência nos rótulos praticada pelas empresas.

No Brasil, não se sabe ao certo quais são os critérios que determinam o que é natural e o que é orgânico, quais ingredientes os produtos podem ou não conter e como deve ser a rotulagem nos frascos.

Por enquanto, o que há é a certificação, com os selos do Instituto Biodinâmico (IBD) e da francesa Ecocert, mas as duas instituições divergem sobre os critérios de classificação dos produtos.

“A gente pode citar alguns produtos hidratantes que eram utilizados na França contendo o composto radioativo rádio”, afirma o engenheiro químico Décio Livrari.

cosméticos tóxicos para a pele

Entre as décadas de 1920 e 1950, a radioatividade estava na moda e isso trazia uma publicidade positiva para os cosméticos tóxicos com esse tipo de material.

“Alguns anos depois, o processo de decaimento radioativo demonstrou que o rádio era um elemento capaz de provocar alterações mutagênicas no ser humano, capaz de ocasionar câncer”, completa.

Cosméticos tóxicos e metais pesados

Alguns dos elementos ainda encontrados em cosméticos tóxicos são os metais pesados.

O chumbo em cosméticos, por exemplo, é um conhecido carcinógeno encontrado em batons e tinturas de cabelo, mas que raramente é encontrado na lista de ingredientes.

O mercúrio, que está presente em máscaras e alguns colírios, é um alérgeno que pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro.

Entretanto, o uso de elementos químicos e ingredientes perigosos não se restringe aos cosméticos. Na entrevista abaixo, o engenheiro químico Décio Livrari fala sobre o uso de rádio (origem do termo “radioatividade”) em alimentos. 

Parabenos em cosméticos tóxicos

Outro perigo dos cosméticos tóxicos são os parabenos, substâncias utilizadas como conservantes que estão presentes em uma infinidade de itens que usamos no dia a dia, como por exemplo:

  • shampoos,
  • lenços umedecidos,
  • cremes,
  • maquiagens,
  • hidratantes,
  • desodorantes.

“Essa substância altera o metabolismo de glândulas e hormônios”, explica Ana Paula Takeuchi, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os parabenos em cosméticos tóxicos estão associados a uma maior incidência de câncer, desregulação endócrina e toxicidade reprodutiva.

Não à toa, muitas pessoas estão investindo cada vez mais na criação de seu próprios cosméticos naturais.

Entretanto, para aqueles que continuam utilizando industrializados, a recomendação dos especialistas é ler atentamente à lista de ingredientes para evitar químicos que são notadamente perigosos, mesmo que continuem sendo amplamente utilizados.

Curso de cosméticos naturais

Infelizmente, os cosméticos tóxicos e com ingredientes perigosos continuam sendo vendidos por aí. Além de ficar atento ao rótulo, você pode fazer muito mais para não ficar refém deles e prejudicar a sua saúde.

Confira agora mesmo nosso curso online de cosméticos naturais e veganos para a pele: assim você aprende a fazer cosméticos saudáveis com segurança e praticidade, podendo praticar onde e quando quiser.


Recomendados
Gerais

5 benefícios de produzir os seus próprios cosméticos naturais

Os cosméticos naturais estão em alta no mercado...

Gerais

Seu batom pode ter chumbo, você sabia?

Metais pesados usados para fixar corantes em ba...