fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Mãos e Pés » Gerais

Gerais

Esmaltes com substâncias cancerígenas

Alguns rótulos omitem a presença de formol, tolueno e dibutilftalato, usados para endurecer, dar cor e brilho nos esmaltes
Da redação
13/03/20

Os esmaltes ganham cada vez mais espaço nas prateleiras de perfumarias e farmácias. Difícil é resistir a tantas novidades de cores, brilhos e texturas. Porém, você conhece cada substância que compõe o produto? Não? Então confira o artigo a seguir!

Esmaltes podem causar câncer?

Na hora de renovar o estoque de esmaltes, é preciso ficar atento à presença de alguns componentes tóxicos nesses cosméticos. Isso porque algumas substâncias encontradas na composição desses produtos estão relacionadas ao surgimento de tumores e alergias graves.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE) analisou 12 tipos de esmaltes das 3 marcas mais comercializadas no Brasil (Impala, Colorama e Risqué). Os resultados foram alarmantes. Entre os produtos analisados, sete deles continham substâncias prejudiciais à saúde.

esmaltes para unha

Entre as marcas mal avaliadas estavam a Risqué e a Impala. Inclusive, os da Impala (contando com os alergênicos) continham dibutilftalato, um agente cancerígeno proibido na Europa.

Veja quais são essas substâncias e os riscos que elas trazem:

  • Dibutilftalato (DBP): utilizado na composição de plásticos, em alta concentração pode afetar o funcionamento dos rins e fígado. Esse produto também é pouco solúvel em água, o que o tona extremamente prejudicial à fauna e à flora aquática;
  • Furfural: nocivo em contato com a pele e na inalação, além de ser possivelmente associado ao câncer;
  • Formol: é proibido no Brasil por ser reconhecidamente associado ao surgimento de tumores;
  • Nitroluene: solvente usado para fixar o pigmento no produto e dar-lhe uma textura mais cremosa;

Em 2012, duas fábricas brasileiras de esmaltes foram processadas pelo Ministério Público Federal, a Impala e a Risqué. O acordo firmado entre as empresas e o órgão foi que ambas se comprometeriam a eliminar, ou diminuir ao máximo, essas substâncias presentes na fórmula que são prejudiciais à saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, não proíbe a presença dos compostos químicos no cosmético. Porém, em decreto reduziu a concentração permitida do tolueno, responsável por 95% dos casos de alergia a esses produtos.

Entenda os perigos

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, “animais expostos a esse composto apresentaram atraso no desenvolvimento do feto, anomalias no esqueleto, perda de peso e neurotoxicidade no desenvolvimento”.

As contaminações por componentes como o tolueno podem ocorrer por inalação e contato por meio da cutícula.

A alergia pode provocar lesões na pele do rosto, inchaço, coceira e vermelhidão na região dos olhos. Além disso, pode enfraquecer as unhas e deixá-las quebradiças. Já quando inalado, provoca irritação nos olhos, nariz e garganta. Também pode causar náusea, tontura e até perda de consciência.

Pessoas que são alérgicas podem encontrar em lojas de cosméticos algumas marcas que possuem uma linha hipoalérgica, ou seja, que não contém esses componentes.

Esmaltes que não contêm substâncias cancerígenas

Uma matéria publicada na Vogue, do portal globo.com, listou as marcas isentas do trio tóxico, ou seja, formol, tolueno e DBP (Dibutilftalato). Confira a seguir as marcas nacionais que segundo o site prometem não fazer mal à saúde dos consumidores:

  • Two One One Two (Esmaltes veganos – 3 free);
  • Éclat Alergoshop (hipoalergênicos – 7 free);
  • Granado (hipoalergênicos – 3 free);
  • Surya Brasil (Esmaltes veganos – 7 free);
  • Avon Pro+ (hipoalergênicos – 4 free).
 

Mas o que significam os “frees” nos rótulos dos esmaltes?

Para tornar a relação consumidor/indústria cosmética mais transparente, algumas marcas passaram a informar em seus rótulos a quantidade de substâncias tóxicas não presentes na composição dos seus esmaltes. É exatamente isso o que significam os termos 3, 4 ou 7 free. Veja a seguir:

  • 3 free: livres de formol, toluenol e DBP (dibutilftalato);
  • 4 free: livres de formol, toluenol, dibutilftalato e resina do formaldeído (formaldehyde resin);
  • 7 free: esmaltes com essa classificação (7 free) são isentos de DBP (dibutilftalato), toluenol, formol, formaldehyde resin (resina de formaldeído), petrolato, cânfora, e outras substâncias tóxicas. Considerados hipoalergênicos, são indicados para pessoas alérgicas.

Dicas caseiras de cuidados com as unhas

Conforme mencionamos anteriormente, as substâncias tóxicas encontradas em alguns esmaltes podem causar alergias e tumores. Ainda, na forma mais branda, enfraquecer as unhas e deixa-las amarelas e quebradiças.

Portanto, usar base fortalecedora, manter as mãos sempre hidratadas e esperar uma semana sem esmaltes entre uma cor e outra para que a unha se recupere pode melhorar o seu aspecto. Além disso, evite usar removedores à base de acetona, já que estes danificam as unhas.

Agora, se as suas unhas estiverem amareladas, tome nota de uma receitinha caseira que em poucos minutos irá ajudá-lo(a) a se livrar do problema:

Materiais

  • Um recipiente para colocar as mãos de molho;
  • Água oxigenada de 10 volumes.

Como fazer

  • Primeiramente limpe as unhas, retirando todo o esmalte delas;
  • Esquente um pouco de água de forma que ela fique morna;
  • Misture 2 colheres de sopa da água oxigenada de 10 volumes na água;
  • Deixe as unhas de molho nessa solução por 10 minutos;
  • Em seguida, lave as mãos com sabonete e enxugue bem.

Agora que você já sabe como manter as unhas bonitas e livre de esmaltes com substâncias cancerígenas, que tal começar a cuidar da sua beleza de forma natural? Então conheça os cursos de cuidados pessoais do NAMU e crie seus próprios cosméticos a partir de ingredientes naturais. Dessa forma, você mantém a sua saúde e beleza e como bônus ainda preserva o meio ambiente!


Recomendados
Hidratação

Proteja suas mãos do envelhecimento

Perda de elasticidade da pele das mãos pode ser...

Gerais

Escalda pés: descubra os benefícios para o organismo

O escalda-pés traz inúmeros benefícios tanto pa...