fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Cabelos » Limpeza

Estética

O que é No Poo e como aplicá-lo

Técnica preza a saúde do cabelo através da lavagem capilar sem surfactantes
Da redação
27/02/20

Seus cabelos estão ressecados, quebradiços e com pontas duplas? Você já experimentou tantas coisas e não sabe mais o que fazer? Talvez a resposta esteja no uso de produtos à base de sulfatos e silicones que você tem adotado em sua rotina de cuidado capilar. Por esse motivo, apresentaremos a seguir a técnica de lavagem No Poo e seus benefícios.

No artigo de hoje você aprender o que é No Poo e como iniciar na prática, além de compreender como uma rotina de cuidados capilares individualizada pode mudar a saúde dos seus fios. Acompanhe!

técnica no poo

No poo: você sabe o que significa?

No Poo significa sem xampu. Porém, a técnica pode ser entendida como um método desenvolvido para maximizar os cuidados com os fios capilares de forma mais natural, evitando produtos que possam agredi-los ou ressecá-los.

O foco do No Poo é a diminuição, até a completa abolição de agentes de limpeza presentes em cosméticos industrializados. Entre eles estão os surfactantes (lauril sulfato de sódio e lauril sulfato de amônio) e os derivados de petróleo (silicones, óleos minerais, parafinas etc.).

Pela técnica, o uso de produtos com tais substâncias devem ser evitados. Embora sejam agentes de limpeza encontrados nos xampus, eles agridem os fios causando ressecamento e quebra das fibras capilares. Além disso, a técnica ainda prega o não uso de secadores, chapinha e até mesmo, os pentes.

Inicialmente, o método foi direcionado para cabelos cacheados e crespos, que naturalmente possuem a tendência de serem mais ressecados. Contudo, isso não significa que outros tipos de fios não possam se beneficiar com a técnica, principalmente quem possui cabelos tingidos, quimicamente tratados e secos.

Por que aderir ao No Poo?

O No Poo prega um cuidado mais eficiente com os fios. O método de lavagem proporciona que a hidratação penetre melhor na fibra capilar e se mantenha, nutrindo o fio até a próxima lavagem.

Isso porque o uso de sulfatos pesados limpa excessivamente ressecando os fios. Já os derivados de petróleo (os silicones, óleos minerais, parafinas, vaselinas etc.) se acumulam, criando uma película nos fios, impedindo que a hidratação que você faz penetre nos cabelos.

A técnica também permite que você conheça melhor seu cabelo e se dedique a ele em todo o processo de cuidados. Dessa forma, você passa a fazer escolhas mais conscientes, lendo os rótulos dos produtos, se preocupando com os ingredientes que estão sendo utilizados e como isso afeta a sua saúde.

Como fazer no poo

Condicionadores assim como os xampus possuem agentes limpantes, porém em menor quantidade. Por isso, não costumam ressecar os fios. Inclusive, no método No Poo a higienização é feita através do Co-wash, que significa lavar com condicionador.

Duas etapas são essenciais para a lavagem sem xampu. A primeira é usar apenas o condicionador. Já a segunda consiste em fazer uma massagem capilar, que será a responsável por limpar o couro cabeludo. Acompanhe a seguir o passo a passo:

  • Molhe os cabelos em água morna (mais para fria) e aplique uma quantidade de condicionador suficiente para todo o couro cabeludo;
  • Espalhe o condicionador no couro cabeludo e com as pontas dos dedos massageie toda a sua extensão com movimentos circulares. Tome cuidado com as unhas, para não machucar;
  • Enxague, retirando todo o produto. Se sentir a necessidade, pode reaplicar o condicionador, lembrando de enxaguar bem;
  • Na sequência, aplique uma máscara de tratamento, deixando o tempo indicado no rótulo. Após isso, enxague bem.
  • Seque os fios levemente e de forma suave. Em cabelos cacheados e crespos posicione a tolha sobre uma mecha e aperte levemente, fazendo assim em todo o cabelo, de forma que os cachos sejam mantidos.
  • Ainda com os cabelos úmidos, aplique um creme de pentear e deixe secar naturalmente.

Recomendações

A cada 15 ou 30 dias recomenda-se o uso de algum produto de limpeza mais profunda, como um xampu tradicional ou algum xampu indicado para bebês, cujo agente limpante é mais suave. Dessa forma você faz uma higienização mais completa e retira qualquer acúmulo de oleosidade, o que previne o aparecimento de caspas e seborreia.

Além disso, a técnica também sugere que você use os dedos para pentear os cabelos, desfazendo os nós que se formam com mais cuidado. Ainda, que você use fronha de cetim, pois fronhas de algodão absorvem a hidratação dos cabelos.

Diferenças entre no poo e low poo

Tanto o No quanto o Low poo se referem a uma ideia de lavar e tratar os fios de uma forma mais natural, com o uso de componentes que não agridem os cabelos e o couro cabeludo.

o que é no poo

A diferença é que na técnica No Poo não se utiliza nenhum xampu, nem sulfatos (detergentes) e derivados de petróleo (silicones, óleos minerais, vaselinas etc.). Já na técnica Low Poo pode-se utilizar pouco xampu, desde que o produto não possua sulfatos pesados, ou seja, que não possua alto poder limpante.

Os xampus comuns costumam utilizar em suas composições substâncias que limpam excessivamente. Assim, eles acabam abrindo as cutículas dos fios e removendo a gordura, óleos naturais e a proteção lipídica do cabelo. Por esse motivo é tão comum aquela sensação de ressecamento imediatamente após o uso do produto.

As técnicas no e low poo visam uma limpeza e tratamento capilar que não provocam essa sensação.

Principais benefícios da técnica

Como todo início de mudança de rotina é preciso ter paciência. Afinal de contas, depois de tanto tempo acumulando silicones e parafinas nos fios, a transformação pode demorar um pouco para acontecer. Porém, os benefícios do No Poo são tão significativos que vale a pena investir na técnica. Veja a seguir os principais:

  • À medida que o cabelo vai absorvendo a hidratação, os fios ficarão mais fortes, brilhosos, com cutículas fechadas;
  • O No Poo também pode te educar a ter uma rotina mais consciente de consumo, com foco em suas reais necessidades.

Pensando nisso, o NAMU oferece em sua plataforma o curso Cosméticos naturais e veganos – Produtos para a pele. Com ele, você vai conhecer mais sobre esse mercado que está em constante crescimento e aprender a fazer seus próprios produtos de beleza, à base de ingredientes naturais e que não agridem a pele nem o meio ambiente!


Recomendados
Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...

Coloração

Os cuidados para quem tem cabelo platinado

Tendência que invadiu os salões de beleza por t...