fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Cabelos » Gerais

Estética

Óleo de rícino: quais os benefícios para o cabelo

Seus cabelos estão fracos e quebradiços? Conheça os benefícios do óleo de rícino para os fios e tenha cabelos de capa de revista!
Da redação
01/08/19

Seus cabelos estão fracos, quebradiços e precisando de uma dose extra de hidratação? O óleo de rícino é uma boa opção para evitar a queda ou recuperar a saúde dos fios. 

Extraído da planta de mamona, o óleo de rícino também é conhecido como óleo de mamona ou 'castor oil'. Por possuir componentes poderosos, como ômega 9 e 6, sais minerais, vitamina E, pode ser facilmente considerado um aliado na hora de cuidar das madeixas. 

O óleo de rícino ainda possui em sua composição os ácidos ricinoleico e do linoléico, ácidos graxos monoinsaturados. Ou seja, gorduras que atuam como umectantes capazes de proporcionar uma hidratação intensa dos cabelos. 

E mais: com ação antibacteriana e antifúngica, o óleo de rícino ajuda a fortalecer o couro cabeludo. Estimulando o crescimento e evitando a queda dos fios. 

Mas, afinal, o óleo de rícino pode ser prejudicial à saúde? Diferente das sementes de mamona, o óleo extraído da planta não é tóxico. 

A substância tóxica da mamona, a ricina, não é solúvel em óleo. Por isso, é separada do óleo durante o processo de extração, tornando seu uso seguro.

5 benefícios do óleo de rícino para o cabelo

Fortalecimento dos fios 

Por ser altamente nutritivo e estimular a circulação do couro cabeludo, o óleo de rícino é a combinação ideal para reduzir as pontas duplas e fortalecer o crescimento dos cabelos. Rico em ômegas 6 e 9, ele ainda pode dar maior volume ao fio. 

Ele ainda ajuda a selar as cutículas do cabelo. Criando, assim, uma película protetora ao redor do fio que os deixam mais resistentes e sem frizz. 

Como usar: aplique o óleo de rícino no couro cabeludo e massageie por 5 minutos; cubra com uma touca e deixe agir por cerca de 2 horas; para finalizar lave normalmente os cabelos, utilizando shampoo e condicionador. 

Acelera o crescimento dos cabelos

Por equilibrar o pH e estimular a circulação do couro cabeludo - por conta da presença de ácido linoleico (ômega 6), o óleo de rícino fortalece os fios e auxilia no crescimento do fio. 

E mais: devido à elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo também ajuda a combater infecções e reduzir o crescimento de bactérias e fungos que poderiam atrapalhar o crescimento dos fios.

Como usar: esfregue o óleo de rícino nas mãos. Massageie o couro com o produto por cinco minutos. Deixe agir nos fios por mais alguns minutos - cerca de 20 minutos ou mais. 

Atenção! Não é preciso lavar as madeixas antes da aplicação do óleo. Caso queira repetir o processo, isso pode ser feito uma vez por semana. 

Diminui a caspa 

Por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, o óleo de rícino pode ser uma boa alternativa como tratamento contra a caspa causada por dermatite seborreica e descamação.

Condicionador natural 

Com poderosa ação umectante, o óleo de rícino pode ser uma excelente hidratante para os cabelos. Pois ajuda a lubrificar a haste capilar, aumentando a flexibilidade e diminuindo as chances de quebra dos fios. 

Indicado para cabelos ressecados ou danificados, a umectação também pode ser bastante benéfica para os fios que são naturalmente mais secos, como os cabelos cacheados e afro. 

Para quem não conhece, a umectação capilar é uma técnica que utiliza a aplicação de óleo vegetal nos cabelos. Tem o objetivo de nutri-los e devolver a eles a sua oleosidade natural.

Como usar: com os cabelos secos, espalhe o óleo de rícino por todo o comprimento do fio e deixe agir por cerca de uma ou duas horas. O processo pode ser repetido a cada 15 dias. 

Dica: por ser bastante espesso, aquecer o óleo por 10 segundinhos no micro-ondas pode deixar o processo mais fácil, pois ele vai ficar mais líquido. Ou então, se preferir, você pode misturá-lo a um pouco de óleo de coco que, por ser mais fininho, vai ajudar a diluir o rícino. 

Antiqueda natural 

Com alto nível regenerativo para o cabelo, o óleo de rícino pode ser um ótimo aliado no combate a queda capilar. Mas, calma lá, claro que se o caso for genético, como calvície, o óleo não irá solucionar o problema. 

O óleo ameniza a queda e acelera o crescimento dos fios, fazendo o cabelo crescer mais forte e espesso. Ele também ajuda na cicatrização de machucados e queimaduras no couro cabeludo. 

Como usar o óleo de rícino nos cabelos

Quer incluir o elixir na sua rotina de cuidados capilar, mas não sabe como? Experimente misturar uma colher de sopa do óleo de rícino para 200ml de condicionador ou creme hidratante. 

Para usar basta aplicar a mistura nos cabelos durante o banho, deixar atuar por cerca de um minuto e retirá-lo lavando as madeixas como sempre faz. 

Por apresentar um odor forte, que pode incomodar algumas pessoas, a dica é incluir três gotinhas do óleo essencial da sua preferência para cada colher de óleo de rícino. 

Gostou das dicas e quer aprender mais sobre os cosméticos naturais? No curso de cosméticos naturais e veganos online do Namu, as engenheiras químicas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro ensinam a fazer cosméticos 100% naturais. 

No curso de cosméticos online, você vai aprender a fazer uma variedade de cosméticos verdadeiramente naturais, veganos e simples. Como por exemplo, hidratantes, tônicos, desodorante, perfumes, esfoliantes, entre tantos outros que vão te ajudar sentir na pele os benefícios dos cosméticos naturais e veganos. 

Quer conhecer mais sobre o assunto? Clique aqui e conheça o curso online de cosméticos naturais e veganos.


Recomendados
Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...

Coloração

Os cuidados para quem tem cabelo platinado

Tendência que invadiu os salões de beleza por t...