fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Rosto » Maquiagem

Maquiagem

Existe maquiagem orgânica?

Maquiagem utiliza as propriedades terapêuticas dos ingredientes naturais a favor da saúde da pele
Da redação
15/04/20
Atualmente, muito se fala sobre sustentabilidade e consumo consciente. Afinal, preservar o meio ambiente significa garantir recursos naturais para nossos filhos, netos e bisnetos. Por esse motivo, a procura pela maquiagem orgânica tem sido cada vez mais crescente. Afinal, com ela é possível cuidar da beleza e ainda assim ajudar o planeta. benefícios da maquiagem orgânica

Maquiagem orgânica: o que é?

Para ser considerada orgânica, uma maquiagem precisa ter em sua fórmula pelo menos 95% de matéria-prima orgânica. Cabe aqui explicar que nesse caso, os ingredientes utilizados para fabricar a make devem ser livres de agrotóxicos e de demais substâncias químicas como conservantes e corantes, por exemplo. Também considerada um produto ecológico, a maquiagem orgânica é rica em nutrientes benéficos à saúde da pele, como vitaminas, óleos essenciais e minerais. Portanto, além de sustentável (não causa impactos negativos ao meio ambientes), ela também possui propriedades terapêuticas, como anti-inflamatória, antioxidante e hidratante, por exemplo.

Diferenças entre maquiagem orgânica, convencional, natural e vegana

Certamente você já se deparou com algum dos termos acima na hora de comprar os seus produtos de beleza: maquiagem orgânica, natural, vegana. Mas, qual delas é a melhor? Compreender as características de cada uma é a melhor maneira de reabastecer a sua necessaire sem erros. Veja a seguir:

Maquiagem convencional

Nessa categoria, enquadram-se aqueles produtos que nos habituamos a comprar nas farmácias, lojas e catálogos. São produzidos com ingredientes sintéticos, como conservantes, corantes, fragrâncias artificiais, metais cancerígenos entre outros produtos químicos que a longo prazo podem prejudicar a saúde. A maquiagem convencional é regularizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Maquiagem natural

Embora seja comumente confundida com a maquiagem orgânica, a maquiagem natural possui apenas 5% de ingredientes orgânicos em sua formulação. Os outros 95% podem ser compostos por ingredientes naturais permitidos. Ela também é considerada um produto sustentável, já que é isenta de conservantes, corantes e demais produtos sintéticos. É regularizada Instituto Biodinâmico e pelo Ecocert, organizações que emitem selos para classificação dos produtos.

Maquiagem orgânica

Conforme pontuamos anteriormente, a maquiagem orgânica é aquela que é produzida com ingredientes 100% naturais, dos quais pelo menos 95% precisa ser orgânico, ou seja, cultivados sem o uso de agrotóxicos e demais substâncias químicas como fertilizantes.

Maquiagem vegana

Já para ser considerada vegana, a maquiagem não deve conter nenhum ingrediente de origem animal em sua fórmula, tão pouco ter sido testada em animais. Contudo, isso não significa necessariamente que a matéria prima da make seja 100% natural. Em muitos casos, ela é sintética, mas não envolveu animais em qualquer parte da produção. Os produtos são certificados com o selo “SVB vegano”.

Benefícios da maquiagem orgânica

Deixar de lado os produtos sintéticos e adotar uma vida mais natural traz incontáveis vantagens para o dia a dia. Veja a seguir principais:

Absorção de nutrientes naturais pela pele

Quando aplicamos sobre a nossa pele um produto de origem sintética, estamos oferecendo ao nosso organismo produtos químicos que podem causar alergia entre outros problemas.
A maquiagem orgânica, porém, conta com a vantagem de ser produzida com matérias-primas naturais. Isso significa que a pele acaba absorvendo vitaminas e minerais de fato benéficos à saúde e transportando-os para a corrente sanguínea. Como resultado, temos uma pele mais bonita e saudável.

Escolha consciente

Falar sobre o uso de produtos orgânicos sem citar a sustentabilidade é impossível. Afinal, sua produção não causa impactos negativos ao meio ambiente quanto a fabricação da maquiagem convencional. Isso é possível porque a make orgânica é produzida a partir de ingredientes naturais, cujo cultivo foi isento de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes, por exemplo. E por falar em sustentabilidade, assista à entrevista da médica dermatologista Adriana Leite. Ao Portal Namu, Adriana fala sobre a importância de saber a fórmula dos produtos que utilizamos no dia a dia, seu impacto no meio ambiente e dá dicas sustentáveis.

Benefício social

Além das vantagens já destacadas acima, cabe salientar que várias marcas de cosméticos orgânicos são engajadas com as comunidades onde estão inseridas. Isso significa que ao comprar a sua make orgânica, parte dos recursos gastos no produto podem ser revertidos em projetos sociais nas áreas de educação, esportes e artes.

Principais marcas disponíveis no mercado

Como citado, a maquiagem orgânica oferece inúmeros benefícios à pele e ao meio ambiente. Por isso, várias marcas têm apostado nesse nicho de mercado tão promissor. Conheça as principais:
  • Cativa Natureza: a primeira marca 100% brasileira a colocar à venda maquiagens com matéria orgânica rastreada. Com sede em Curitiba, a empresa também não utiliza plantas e flores que correm risco de extinção;
  • Simple Organic: uma das marcas mais engajadas dentro do mercado atual. Além dos produtos 100% orgânicos, ela também levanta bandeiras feministas e regionalistas. Entre elas, a aceitação de vários biotipos corporais e o uso de matérias puramente brasileiras;
  • Bains: provavelmente a empresa mais conhecida dentre as listadas. A Bains é de origem alemã, mas também possui sede no Brasil. Seus produtos são orgânicos e possuem a tecnologia como foco;
  • Organela: originária da cidade de Joinville, em Santa Catarina, a Organela possui um portfólio de produtos que vai muito além de maquiagem orgânica. A empresa também fabrica produtos de cuidado com a pele, como hidratantes e séruns faciais. Segundo os consultores, sua inspiração vem da natureza, fonte de toda a matéria prima utilizada em seus cosméticos.

Dá para fazer em casa?

A maquiagem orgânica é feita com ingredientes 100% naturais. Portanto, uma das suas grandes vantagens é poder ser produzida em casa, sem maiores dificuldades. Porém, mesmo quem deseja fabricar as makes como hobby (sem intenção de venda), deve conhecer sobre os itens utilizados em cada receita e técnicas seguras de produção. Nesse sentido, o curso de cosméticos naturais e veganos – produtos para a pele pode ser bastante útil. Disponível na plataforma Namu, as aulas são online e ministradas pelas engenheiras químicas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro. O curso tem como objetivo principal ensinar o aluno a criar cosméticos naturais, veganos e biodegradáveis, que não agridem a pele nem o meio ambiente. Faça escolhas mais conscientes. Confira esse e outros cursos online do Namu e dê o primeiro passo rumo a uma vida muito mais equilibrada!

Recomendados
Maquiagem

Maquiagem Natural: 6 cosméticos para você produzir em casa

Aprenda a preparar a sua própria maquiagem em casa

Maquiagem

Maquiagem surreal

Alexander Khokhlov, fotógrafo russo, usa maquia...