fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Rosto » Tratamentos Estéticos

Rosto

O que é melasma e como os cosméticos naturais podem ajudar

Melasma são manchas escuras na pele que podem aparecer inclusive no rosto. Entenda o que é melasma e como os cosméticos naturais podem ajudar.
Da redação
15/06/19

Problemas de pele podem afetar bastante a qualidade de vida e a autoestima das pessoas. E com os portadores de melasma não poderia ser diferente. 

As manchas escuras - mais especificamente amarronzadas - costumam aparecer em regiões bastante visíveis como rosto, testa, bochecha, queixo e nariz, o que as tornam difíceis de serem escondidas. 

Mas, afinal, o que é melasma? 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma ocorre por conta de uma hiperpigmentação da pele que costuma ocorrer no rosto, mas também pode surgir no colo ou nos braços. 

Embora não ter uma causa definida, esta condição também pode estar relacionada ao uso de anticoncepcionais, a fatores hormonais, a exposição aos raios solares e também a predisposição genética. 

Apesar de poder acometer ambos os sexos, cerca de 90% dos casos de melasma afetam mulheres. Sem formato definido, as manchas escuras costumam aparecer por volta dos 30 anos de idade e tendem, após a menopausa, ficarem mais controladas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unifesp), a estimativa é de que o melasma afete entre 15% a 35% das mulheres brasileiras. 

Como prevenir o melasma? 

Alguns fatores como os hormonais são difíceis de serem controlados, mas outros não, e esses merecem atenção especial. 

A melhor maneira de prevenir o melasma é evitar a exposição solar ao máximo, por isso, use filtro solar diariamente, até mesmo nos dias mais nublados, e quando exposto ao sol, recorra também às barreiras físicas para proteger a pele dos raio solares. Por isso, use e abuse dos chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV.

Grávidas têm mais propensão ao aparecimento do melasma. 

Isso ocorre por causa das alterações hormonais que acontecem durante a gestação. O estrogênio e a progesterona, recebem ajuda do melanotrófico, que ativa a produção de melanina, que podem causar as temíveis manchas escurecidas na pele.

Mas não é só a gravidez a causadora do melasma, tratamentos de fertilização ou uso de pílula anticoncepcional também são apontados como um dos principais desencadeadores das manchas escurecidas na pele, pois quando o estrógeno (hormônio feminino) é produzido em maior quantidade, a atividade dos melanócitos se eleva, aumentando a probabilidade do aparecimento do melasma. 

tratamento para melasma

A melasma tem cura? 

Mesmo com os avanços tecnológicos existentes na área da saúde nos últimos tempos, ainda não há um remédio que cure o melasma por completo. Mas, no mercado estético, existem diversos cosméticos naturais que podem te ajudar a prevenir e/ou minimizar as manchas escurecidas da pele. Vem ver! 

5 ingredientes naturais para reduzir o melasma

Argila branca

Rica em silício, com ação depurativa, tensora e revitalizante, esta é uma argila delicada auxilia no tratamento das manchas escuras, além de suavizar rugas e linhas de expressão; 

Óleo essencial de vetiver

Poderoso clareador de manchas escuras, como melasmas e hiperpigmentação em geral, este óleo ainda reduz as rugas, quelóides e fibroses da pele, pois possui ação anti-inflamatória e antioxidante;

Óleo-resina de copaíba

Apelidado de ‘bálsamo da Amazônia’, ele é rico em ß-cariofileno, composto anti-inflamatório que ajuda no clareamento de manchas escuras, além de auxiliar também no processo de cicatrização da pele. 

O óleo-resina de copaíba, quando misturado com outros óleos vegetais como o de rosa mosqueta, pode ser bastante eficaz no clareamento de manchas escuras como o melasma. 

Modo de usar: aplique de uma a três gotas do óleo na mão, aplique na área manchada da pele, e após 30 minutos retire-o com água em abundância;

Óleo de rosa mosqueta

Muito utilizado no clareamento de manchas, este óleo contém tretinoína natural, que ajuda a atenuar as manchas escuras e amenizar os sinais de amadurecimento da pele

Óleo de rícino

Rico em vitamina E, este óleo é um poderoso anti-inflamatória e cicatrizante, que protege a pele contra as manchas. 

Modo de usar: limpe bem o rosto e, antes de passar o óleo no rosto, faça uma leve vaporização na pele para abrir os poros, em seguida aplique o óleo, massageando bem a pele e enfim retire-o com água fria. 

Receitas naturais para dar adeus às manchas na pele! 

Máscara de argila branca com camomila 

Ingredientes

1 colher de sopa de chá de camomila;

2 colheres de chá de argila branca;

1 gota de óleo essencial de melaleuca - indicada para peles com acneica.

Modo de usar

Misture todos os ingredientes num recipiente e aplique no rosto com auxílio de um pincel. Deixe a máscara agir até secar completamente. Retire lavando com água. 

cosmeticos-naturais

Sérum natural para reduzir as manchas 

Para quem nunca ouviu falar, o sérum é um produto de consistência fluida. Pode apresentar funções de hidratação, revitalização, firmador da pele, além de atuar na redução de manchas e sinais de envelhecimento da pele. A receita abaixo pode ser usada em todo tipo de pele. Mas, por ser bastante hidratante, caso note o aparecimento ou aumento de acne no local, evite aplicar nessas áreas. Use a mistura apenas nas áreas que aparecem as manchas e que não possuem espinhas. 

Ingredientes

1 colher de chá de óleo de rosa mosqueta
1 colher de chá de óleo-resina de jojoba 

1 colher de chá de óleo-resina de copaíba

5 gotas de óleo essencial de vetiver

5 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de usar 

Misture todos os óleos essenciais em um vidrinho com tampa conta-gotas. Aplique no rosto de uma a três gotinhas, massageando levemente a pele até o sérum ser totalmente absorvido. Utilize o sérum até três vezes ao dia, mesmo se for usar maquiagem. 

Sérum de rosa mosqueta contra as manchas na pele

Ingredientes

30 ml de óleo de rosa mosqueta

5 gotas de óleo essencial de patchouli

5 gotas de óleo essencial de olíbano

3 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de usar

Em um recipiente com tampa, misture todos os ingrediente. Aplique sobre a área manchada todas as noites antes de dormir. Na manhã seguinte, lave bem a pele e não esqueça de utilizar o protetor solar, mesmo nos dias mais nublados. Caso tenha pele oleosa, procure não passar o seu hidratante nos dias que utilizar o sérum. Lembre-se de mexer bem os ingredientes sempre antes de aplicá-lo na pele. 

Que tal aprender como fazer seus próprios cosméticos naturais? No Namu você encontra um curso online completo de cosméticos naturais e veganos para a pele que vai te ajudar a fazer cosméticos 100% naturais, veganos e biodegradáveis, e te empoderar a fazer escolhas mais conscientes. Clique aqui e saiba mais!


Recomendados
Maquiagem

Maquiagem surreal

Alexander Khokhlov, fotógrafo russo, usa maquia...

Maquiagem

Cosméticos sem crueldade

A prática de testes em animais ainda continua a...

Rosto

Riscos do uso de botox no rosto

A utilização em estética pode trazer reações ad...

Rosto

Cuidados com a pele: a importância do tônico facial

O tônico facial deve estar na necessaire de qua...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *