fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Banho

Corpo e Pele

Sabonete artesanal: uso e benefícios

Existe uma grande diferença entre o sabonete artesanal e o industrializado, e é aí que temos que optar pela melhor escolha para a nossa saúde
Da redação
21/03/19

O sabonete é um produto que faz parte dos cuidados básicos de qualquer pessoa. É com ele que lavamos o corpo das impurezas do nosso dia a dia. E tem para todos os gostos: de flores, de frutas, com cheiro, sem cheiro. Mas você realmente sabe do que ele é feito e se de fato tem benefícios? Existe uma grande diferença entre o sabonete artesanal e o industrializado, e é nesse ponto que temos que nos guiar para desfrutar das verdadeiras propriedades desse pequeno produto.

Não é novidade que os cosméticos industrializados possuem substâncias que poluem o meio ambiente e que causam danos à pele, com os sabonetes não é diferente. É preciso ficar atento a cada ingrediente presente na composição. Mas como saber? O conselho é: pesquise. Graças a tecnologia e ao acesso à informação é possível conhecer o passo a passo da fabricação de qualquer produto e evitar, assim, aqueles que fazem mal.

A aromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais, Sachimi Garcia dos Santos, começou a questionar os produtos que passava na pele após um caso sério de alergia. Foi a partir desse momento que repensou sobre o que usava no dia a dia.

“A gente não pensa muito no sabonete que usamos. Mas depois que comecei a fazer os meus, e que usava ingredientes realmente naturais, fui ver o que eram os sabonetes industrializados. Ressecam completamente a pele porque usam substâncias como o laurel sulfato de sódio, e isso tem em muitos sabonetes cremosos e líquidos, principalmente”, declara a aromaterapeuta.

sabonete artesanal

Escolhas mais naturais

Optar por sabonetes artesanais pode ser a saída para quem tem algum tipo alergia de pele, ou deseja realmente ter um estilo de vida mais sustentável e saudável. E apesar do mercado dos cosméticos naturais crescer a cada dia mais, ainda assim não se encontra com facilidade esse tipo de produto nas perfumarias.

“Ao usar os produtos com corantes ou fragrâncias artificiais, você pode não ter nada na hora, pode não acontecer nada durante vários anos. Só que no dia que acontecer algum problema de saúde, quem garante que não foi o efeito cumulativo do uso desses maus ingredientes? Quando você usa alguma coisa todos os dias, repetidamente, seu organismo vai acumulando, muito aos poucos, o seu sangue também vai absorvendo e tudo fica no seu organismo. Isso pode estar prejudicando a sua saúde”, alerta Sachimi.

Tipos de sabonetes artesanais

Diferente do industrializado, o sabonete artesanal não faz uso de conservantes ou de nenhuma substância tóxica. As receitas naturais são feitas à base de glicerina, importante para a hidratação da pele.

“Existem várias maneiras de fazer um sabonete artesanalmente: tem o cold process, que é o processo a frio; e tem o hot process, que é um processo a quente. O meu processo é o cold process. Você precisa deixar de maturação por 4 semanas para ser usado. Isso garante que as qualidades dos óleos vegetais e dos óleos essenciais sejam mantidas”, acrescenta a aromaterapeuta Sachimi. Inclusive, você pode utilizar alimentos como mel e aveia para a fabricação dos próprios sabonetes.  

A importância dos óleos essenciais

Os óleos essenciais fazem parte do mundo dos cosméticos. Podem ser incrementados em cremes hidratantes, shampoos, condicionadores, desodorantes, batons, perfumes e, claro, sabonetes. As propriedades encontradas nesses produtos são tantas, que muitos utilizam no dia a dia para tratar diversos problemas, como dor de cabeça, estresse e ansiedade.

“Chamar os óleos essenciais de fragrâncias é muito pouco. Eles têm efeito terapêutico a nível emocional, físico e espiritual. Os óleos essenciais são extraídos das próprias plantas. A lavanda, por exemplo, é um óleo essencial extremamente versátil, muito fácil de encontrar. Ela tem efeito regenerador das células. Você pode pingar algumas gotas de óleo essencial de lavanda no óleo que usará no rosto como hidratante, mas tem que ser diluído. Se você tiver 10 ml de óleo vegetal, você vai colocar cinco gotas. Se você tem 20 ml, você vai colocar 10 gotas”, esclarece Sachimi.

Confira, a seguir, a entrevista completa com a aromaterapeuta Sachimi.

E você, quer aprender o passo a passo do sabonete artesanal? Então conheça o novo curso do Namu Cosméticos naturais e veganos – Produtos para a pele e confira o preparo do sabonete e de diversos outros produtos de beleza. Vai perder?


Recomendados
Corpo e Pele

Bronzeamento artificial: conheça os riscos

Querendo fazer bronzeamento artificial? Melhor ...

Estética

Tratamento estético: Você conhece a eletrotermoterapia?

A eletrotermoterapia é um tratamento estético q...

Estética

Dicas de cuidados com a pele no verão

Aprenda a tratar males como o bicho do pé e man...

Estética

Vale a pena parar de menstruar?

Livrar-se de cólicas e da TPM é um alívio, mas ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *