fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Gerais

Estética

Sabonete artesanal: por que fazer o seu?

Entenda por que a aromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais Sachimi aprendeu a fazer sabonete artesanal. Saiba também como ela faz sua saboaria.
Da redação
22/09/19

Sem tempo para ler o artigo "Sabonete artesanal: por que fazer o seu?"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

 

Fazer sabonete artesanal não é um desejo que temos todos os dias. Quando foi a última vez que você considerou essa possibilidade? Talvez só agora, certo?

Entretanto, a verdade é que deveríamos pensar muito mais nessa opção de tratamento para a pele. O mercado de sabonetes artesanais, bem como o de cosméticos naturais, não para de crescer por conta dos perigos dos cosméticos industriais convencionais.

Nesta entrevista, você vai conhecer a experiência de Sachimi Garcia em busca de uma saboaria artesanal, qual o material para fazer sabonete artesanal que mais utiliza, entre muitas outras informações relevantes para quem deseja se iniciar nessa prática. Confira.  

Sabonete artesanal x sabonete industrial

A aromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais, Sachimi Garcia dos Santos, começou a sua produção de sabonete artesanal ao questionar o modo de produção dos sabonetes industriais. 

benefícios do sabonete artesanal

Além disso, nessa entrevista, ela alerta sobre os efeitos que eles podem causar à saúde. 

"Eu tive uma alergia muito forte e resolvi cuidar mais de mim! Comecei estudando gastronomia e depois fui para os cosméticos. Quando iniciei a produção com os meus sabonetes naturais percebi que os industrializados continham muitos ingredientes químicos como o lauril sulfato de sódio (detergente) - que é prejudicial para a pele, pois resseca e ‘varre’ toda a gordura da cútis, sendo que 'esta gordura' nos protege de fatores externos", explica.

Cuidados com cosméticos industriais

Ainda que você não invista na opção de fazer seu próprio sabonete artesanal - talvez por falta de tempo ou medo de errar a receita - vale a pena conhecer os cuidados necessários na hora de escolher cosméticos feitos industrialmente, de shampoos a sabonetes. 

Nesse sentido, A farmacêutica Samanta Karina Alves explica como escolher cosméticos adequados para a pele. De acordo com a especialista, a primeira atenção que se deve tomar é saber exatamente onde se quer usar o produto e com qual finalidade.

“Basicamente, a nossa pele é formada por três camadas. Quando escolhe um hidratante é importante que escolha um facial para a face, corporal use no corpo e os hidratantes para as mãos e para os pés use nesses lugares também. Porque além de tudo, a constituição da pele em cada região é diferente”, declara Alves.

Saiba quais são os cuidados que devemos ter em relação às químicas presentes em cremes, shampoos e sabonetes nesta palestra especial: 

Curso de cosméticos naturais

Agora que você sabe mais sobre sabonete artesanal e natural, que tal aprofundar ainda mais seus conhecimentos e cuidar o melhor possível de sua pele? 

Você pode começar hoje mesmo o nosso curso online de cosméticos naturais e veganos. Muito mais do que sabonetes naturais, você aprenderá a ler rótulos de produtos industrializados, cuidados com receitas na internet e, finalmente, a fazer produtos como desodorante, cremes hidratantes, óleo multifuncional, esfoliante, demaquilante, dentre outros. Confira! 


Recomendados
Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...

Gerais

Produtos naturais para cuidar da barba

Provavelmente você já deve ter escutado por aí ...