fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Cabelos » Coloração

Coloração

Tintura para cabelo natural: o que é e como fazer?

Quer tingir o cabelo, mas não quer usar químicas no cabelo? A tintura para cabelo natural é uma opção saudável para tingir e tratar os fios.
Da redação
10/09/19

Quer mudar o visual, mas tem medo de sofrer com os efeitos indesejados da tintura para cabelo industrializadas? Ou não pode usar produtos convencionais para pintar as madeixas?

Já se sabe que a química das tinturas para cabelo costuma ressecar os fios, deixando-os fracos, quebradiços e sem vida, sem falar nas alergias que podem causar.

Mas, e se você pudesse criar uma tintura para cabelo natural a base de chás, temperos e outros alimentos que podem ser facilmente encontrados na cozinha de casa?

Pois é, a tintura para cabelo feito de forma natural, a base de ingredientes de origem vegetal, pode revitalizar os fios, reforçar a cor, intensificar o brilho e, é claro, dar nova vida aos cachos.

Por não conter amônia, as tinturas naturais não são capazes de penetrar profundamente nos fios, de forma que sua fixação pode ser menor do que o das tintas tradicionais.

Nada que uma nova aplicação não resolva, e o melhor: ao aplicar a tinta natural nos cabelos você está, de quebra, cuidando dos fios.

Dica: para evitar que o pigmento saia com facilidade na hora de lavar os cabelos, enxágue-os com vinagre de maçã; o processo ajuda a fechar as cutículas dos fios.

Aprenda como fazer tintura para cabelo natural

Tinta natural a base de chá preto

O chá preto possui propriedades pigmentadoras ideais para ser aplicado nos cabelos castanhos, castanho-escuros, pretos, uma vez que é capaz de disfarçar os cabelos brancos, devolvendo a tonalidade original.

Agora, se você tem cabelo loiro e quer escurecer as madeixas, o chá preto em fios claros vai apenas deixá-los um pouco mais escuros.

Ingredientes

1 litro de água

4 colheres (de sopa) de chá preto

Como fazer: em um litro de água fervida, coloque o chá preto e a água em um recipiente, deixando-os repousar por 30 minutos; lave o cabelo normalmente e aplique a infusão no cabelo, deixando-a agir por cerca de 40 minutos, enxágue os fios com água fria e pronto.

perigos da tintura de cabelo

Tintura para cabelo a base de café

Indicada também para cabelos escuros, a tintura feita a base de café é super fácil de ser feita e não requer grandes habilidades.

Mas, atenção! Se você quer trocar a cor do cabelo de forma natural, por exemplo, transformar os fios loiros em morenos, apenas com ingredientes naturais, saiba que infelizmente não é possível

Ingredientes

6 colheres de sopa de café

2 xícaras de água

Como fazer: prepare um café forte utilizando a proporção 3 para 1 e deixe a bebida esfriar. colheres de pó e espere esfriar. Misture uma xícara do café com o leave-in de sua preferência. Aplique no cabelo limpo e deixe agir por uma hora antes de enxaguar

Tinta para cabelo natural com sálvia

Indicada para clarear os cabelos castanhos claros ou loiros, a sálvia também disfarça os fios brancos e ainda fortalece as madeixas. E mais: a erva promete trazer mais maciez e brilho aos cachos.

Ingredientes

2 xícaras de sálvia seca

  • 1 xícara de alecrim seco
  • Uma colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 litro de água

Recipiente de vidro para preparar a tintura

Como fazer: coloque todos os ingredientes, exceto o vinagre em uma panela de vidro, e em fogo brando, deixe cozinhar por de seis horas, mexendo ocasionalmente a mistura e acrescentando mais água, caso precisar.

Com a mistura já fria, misture o vinagre de maçã e mexa bem até formar um líquido homogêneo. Agora é só lavar o cabelo, aplicando a mistura e deixá-la agir por aproximadamente meia hora antes de enxaguar.

Se o cabelo não ficar no tom esperado, repita o procedimento quantas vezes for necessário.

Tinta para o cabelo a base de beterraba

Ideal para dar novo tom aos cabelos avermelhados, a tintura para cabelo natural feita com beterraba deixa os cabelos castanhos-escuros, ruivos e preto mais iluminados, graças ao pigmento do alimento que confere um brilho especial aos fios.

Ingredientes

  • 1 beterraba picada
  • Uma cenoura grande picada
  • 1 litro de água

Como fazer: prepare um suco com os ingredientes listados acima, aplique nos cabelos limpos e envolva-os em uma touca (pode ser térmica, caso precise!)

Deixe a mistura agir por pelo menos uma hora, enxágue com água e aplique vinagre de maçã para fixar a cor.

Caso queira um tom mais escuro é possível alterar a proporção dos legumes, colocando mais beterraba, se achar que os fios não ficaram tão vermelhos como queria.  

Você também pode repetir o processo sempre que quiser fortalecer o tom avermelhado das suas madeixas.

Dica: na hora de aplicar a misturinha nos cabelos, use uma camiseta velhinha, luvas e aplique  um pouco de óleo de coco na testa e nas orelhas para não manchar a pele.

Clareie os fios com suco de limão

Apesar de não ser propriamente uma tintura, mas sim um recurso para clarear os fios loiros, o suco de limão ajuda a criar mechas com alguns tons acima do loiro natural.

Agora, se você deseja criar mechas mais claras, faça um chá forte de camomila para iluminar o cabelo.

Ingredientes

Suco de um limão recém-espremido (escurecer mechas) ou chá forte de camomila (clarear mechas)

1 frasco borrifador limpo

Como fazer: coloque o suco de limão (ou o chá de camomila) no frasco borrifador, aplique nos cabelos e escove-os para espalhar bem a misturinha. Deixe agir por algumas horas antes de lavar.

Quer aprender outras formas de cuidar da sua beleza de forma natural?

No curso de cosméticos naturais e veganos online da Namu, as engenheiras químicas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro ensinam a fazer cosméticos 100% naturais para  empoderar seus alunos e ajudá-los a fazer escolhas mais conscientes. Clique aqui e confira.


Recomendados
Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...

Coloração

Os cuidados para quem tem cabelo platinado

Tendência que invadiu os salões de beleza por t...