fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Unhas » Gerais

Gerais

Como manter as unhas bonitas?

Especialistas recomendam passar uma semana sem esmalte entre uma pintura e outra para manter as unhas bonitas e saudáveis
Da redação
27/09/19

O que você faz para deixar suas unhas bonitas? Só cortar, lixar e pintá-las com uma cor diferente não basta para manter a boa aparência das mãos, pois o aspecto das unhas está ligado a cuidados com o corpo.

A seguir você encontrará dicas importantes que vão desde a escolha do salão de beleza até cuidados no dia a dia. Assim, além de unhas bonitas, você terá também mãos mais saudáveis. Acompanhe.

Qual a importância de ter unhas bonitas e bem cuidadas?

Formada por queratina, proteínas e cálcio, as unhas também têm importância para o corpo humano. Além da função decorativa, elas protegem a extremidade dos dedos das mãos e dos pés e facilitam a manipulação de alguns objetos.

Além disso, também oferecem sinais de quando o corpo não está bem. A falta de alguns nutrientes, por exemplo, pode deixa-las fracas e quebradiças. Enquanto isso, doenças como leucemia podem causar opacidade à estrutura e até mesmo o descolamento.

Isso significa dizer que ter unhas bonitas não reflete somente a saúde das mãos, mas a do corpo de maneira geral. E embora deixar as unhas bonitas no salão tenha um efeito imediato na aparência, para mantê-las saudáveis é preciso ter bons hábitos, como por exemplo, alimentação saudável.

Dicas para manter as unhas bonitas e saudáveis

No salão

  • Procure um salão limpo: observe as condições de higiene do local e dos profissionais. Repare se as manicures lavam as mãos entre os atendimentos, como é feita a limpeza dos utensílios. Inclusive, observe se os materiais, que devem ser descartáveis, são realmente jogados no lixo após o uso. Afinal, a reutilização de materiais compartilhados pode transmitir doenças;
  • Leve seus próprios utensílios: uma maneira de garantir a limpeza e o uso exclusivo dos materiais é levar o seu próprio kit com alicate, lixa, espátula e esmaltes;
  • Não remova as cutículas: como ela protege a base e a matriz da unha, removê-la pode deixá-la vulnerável a infecções por fungos e bactérias. É aconselhável empurrá-las suavemente com um palito ou espátula. Porém, caso opte pela retirada das cutículas, evite removê-las por completo;
  • Hidrate para fortalecer unhas e cutículas: os removedores contêm substâncias que podem ressecar a pele e as unhas. Ceras nutritivas, cremes, canetas hidratantes e óleos são algumas opções para aplicar após retirar o esmalte. Manter as mãos hidratadas ajuda a deixar a cutícula macia, sem a necessidade de removê-la;
  • Não esconda problemas com unhas postiças: elas são uma alternativa para quem deseja ter unhas bonitas, já que se sobrepõem às quebradas. Porém, podem piorar a condição da base da unha, pois alguns fungos podem se desenvolver na parte de baixo. Nesse caso, os dermatologistas recomendam tratar e fortalecer antes de voltar a usar as postiças.
como manter unhas bonitas

Em casa

  • Deixe as unhas respirar: produtos como esmaltes e removedores podem ressecar e fragilizar as unhas. Recomenda-se esperar uma semana sem esmaltes entre uma cor e outra para que a unha se recupere;
  • Cuide diariamente: usar luvas para fazer serviços domésticos é fundamental para proteger de produtos químicos, a água e bactérias. É aconselhável também lavar bem as mãos e hidratá-las após qualquer serviço doméstico;
  • Não digite com a ponta dos dedos: atividades do dia a dia ou do escritório enfraquecem muito as unhas. Tome cuidado também ao rasgar papéis, abrir cartas ou manusear utensílios cortantes.
  • Se deseja ter unhas bonitas, pare de roê-las: esse sem dúvida é um péssimo hábito, que além de impedir os crescimento da estrutura, danifica e ainda leva, através da boca, um monte de sujeira e bactérias para dentro do seu organismo.
  • Na hora de fazer a faxina, proteja as mãos por luvas: os produtos de limpeza (principalmente os alvejantes que contêm cloro) possuem produtos químicos que agridem as unhas e a pele das mãos. Portanto, antes de começar a faxina, proteja as mãos por luvas de borracha;

Outra dica para ter unhas bonitas e bem cuidadas é evitar o uso da acetona para remover esmaltes. Isso porque essa substância danifica as unhas, tornando-as opacas, secas e quebradiças.

O que fazer em casos de unhas amareladas?

Assim como alguns batons, algumas marcas de esmalte possuem quantidade em excesso de chumbo em suas fórmulas. Isso significa unhas amarelas e, em alguns casos, quebradiças também.

Para evitar esse amarelamento, evite usar por muito tempo o mesmo esmalte e dê preferências às cores claras. Além disso, siga uma receitinha caseira que irá deixar suas unhas bonitas e sem a aparência amarelada:

Materiais

  • Um recipiente para colocar as mãos de molho;
  • Água oxigenada de 10 volumes.

Como fazer

  • Primeiramente limpe, retirando todo o esmalte delas;
  • Esquente um pouco de água de forma que ela fique morna;
  • Misture 2 colheres de sopa da água oxigenada de 10 volumes na água;
  • Deixe as unhas de molho nessa solução por 10 minutos;
  • Em seguida, lave as mãos com sabonete e enxugue bem.

Como mencionamos anteriormente, as unhas indicam quando algo não vai bem em nosso organismo. Portanto, ao perceber alterações como unhas esbranquiçadas, quebradiças, inflamações ou qualquer outro indicador de problemas de saúde, procure imediatamente um médico.

Agora que você já sabe como manter as unhas bonitas, que tal começar a cuidar da sua beleza de forma natural? Em larga expansão, o mercado de cosméticos naturais e veganos é a alternativa ideal para quem deseja manter a saúde, a beleza e ainda, preservar o meio ambiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então conheça os cursos de cuidados pessoais do NAMU e crie seus próprios cosméticos a partir de ingredientes naturais.


Recomendados
Gerais

Como fortalecer unhas fracas e quebradiças

Aprenda que, muitas vezes, elas podem revelar c...