fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Filosofia » Filosofia Moderna » Kant

Filosofia Moderna

Immanuel Kant e a teoria do conhecimento

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” – Immanuel Kant
Da redação
23/04/20
No universo da filosofia, diversos nomes conquistaram destaque na história por sua dedicação ao estudo dos aspectos que envolvem a existência humana. Entre essas figuras, o alemão Immanuel Kant é um dos filósofos mais relevantes e referenciados do mundo moderno. Kant foi um crítico e estudioso que ganhou renome ao investigar de forma inovadora os limites do homem através dos princípios de entendimento e sensibilidade. Ao invés de questionar as origens do conhecimento como seus antecessores, ele coloca a própria razão em questão, indagando como é possível o conhecimento. Confira o artigo para saber ainda melhor sobre a vida e teoria do filósofo.

Quem é Immanuel Kant?

Immanuel Kant nasceu no dia 22 de abril de 1724, na cidade de Königsberg, na Prússia Oriental, até então pertencente ao Império Alemão. Com pais extremamente devotos, Kant dividiu a infância com oito irmãos e recebeu uma educação rígida e religiosa. Aos 16 anos, o jovem ingressou nos estudos de Teologia na Universidade de Königsberg. Durante o período universitário, ele foi um estudante fiel das teorias racionalistas de Christian Wolff e Leibniz. Graças ao interesse nas ciências exatas, iniciou a publicação de estudos relacionados às forças cinéticas ainda na universidade. Sua primeira obra oficialmente publicada foi “Pensamento Sobre o Verdadeiro Valor das Forças Vivas” (1749). Em 1755 Kant finalizou o doutorado e conquistou o cargo de docente-livre na Universidade de Königsberg. Ele apresentava à época aulas sobre Lógica, Metafísica, Filosofia, Ciências Naturais e Física. E aqui há uma curiosidade: ele não era pago pela universidade, mas pelos próprios alunos interessados em suas ideias e métodos. Após 15 anos atuando assim, em 1770 ele se tornou catedrático ordinário de Lógica e Metafísica da Universidade, cargo que ocupou até o fim da sua vida. Esse período é considerado o tempo de maior produção do autor, com a publicação de inúmeras teorias e análises humanas, filosóficas, religiosas e até mesmo políticas. Um dos seus eventos mais marcantes foi o posicionamento favorável à Revolução Francesa, quando o rei da Prússia o proibiu de se pronunciar sobre temáticas religiosas. Após uma vida inteira dedicada ao estudo da filosofia, Immanuel Kant morreu aos 80 anos, em 1804, em Königsberg. Apesar de a causa da morte não ter sido esclarecida, registros apontam que ele apresentava sintomas semelhantes à atual doença de Alzheimer.

A teoria do conhecimento de Kant

Kant surgiu como um crítico a um debate muito antigo entre racionalistas e empiristas sobre a relevância da razão e da sensação para a construção do conhecimento. Mas o que isso quer dizer? Por um ângulo, os racionalistas apontavam que o conhecimento era originado na razão, construído antes mesmo de qualquer experiência. Em contrapartida, os empiristas defendiam que cada homem nasce como um quadro em branco e o conhecimento parte das sensações. pensador Immanuel Kant
Em frente a isso, Immanuel Kant surgiu questionando o próprio conhecimento. Ao invés de analisar como ele é construído, indagou se o conhecimento é uma possibilidade verdadeira. Dessa forma, Kant originou o "Criticismo", teoria voltada para o estudo dos limites metafísicos, éticos e religiosos da razão humana.
De acordo com o filósofo alemão, o conhecimento tem origem em juízos universais, mas também possui influência da sensibilidade. A partir da teoria de Kant, os objetos são alvo de sensações que geram impressões. Contudo, os objetos precisam existir de forma reconhecível no campo físico para que essas impressões tenham sentido. Por isso, o conhecimento das coisas do mundo é influenciado pela sensibilidade e o entendimento.

Idealismo

O idealismo é uma linha de estudos que defende a compreensão da realidade a partir da sua verdade mental ou subjetiva. Foi com base nisso que Kant buscou uma estrutura universal para uma análise capaz de abranger toda a humanidade, o que chamou de “transcendental”. Reunindo esses dois pontos, a doutrina de Kant ficou conhecida como “Idealismo Transcendental” e é baseada em três juízos:
  • Analítico;
  • Sintético;
  • Estético.
Segundo as teorias de Immanuel Kant: “Sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceitos são cegas.". Ainda, incentivando o pensamento e a reflexão interna de cada um sobre si mesmo e sobre a humanidade, Kant propõe quatro perguntas principais:
  • O que posso saber?
  • O que devo fazer?
  • Quais coisas me é permitido esperar?
  • O que é o ser humano?
Através delas o autor espera que o ser humano busque o esclarecimento pessoal e não esteja sujeito ao fanatismo ou terrorismo ideológico.

Immanuel Kant: as principais obras do filósofo alemão

Confira as principais obras de Kant listadas abaixo:
  • “Pensamento Sobre o Verdadeiro Valor das Forças Vivas” (1749);
  • “Monadologia Física” (1756);
  • “Dissertação sobre a forma e os princípios do mundo sensível e inteligível” (1770);
  • “A História Universal da Natureza” (1775);
  • “Crítica da Razão Pura” (1781);
  • "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" (1785);
  • “Crítica da Razão Prática” (1788);
  • "Crítica do Julgamento" (1790);
  • “Doutrina do Direito” (1796);
  • “A Metafísica da Moral” (1797).

Citações de Kant

Immanuel Kant também possui citações que se eternizaram. A seguir você pode acompanhar as principais delas:
  • "A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade”.
  • "Pensamentos sem conteúdos são vazios; intuições sem conceitos são cegas”.
  • "A guerra é má, por originar mais homens maus do que aqueles que mata”.
  • “Não se pode aprender filosofia alguma. [...] Só se pode aprender a filosofar, isto é, exercitar o talento da razão na observância de seus princípios universais”.
  • “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.
  • “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.

A filosofia de Kant na sociedade atual

Immanuel Kant se tornou um dos principais nomes da filosofia moderna e até hoje impacta o mundo todo. Ele influenciou inúmeros pensadores ao longo dos últimos séculos sobre as questões que cercam a existência humana. Atualmente, Kant ainda é uma das principais referências sobre as questões que envolvem a razão e o conhecimento. Devido às suas ideias revolucionárias, o alemão é considerado um divisor de águas dentro da filosofia. Por isso, estudar e analisar as ideias de Kant é um exercício imprescindível para todos os estudantes e entusiastas da área. Clique aqui e aprofunde seus conhecimentos sobre Immanuel Kant, Sócrates, São Tomás de Aquino, Santo Agostinho entre outros filósofos consagrados.

Recomendados
Filosofia Moderna

Kant e a percepção do mundo

Filósofo alemão tentou chegar aos limites do co...