fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

Alimentação

O que é

Uma demonstração clara da importância da alimentação no nosso aspecto social é que todas as celebrações culturais importantes como o casamento, se dão coletivamente em torno de refeições fartas desde os tempos “da fogueira”. Praticamente tudo é um bom motivo para nos reunirmos em volta de alimentos. Etimologicamente, comensalidade deriva do Latim “mensa” que significa conviver à mesa.
Além dessa inegável função social, a alimentação é indispensável para a vida. Resulta da fome, um instinto fisiológico de sobrevivência. Biologicamente, nos alimentamos para obter energia, para construir e reparar tecidos e para regular funções no nosso corpo.
Além das implicações diretas na saúde física e na qualidade de vida, o alimento tem funções que ultrapassam o simples suprimento das necessidades biológicas, pois agrega significados culturais, comportamentais, religiosos e afetivos singulares que demandam um diálogo multidisciplinar várias áreas do conhecimento como nutrição, medicina, psicologia, sociologia, antropologia, agronomia, história, linguística e economia.
Alimentação é, portanto, uma necessidade básica para os seres humanos, que também é fortemente carregada de uma função social, pois é capaz de educar e agregar pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *