fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

Antroposofia

O que é

A antroposofia, criada pelo filósofo Rudolf Steiner, baseia-se na premissa de que o intelecto humano tem a capacidade de entrar em contato mundos espirituais. Com o passar do tempo, a antroposofia também se tornou um sistema educacional (Waldorf) e terapêutico.
Steiner era um intelectual com diversos interesses. Entre os assuntos que ele estudou estão agricultura, arquitetura, arte, teatro, literatura, matemática, medicina, filosofia, ciência e religião. Sua tese de doutorado na Universidade de Rostock, na Alemanha, tratava da teoria do conhecimento na obra do filósofo Fichte. O criador da antroposofia também publicou vários livros e foi editor da obra de Goethe durante vários anos.
A linha de pensamento produzida por Steiner procura entender o ser humano em seus aspectos físicos, fisiológicos, psicológicos e espirituais. Segundo a antroposofia, a realidade engloba entidades e processos mentais e psíquicos que podem ser tão reais quanto os fenômenos físicos.

Origem do nome

A palavra “antroposofia” vem dos termos gregos “antropo” (ser humano) e “sofia” (sabedoria). Em seu sentido mais literal significa “sabedoria do ser humano”. Porém, atualmente, é traduzida pelos antroposóficos como “consciência da humanidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *