fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

O que é

A construção é a criação de ambientes voltados para a habitação, o trabalho e o lazer. Construir é um processo formado de fases que vão desde as ideias iniciais e os projetos arquitetônicos até a conclusão da obra. É um saber que conjuga áreas como arquitetura, engenharia, gestão, economia, sustentabilidade e comportamento humano.
Produzir locais de maneira sustentável é construir intervenções no meio ambiente sem esgotar ou destruir seus recursos naturais. Toda construção deveria ser sustentável. Para isso, toda obra só deve ser feita após um estudo sobre o impacto ambiental que ela vai produzir. Quando esse impacto é prejudicial, a obra em questão necessita ser repensada e reconfigurada. Em alguns casos pode inclusive ser cancelada.
Uma construção sustentável é fruto de projetos que buscam aproveitar elementos como: iluminação natural, conforto térmico e acústico, além de uma preocupação em se adequar às interferências e peculiaridades do clima e do meio ambiente local. Nesse sentido, toda construção deve utilizar sistemas e tecnologias que visem o uso racional dos recursos naturais. Por exemplo, reduzir o consumo de água, tornando-o mais eficiente e criando mecanismos capazes de aproveitar melhor a água da chuva.
Uma construção sustentável também não pode ser feita com materiais que geram enormes custos ecológicos como PVC, amianto, chumbo e alumínio. Outro ponto importante é saber se os fabricantes dos materiais utilizados na obra estão qualificados no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades.
Toda construção moderna necessita, portanto, ter como intenção principal uma ocupação inteligente do espaço, a qual deve ser feita em harmonia com o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *