fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

O que é

A prática de esportes é tão antiga quanto a humanidade. Atividades físicas antes vinculadas a questões militares e sagradas passaram com o tempo a ter papéis sociais e recreativos. Povos e culturas milenares de todas as regiões do mundo já executavam jogos e competições com características muito variadas, algumas delas razoavelmente semelhantes às atuais, como é o caso da maratona.
A definição sobre o que significa o termo esporte realmente passa por questionamentos importantes: ele deve ser espontâneo ou competitivo? Deve ser de força física, como o jogo de futebol, ou de raciocínio, como o xadrez? Na verdade, ele pode ser tudo isso, pois encerra em si mesmo sua finalidade. Ao contrário do trabalho, o ser humano o faz por vontade e não por necessidade.
Há muitas razões que justificam sua prática. Para o corpo, ele estabelece um melhor funcionamento do organismo por igual, pois melhora a respiração, a coordenação motora, a resistência física e o raciocínio. Além disso, é um importante agente social e educacional. Atividades físicas coletivas ajudam a fortalecer ideais de cooperação e trabalho em equipe, conceitos importantes para a educação.
Contudo, da mesma forma que traz benefícios, pode ser prejudicial se executado sem os cuidados adequados. É sempre recomendável procurar orientação médica antes de iniciar qualquer atividade física regular.
Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *