fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

Limpeza Doméstica

O que é

A limpeza doméstica inclui organizar e fazer a higiene da casa, dos móveis, das louças, dos eletrodomésticos e das roupas. Muitas vezes, para quem trabalha o dia todo, essa tarefa é uma cansativa segunda jornada.
Apesar dessas inegáveis dificuldades, deixar o ambiente doméstico bem cuidado ajuda a combater o sedentarismo, nos torna mais ativos, melhora o espaço que habitamos e pode ajudar a evitar incômodos como coceira no nariz, dores na garganta, coriza, espirros e chiado no peito. Em razão disso, a limpeza doméstica é indispensável e essencial, principalmente em ambientes onde há pessoas alérgicas. Sem ela, as chances do surgimento de doenças aumentam.
Uma casa limpa torna-se automaticamente mais adequada à vida. Porém, para atingir esse objetivo muita vez jogamos inúmeras substâncias químicas no meio ambiente. Esses mesmos produtos, que na propaganda parecem resolver todos os problemas e deixar tudo brilhando, podem representar perigos para nossa saúde. Eles são responsáveis por boa parte da poluição dos rios.
Os materiais de limpeza doméstica de hoje estão carregados de detergentes, solventes e outras substâncias que destroem a natureza. Em razão disso, algumas empresas passaram a fabricar produtos a partir de matérias-primas naturais e de fontes renováveis.
Esse consumo mais consciente é menos destrutivo por estar baseado em ativos biodegradáveis. Há um esforço para tornar esse tipo de produto mais utilizado no Brasil. Em 2012, o governo federal criou regras instituindo um percentual obrigatório mínimo de compra de “produtos verdes” nas licitações públicas. A ideia é valorizar o uso de produtos e serviços que agridam menos a natureza e consumam uma quantidade menor de água, matérias-primas e energia em sua fabricação.
A limpeza doméstica pode ser feita ainda de uma maneira menos prejudicial ao meio ambiente. Para isso é possível utilizar produtos como suco de limão, para remover manchas de ferrugem, e o vinagre branco, que retira mofo, gordura e cheiros mais fortes.
Portanto, ter uma vida saudável depende de muitos fatores e um deles é a limpeza. Assim como cuidar do corpo, limpar a casa é importante para manter a saúde e o equilíbrio. A limpeza doméstica consiste em cuidar para que a casa esteja em boas condições e evitar que o desgaste natural e o contato com sujeira a torne um ambiente insalubre, desagradável e inseguro. Os cuidados normais de manutenção da casa evitam a proliferação de bactérias, ou agentes causadores de doenças, ambos muito comuns em ambientes em que os cuidados com áreas privativas são negligenciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *