fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

Macrobiótica

O que é

A macrobiótica apresenta-se como uma filosofia de vida espiritual e social vinculada à filosofia chinesa. Além da abordagem alimentar, que enfatiza a importância do consumo de cereais integrais, legumes e leguminosas, a macrobiótica dá ênfase à atividade física.
A macrobiótica valoriza o poder energético dos alimentos, buscando um equilíbrio entre as propriedades yin e yang, as quais são duas forças opostas, que se integram por serem complementares. Nesse sentido, a macrobiótica enfatiza evitar alimentos que são classificados como yin (por exemplo, bebidas alcoólicas) ou yang (carne). Ela valoriza uma dieta formada por alimentos quase neutros, como grãos.
A macrobiótica é, portanto, uma filosofia biológica, fisiológica, social e econômica que segue o princípio taoísta de que tudo o que existe no universo, incluindo os alimentos, pode ser classificado em yin ou yang, forças antagônicas que integram por serem complementares, de acordo com as suas características. O taoísmo, por sua vez, é uma tradição filosófica e religiosa originária da China que define como harmoniosa a vida que segue o tao, que pode ser traduzido como caminho ou princípio.
O tao também pode ser entendido como a fonte e a força por trás de todas as coisas. Segundo essa filosofia, a boa alimentação deve se basear na compreensão das leis que regem esse equilíbrio. Nesse caso, a qualidade yin e yang de cada alimento.

Participe da discussão

3 comentários

  1. Me ha apasionado este artículo y en ningún momento había analizado una opinión como esta sobre el tema,
    excelente ! Felicidades

  2. Olá gostaria de obter informações onde em São Paulo posso obter palestras Reuniões etc enfim aprendizado sobre macrobiótica
    Gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *