fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

Medicina Integrativa

O que é

O conceito medicina integrativa é um termo genérico. Atualmente ele possui diversas definições, ainda sem um consenso definido.
Muitos autores discutem o conceito no mundo todo, porém, é de comum acordo que o termo se refere a uma medicina alicerçada em uma abordagem mais ampla do indivíduo e com espaço para o uso de práticas integrativas e complementares, além de sistemas terapêuticos diferentes do paradigma biomédico, o qual normalmente é utilizado em conjunto com essas terapêuticas na medicina integrativa.
Assim, a medicina integrativa propõe um resgate das práticas tradicionais sem negar os avanços da medicina convencional, valorizando as evidências, critérios de segurança e eficácia das técnicas utilizadas. Ela é o conjunto de todos os tipos de terapia que já tenham algum tipo de evidência acadêmica. A medicina integrativa quer promover a saúde de maneira ampla.
Nesse sentido, outro aspecto fundamental é o espaço para um enfoque na saúde do indivíduo de maneira geral, ao invés de se preocupar apenas em combater uma determinada doença. A medicina integrativa busca o resgate da autonomia e relação terapêutica mais próxima também são pontos em comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *