fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

O que é

A utilização de produtos e serviços abre espaço para um amplo debate a respeito das informações necessárias para um consumo responsável.
Nos dias de hoje, obter passivamente algo que se tem necessidade não é mais suficiente. É preciso avaliar qual são as particularidades e impactos ambientais, econômicos, sociais e de saúde que cada produto gera.
O consumo, portanto, é uma escolha que só pode se tornar mais sofisticada quando feita em um ambiente de amplo acesso à informação. Um exemplo disso é o sistema de rotulagem. Sua função é estabelecer um canal direto de comunicação entre o fabricante e o cliente para esclarecer características essenciais dos produtos em termos de saúde, reciclagem, eficiência energética e uso de mão de obra.
Um aspecto que tem chamado atenção no sistema de rotulagem diz respeito aos alimentos transgênicos. Por não haver ainda um consenso científico sobre a segurança ou não do uso desse tipo de produto, a sociedade civil tem pressionado os fabricantes para alertar nas embalagens a presença ou não desses elementos.
Portanto, o consumo consciente só ocorre quando há informações precisas, pois é importante que o cidadão se sinta seguro para fazer suas opções. Esse é um dos aspectos do direito à cidadania. Quando feito de maneira consciente e cercado por muita informação, o consumo ultrapassa nossas necessidades individuais e se torna um mecanismo que pode refletir positivamente na sociedade, na economia e no meio ambiente.
Esse amplo exercício pode ir desde não comprar nada feito, por exemplo, com práticas abomináveis como trabalho escravo até procurar e optar por produtos que tenham o selo fair trade (comércio justo) nas prateleiras dos supermercados.

Aprofundamento

Inmetro Diretrizes sobre responsabilidade social

http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/[field_generico_imagens-filefield-description]_65.pdf Rotulagem de produtos

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/iso9000.asp Sistema globalmente harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos (GHS)

http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/REACH/Roque%20Puiatti.pdf Ministério da Agricultura Rotulagem de produtos

http://www.agricultura.gov.br/animal/dipoa/dipoa-empresario/registro-produtos-rotulagem Ministério da Saúde Manual de rotulagem para produtos embalados

http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/vigilancia%20sanitaria/MANUAL_ROTULAGEM_abri08.pdf Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Que informações são obrigatórias na rotulagem de alimentos?

http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=324 Cempre A rotulagem ambiental aplicada às embalagens

http://www.cempre.org.br/download/RotulagemAmbiental2008.pdf Greenpeace Transgênicos: a verdade por trás do mito

http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/cartilha.pdf Instituto Akatu Doze princípios do consumidor consciente

http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/NOV-AKATU-VALEq_4_Fold.pdf Fair Trade http://www.fairtrade.net/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *