fbpx
Logo portal NAMU

Roupas

O que é

As roupas fazem parte de nossa cultura. Elas são todas e quaisquer vestimentas ou peças com as quais se cobre o corpo para protegê-lo, ocultá-lo ou enfeitá-lo. Tão antigo quanto seu uso são as técnicas para conservá-las. Cuidar das roupas é como cuidar do corpo: é importante para manter a saúde, a integridade física e criar uma boa impressão.
Em razão do contato com a pele, o uso de roupa traz alguns inconvenientes como odor, suor e sujeira, que conferem aspecto ruim e degradam o tecido. Por isso, a lavagem é o primeiro passo para ter roupas higienizadas e bem conservadas.
A escolha correta do método e dos produtos de lavagem pode definir a vida útil de uma peça do nosso vestuário, permitindo que durem mais e não comprometam a saúde e integridade de quem as usa.
Contudo, a tarefa de lavar roupas é desgastante. Consome muito tempo e exige grande esforço físico. Hoje, fazer isso manualmente é ideia do passado. Nessa situação, a economia de tempo, água e produtos de limpeza que a máquina de lavar proporciona fez que ela se tornasse equipamento indispensável em qualquer residência.
O uso de produtos químicos, no entanto, é um dos principais problemas na lavagem de roupas. O sabão em pó, amplamente utilizado no Brasil, possui altos níveis de fosfato, composto nocivo ao meio ambiente.
Há muitas opções no que diz respeito a métodos menos poluentes. Hoje, grande parte dos materiais de limpeza são biodegradáveis. Soluções caseiras como o vinagre, que substitui o amaciante, e o limão, branqueador de roupas claras, são eficientes e baratas. Existem também no mercado acessórios denominados “bolas ecológicas”, que ao serem colocadas na máquina de lavar, limpam os tecidos sem detergente. Ainda desconhecido por muitos, a lavagem por dióxido de carbono higieniza as roupas sem utilizar água e produtos poluentes, além de emitir resíduos tóxicos.
Assim como a lavagem, passar roupas não possui finalidade apenas estética. É reconhecido que a temperatura do ferro de passar auxilia no combate de agentes causadores de doenças. Juntar grande quantidade de roupas, passar as mais leves primeiro e manter a temperatura do ferro são boas práticas para reduzir o consumo de energia.

Aprofundamento

Sabesp Dicas de economia ao lavar roupas 

United States Environment Protection Agency Case study: Liquid carbon dioxide (CO2) surfactant system for garment care 

Portal de sustentabilidade da AES Energia Economize energia na hora de passar roupa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *