fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

4 dicas para ter hábitos saudáveis no dia a dia

Uma vida equilibrada consiste em uma série de hábitos saudáveis, então não basta ter um cardápio natural e cheio de alimentos frescos, é preciso mais
Da redação
18/01/19

Os dias estão cada vez mais estressantes. Acordar, trabalhar, voltar para casa. Isso sem contar com a tensão vivida no transporte público durante as tarefas laborais. Às vezes, o dia chega a ser tão cansativo, que muitos não querem fazer nada, a não ser deitar assim que chegam em casa. Uma rotina assim faz com que as pessoas fiquem sedentárias e sem nenhum hábito saudável.

Uma vida equilibrada consiste em uma série de hábitos saudáveis. Ter qualidade de vida não se resume a um cardápio natural e alimentos frescos, é preciso mais. Você até pode comer salada e ingredientes mais leves no almoço, mas isso não será o único fator que proporcionará uma vida longínqua.

Para ter um dia a dia mais relaxado e sem excessos, você pode adotar algumas práticas que podem te ajudar a ser saudável e a manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. Quer saber quais são? Continue a leitura.

Seja grato

Já acordou estressado pela manhã? Nem parece que dormiu, não é mesmo? Ficar reclamando dia que nem começou ou de alguma situação que, aos seus olhos, não tem saída, não é nada bom.

Comece a praticar gratidão, seja grato. Seja grato pela noite, bem ou mal dormida. Seja grato por abrir os olhos, pela chuva que cai ou pelo sol escaldante. Seja grato porque respira ou porque tem um trabalho para ir.

Praticar gratidão é um hábito saudável e contribui para uma vida mais equilibrada e cheia de bem-estar.

Foque no agora

Já viu alguém muito ansioso com qualidade de vida? O nervosismo e a ansiedade são alguns dos transtornos que mais influenciam a vida de uma pessoa. Pensar em excesso no que está por vir não faz nada bem para a saúde e pode, inclusive, contribuir para sérios problemas físicos e mentais.

Um hábito saudável e que está se propagando cada vez mais no ocidente é a prática de mindfulness. O método, também chamado de atenção plena, ajuda a manter o foco no agora, sem julgamentos. Faz com que as angustias e preocupações desnecessárias cessem, o que contribui para a qualidade de vida.

hábito saudável

Pratique exercícios

Pode parecer clichê, mas praticar exercícios é realmente um hábito saudável que deve fazer parte do dia a dia de todas as pessoas. Uma simples caminhada de 30 minutos é capaz de proporcionar grandes benefícios para a saúde. Musculação, natação, ciclismo, dança, artes marciais, tudo faz bem.

Se procura atividades de baixo impacto, o yoga e o pilates são os mais indicados. Uma aula por semana dessas práticas ajuda a manter o corpo e a mente em equilíbrio, além de fortalecer a musculatura e aumentar a autoestima.

Coma adequadamente

Já vimos que só ter uma alimentação balanceada não basta para ter qualidade de vida em um todo, mas ela é peça fundamental do quebra-cabeça. Se aliado a outros hábitos saudáveis, um cardápio equilibrado proporciona todos os nutrientes necessários para a boa manutenção do corpo.

Lembre-se de ingerir alimentos naturais, de preferência orgânicos, e evite produtos cheios de gordura, açúcar e sódio, só te farão mal.

Anotou as dicas? Ao manter hábitos saudáveis você estará contribuindo para uma vida longa e feliz. Conheça nossos cursos online e escolha o que mais tem a ver com você.


Recomendados
Saúde

Obesidade no mundo quadruplicou: você faz parte dessa estatística?

Entre as razões para o aumento da obesidade est...

Saúde

O que é diabetes tipo 2 e como tratá-la?

A prática de exercícios físicos é uma ótima ati...

Saúde

Como aliviar o desconforto causado pelos dias quentes

Desidratação, insolação e intoxicação alimentar...

Saúde

Saiba como aliviar os sintomas da TPM

A tensão pré-menstrual (TPM) é uma das ocorrênc...

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *