fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

7 aulas para cuidar da saúde em casa

Quer cuidar da saúde em casa, mas não sabe por onde começar? Então confira a seguir algumas ferramentas para cuidar da saúde física e mental
Da redação
04/12/20
Se você busca alternativas para cuidar da saúde em casa, o artigo a seguir traz uma boa notícia para você. Felizmente, hoje em dia é possível cuidar de si mesmo de forma prática por meio de aulas online. Veja a seguir as nossas principais recomendações de exercícios para você.

1. Yoga

Em primeiro lugar, temos o yoga, uma prática milenar indiana cuja principal finalidade é promover o equilíbrio físico e mental dos seus praticantes. Isso é possível graças às posturas e alongamentos da atividade, que são combinadas com técnicas de respiração e meditação. Considerada uma prática de autocuidado, o yoga é eficaz no combate ao estresse e ansiedade. E muito embora seja associada apenas à saúde mental, a atividade também oferece benefícios físicos incríveis, a saber:
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Ampliação da capacidade respiratória;
  • Melhora do foco e da respiração;
  • Mais flexibilidade e coordenação motora;
  • Promoção da consciência corporal e do autoconhecimento;
  • Fortalecimento muscular.
Por ser considerada uma atividade fácil de fazer, o yoga pode ser praticado em casa com a ajuda de aplicativos de celular. Assim, você poderá se beneficiar com a atividade quando e onde quiser.

2. Meditação

Semelhantemente ao yoga, a meditação também é uma prática milenar, só que focada em cuidar da saúde mental. Ela ajuda a lidar com as situações estressantes do dia a dia a partir do domínio das próprias emoções. Para isso, a atividade busca levar o praticante a um estágio profundo de concentração, em que a mente não sofre interferência de pensamentos, preocupações ou sentimentos. Isso porque quanto menos distrações, maior o foco da mente no que realmente importa. Dessa forma, gradativamente você vai atingindo um estado emocional mais maduro, equilibrado e capaz de compreender e de lidar positivamente com as questões que o cercam. Já quantos aos benefícios da meditação, vários deles são comprovados cientificamente:
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Melhora da autoestima;
  • Autoconhecimento e aumento da capacidade de concentração;
  • Desenvolvimento de sentimentos positivos;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Alívio de dores crônicas.
Para obter esses e outros benefícios, tudo o que você precisa é de roupas confortáveis, um lugar calmo e um colchonete ou tapete de yoga. Além disso, você precisa escolher a modalidade de meditação que mais atenda às suas necessidades de relaxamento. Você deseja viver o presente, se livrando de pensamentos passados ou futuros? Então o mindfulness pode ser uma excelente escolha. Precisa se livrar de certas agitações mentais que te impedem de ser uma pessoa mais calma? Nesse caso, pode optar pela meditação Samatha. Ou ainda, quem sabe, apostar no Yoga Nidra para relaxar profundamente e se conectar com o seu “eu interior” de forma mais intensa. O fato é que há várias modalidades de meditação que muito podem te ajudar a cuidar da saúde mental em casa de forma facilitada. Felizmente, você pode encontrar várias delas em apps de saúde e bem-estar para equilibrar corpo e mente onde estiver.

3. Pilates

Queridinho dos fisioterapeutas e educadores físicos, o pilates é um método centenário de exercícios físicos composto por mais de 500 atividades diferentes. Totalmente personalizável e fácil de praticar em casa, ele combina exercícios de alongamento e de resistência física às técnicas de respiração e de concentração utilizadas no yoga e na meditação. Por esse motivo, é uma das ferramentas de autocuidado mais completas que existe, já que te permite cuidar da saúde física e mental. Além disso, a prática também é uma grande aliada em tratamentos de reabilitação osteomuscular. Confira a seguir outros benefícios do pilates para a sua saúde:
  • Corrige a postura;
  • Oferece mais flexibilidade e coordenação motora;
  • Reduz as dores nos músculos e articulações;
  • Tonifica os músculos;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Reduz os sintomas de estresse e ansiedade;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Ativa a circulação sanguínea e combate doenças cardiovasculares;
  • Fortalece o assoalho pélvico;
  • Amplia a capacidade de concentração.
E ao contrário do que se imagina, cuidar da saúde em casa com pilates é muito fácil, graças à modalidade mat pilates, em que todos os exercícios são realizados no chão. Para começar a praticar tudo o que você precisa é de um colchonete e de alguns acessórios específicos.

4. Treino funcional

Já o treino funcional é para quem gosta de um treino mais intenso, focado em exercícios de curta duração, mas de alta intensidade. Ele é ideal para quem deseja obter condicionamento físico e emagrecimento saudável, além de mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia. Baseado em movimentos que você realiza todos os dias como sentar, levantar, correr e pular, por exemplo, esse grupo de exercícios te oferece mais qualidade de vida. Isso porque além de te tirar do sedentarismo, ainda contribui para que você ganhe massa muscular, energia e vitalidade.

5. Dança

E quem disse que não é possível seguir as coreografias de academias e studios de dança em casa? Graças às aulas online e aos aplicativos de celular, hoje em dia você pode acompanhar os passos das suas músicas preferidas no conforto do seu lar. Basta seguir as instruções dos professores para mexer o corpo e desfrutar de vários benefícios para a saúde. Entre eles, a seguir você confere os principais:
  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Promove a consciência corporal;
  • Emagrece e tonifica os músculos;
  • Estimula a interação com outras pessoas;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Fortalece a imunidade;
  • Combate estresse, ansiedade e depressão.

6. Receitas saudáveis de diversas dietas

Caso você esteja achando estranho incluir a alimentação saudável na lista de ferramentas para cuidar da saúde em casa, saiba que isso não é por acaso. Afinal de contas, de nada adianta cuidar da saúde física e mental e se esquecer de um dos maiores pilares para uma transformação completa, a reeducação alimentar. Com a ajuda da tecnologia você tem acesso a receitas de dietas diversas e aprende a preparar pratos saborosos e nutritivos. Assim, poderá potencializar os resultados obtidos com as atividades citadas anteriormente e cuidar da sua saúde física também.

7. Ginástica laboral

Por fim, mas não menos importante, você pode contar ainda com a ginástica laboral. Embora ela seja considerada uma ferramenta de saúde e bem-estar voltada ao trabalho, também é possível praticá-la em casa sem nenhuma dificuldade. Até mesmo porque seus exercícios são compostos por vários tipos de alongamentos, com a finalidade de trabalhar os grupos musculares mais prejudicados pelas atividades laborais repetitivas. Nesse sentido, a ginástica laboral é uma grande aliada no combate às doenças ocupacionais como artrite, artrose, tendinite, lombalgia entre várias outras. Portanto, se você trabalha o dia inteiro sentado ou realizando movimentos repetidos, deve dar uma chance à ginástica laboral. Dedicar pelo menos 20 minutos de duas a três vezes na semana para praticar os exercícios propostos sem dúvida vai aumentar a sua disposição física e a sua produtividade no trabalho. E agora que você já conhece as melhores ferramentas para cuidar da saúde em casa, é hora de saber onde encontrá-las. Felizmente, todas elas estão reunidas no super app Namu, o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado. Confira!

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...