fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

7 dicas para se acostumar com o treino em casa

Não gosta do ritmo frenético das academias? Então conheça as vantagens do treino em casa e abandone o sedentarismo hoje mesmo
Da redação
28/08/20
Todo mundo sabe que quem busca uma vida com mais saúde deve incluir atividades físicas em sua rotina. Mas, sabemos também que para algumas pessoas, ir à academia pode ser um verdadeiro sacrifício. E é exatamente aí que entra o treino em casa, exercícios físicos a distância ministrados por educadores físicos renomados. Quer dar os primeiros passos rumo a uma vida mais saudável, mas a falta de tempo não deixa? Então acompanhe o artigo a seguir. Nele, você encontrará 7 dicas valiosas para se acostumar com treino em casa e dessa forma cuidar da saúde física e mental com apenas alguns minutos por dia.

Por que treinar em casa?

Rotina corrida, distância ou falta de adaptação ao ambiente de academia não podem ser desculpas para você não praticar atividades físicas. Até mesmo porque atualmente você conta com as facilidades proporcionadas pelas aulas online. Elas permitem que você tenha um estilo de vida mais saudável, do conforto do seu lar. Treinar em casa vai garantir que você usufrua das vantagens de se praticar atividades físicas, ainda que pratique apenas um pouquinho por dia. Ou seja, você manterá seu sistema imunológico fortalecido, o bom humor e a autoestima em dia, além de se beneficiar com uma série de outras vantagens.

Benefícios do treino em casa

Além dos benefícios já expostos anteriormente, existem várias outras vantagens proporcionadas pelo treino em casa, a saber:
  • Mais economia, quando comparado às mensalidades de uma academia;
  • Poder se exercitar no seu próprio ritmo;
  • Assistir as aulas no horário mais conveniente;
  • Fortalecimento muscular;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Alívio do estresse;
  • Melhora do sono;
  • Redução de medidas;
  • Mais flexibilidade.

7 dicas para se acostumar com o treino em casa

Sem dúvida, mudança de hábitos é um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Por isso, a seguir você vai conferir 7 dicas infalíveis para se habituar com o treino em casa e dessa forma ter uma vida com mais saúde e disposição.

Crie uma rotina

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer uma rotina e se manter perseverante nela. Portanto, separe os horários para cada tarefa que você precise cumprir no seu dia e não esqueça de colocar o seu treino nessa lista. Certamente, essa é uma maneira eficiente de não se esquecer da sua nova tarefa ou ainda, de deixá-la para depois e acabar não fazendo. Até mesmo porque quando você coloca seu treino como uma atividade a ser cumprida você informa ao seu cérebro que aquele evento é importante. E assim, as chances de você pular ou não fazer ficam bem menores.

Respeite os limites do seu corpo

Logo depois ter criado uma rotina, é bem provável que você já comece a treinar. Entretanto, as dores musculares iniciais tendem a fazer com que você desista logo de início. Porém, saiba que isso é normal. Nesse caso, o melhor caminho é não se deixar abater. Sem dúvida você deve respeitar os limites do seu corpo, reduzindo o tempo dos treinos ou então, se exercitando em dias alternados. Faça isso até que esteja recuperado e então, vá aumentando aos poucos a intensidade dos exercícios.

Realize o treino em casa em conjunto

Outra forma de se acostumar com o treino em casa é partilhando esse momento com amigos, filhos, companheiro etc.
Então, se puder convide mais alguém para treinar junto contigo. Certamente vocês vencerão juntos a preguiça e o desânimo e conquistarão uma vida mais saudável.
treinar em casa em dupla

Escolha um bom repertório de músicas

Além das dicas mencionadas anteriormente, não se esqueça de montar a sua playlist de treino em casa. Isso porque a música tem o poder de animar qualquer atividade, melhorar o humor e minimizar a sensação de cansaço. Portanto, sempre que for praticar seus exercícios escolha um bom repertório de músicas. Aumente o volume e espante a preguiça!

Adote uma alimentação saudável

Para conquistar resultados eficazes com o seu treino em casa, também é preciso cuidar da alimentação. Afinal de contas, uma dieta rica em nutrientes fornecerá a energia que você precisa para ter um bom desempenho nos seus treinos online. Contudo, se você não sabe como montar pratos deliciosos e ricos em nutrientes, as aulas online de alimentação saudável podem ser de grande ajuda. Que tal aprender a montar um cardápio funcional completo? Ou a preparar refeições equilibradas para atletas e praticantes de atividades físicas? alimentação saudável

Monte um treino em casa com aulas online

Ademais, monte um treino em casa baseado nas suas preferências. Em outras palavras, isso significa dizer que se você não gosta de musculação, pode optar pelo treino funcional. Ou ainda, pelo Superioga ou pelo Ballet Blend. treinar em casa com qualidade
E essa é justamente a grande vantagem das aulas online, permitir que você escolha a modalidade de exercícios físicos que mais te agrada para desfrutar de todos os seus benefícios do conforto do seu lar. Dessa forma, alcançar seus objetivos será muito mais fácil, sejam eles de redução de medidas, melhora do condicionamento físico ou alívio do estresse.

Tenha em seu celular um aplicativo de saúde e bem-estar

Por fim, a nossa última dica refere-se às facilidades proporcionadas pelos aplicativos de celular. Com eles, é possível não apenas realizar um treino em casa, mas onde você estiver e no melhor horário para si. Com o app Namu, por exemplo, basta apenas alguns cliques na tela do celular para encontrar a solução online para o seu corpo e para a sua mente. São aulas de yoga, meditação, pilates, alimentação saudável entre várias outras, que certamente farão a diferença no seu objetivo de manter-se ativo sem sair de casa. Além disso, o app Namu ainda atua como facilitador dos seus treinos, já que você terá aulas personalizadas de acordo com os seus objetivos. Gostou? Então clique aqui, conheça o aplicativo Namu e tenha mais saúde e qualidade de vida na palma da sua mão.

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...