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Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela bate ponto. Quem sofre de TPM sabe dos incômodos que esse mal pode trazer para o dia a dia. Mas, a boa notícia é que você pode amenizá-los de maneira natural, pois existem vários alimentos que ajudam na TPM. Para quem não sabe, a Tensão […]
Equipe Namu
25/04/21
Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela bate ponto. Quem sofre de TPM sabe dos incômodos que esse mal pode trazer para o dia a dia. Mas, a boa notícia é que você pode amenizá-los de maneira natural, pois existem vários alimentos que ajudam na TPM. Para quem não sabe, a Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas causados pela alteração hormonal que acontece durante o ciclo menstrual. De fato, ela não é considerada uma doença, mas quem sofre com ela bem sabe como os seus sintomas podem atrapalhar o dia a dia.  De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres sofrem com a TPM considerada leve, aquela que causa irritabilidade, ansiedade, enxaqueca e até mesmo enjoos. Entretanto, aproximadamente 8% das mulheres possuem sintomas graves, que causam depressão e pensamentos que podem ser fatais. Felizmente, em ambos os casos dá para aliviar os sintomas com a mudança no estilo de vida. Praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma alimentação saudável estão no topo das atitudes que se deve ter para conviver bem com os processos naturais do organismo. E por falar em alimentação, conheça a seguir 7 alimentos que ajudam na TPM.  

Verduras verde-escuras

  As verduras verde-escuras como couve e brócolis contêm bastante cálcio. Esse mineral melhora a contração muscular, aliviando as cólicas. Além disso, controla os impulsos nervosos, atenuando a irritabilidade. Essas verduras também possuem ômega-3, magnésio e vitaminas, substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo. Ainda, são excelentes fontes de fibras, que regulam o sistema digestivo e combatem os sintomas da TPM em diferentes aspectos.  

Peixes e aves

  Tanto o frango como o atum também são alimentos que ajudam na TPM, pois são ricos em um aminoácido chamado triptofano. Essa substância estimula a produção de serotonina pelo organismo, mais conhecida como hormônio do bem-estar. A serotonina ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, melhora o humor e a qualidade do sono.  Além dos peixes e do frango, o triptofano também pode ser encontrado em leguminosas como o feijão, ervilhas e amendoim, além das nozes e sementes de girassol e abóbora.   Quanto aos peixes, estes possuem ainda altas concentrações de ômega-3, substância anti-inflamátoria e antioxidante, que atua na redução das dores de cabeça e cólicas. Ainda, controla os níveis de estresse, aliviando a irritabilidade e os pensamentos negativos.   

Banana

  A banana é uma fruta completa, rica em vitamina B6, que também estimula a produção de serotonina. Além disso, a fruta também é fonte de potássio, mineral que atua na contração muscular evitando cãibras e amenizando as cólicas. Outro mineral presente na banana é o potássio, que ajuda a combater a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço. Ainda, a fruta é fonte de carboidratos, que dão energia e combatem o desânimo. 

 

Aveia

  Já a aveia é rica em vitamina B6, ácido fólico e triptofano, substâncias que ajudam a estabilizar os níveis de serotonina no organismo. Juntas, elas melhoram o humor, o sono e reduzem consideravelmente a irritabilidade durante o período menstrual. Mas não apenas isso. A aveia, assim como os demais cereais integrais, é considerada um dos alimentos que ajudam na TPM também por outros motivos. Só para se ter uma ideia, ela é rica em fibras, que regulam o intestino e oferecem ao organismo a sensação de saciedade. Isso, por sua vez, controla a compulsão alimentar na TPM.  

Abacaxi

  Rico em vitaminas e minerais como cálcio e ferro, o abacaxi possui bastante água e fibras. Por isso, melhora o trânsito intestinal e o sistema digestivo. Além disso, possui também vitamina C, substância anti-inflamatória, antioxidante e imunoprotetora.  E como se já não bastassem todos esses benefícios, a vitamina C também possui efeito diurético. Essa propriedade faz com que os rins eliminem água e sódio do organismo, reduzindo o inchaço e a pressão arterial.  

Abacate

  Outro entre os alimentos que ajudam na TPM e que não pode faltar no seu cardápio caso você sofra com o problema é o abacate. Ele é rico em vitamina E, substância anti-inflamatória que alivia as dores das cólicas e a sensibilidade nas mamas.  Além disso, o abacate também é uma excelente fonte de ômega-3. Conforme pontuamos anteriormente, esse ácido graxo essencial equilibra o metabolismo, regulando a produção de hormônios durante o ciclo menstrual. Portanto, incluí-lo em sua alimentação pode significar a redução dos níveis de irritabilidade e depressão durante esse período.  

Arroz integral

  Para finalizar a nossa lista de alimentos que ajudam na TPM temos também o arroz integral. Ele possui magnésio, mineral que atua na melhora do humor, na diminuição da irritabilidade e ainda facilita a absorção de cálcio pelo organismo. O alimento também possui vitamina B6 que combate o enjoo e as dores de cabeça.   

Lidando com a TPM além da alimentação

  Conforme você aprendeu neste artigo, é possível amenizar os sintomas pré-menstruais com a inclusão de alguns alimentos que ajudam na TPM em sua dieta. Mas, para que os resultados obtidos com essa mudança sejam duradouros, é preciso combinar a sua rotina alimentar com outras práticas benéficas, como se exercitar regularmente e fazer atividades focadas no relaxamento mental. Os exercícios físicos, por exemplo, também estimulam a produção de serotonina, endorfina e adrenalina, substâncias que regulam o humor e diminuem as dores musculares. Enquanto isso, práticas milenares como yoga e meditação ajudam a relaxar profundamente, reduzindo o estresse e a ansiedade. E graças à tecnologia, você pode cuidar do corpo, da mente e da alimentação por meio de um único aplicativo. Com o super app Namu você tem acesso a várias aulas de atividades físicas, receitas de diversas dietas e mais de 150 meditações guiadas que vão te ajudar a passar pelo ciclo menstrual de forma muito mais tranquila. Baixe já, disponível no Google Play e na App Store.  


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