fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Como cuidar do corpo e mente em conjunto?

Mesmo com a correria do dia a dia, cuidar do corpo e mente é essencial para construir uma rotina saudável e livre de doenças
Da redação
21/10/20
Que ter corpo e mente saudáveis é fundamental para uma vida equilibrada e feliz, não há dúvida alguma. Afinal, esses dois fatores são muito importantes para que a rotina seja levada com qualidade, sem nenhum tipo de doença física e/ou mental.  Porém, também é fato que esse é um desafio um tanto quanto difícil. Afinal, com a correria do dia a dia, encontrar um espaço de tempo para se manter saudável é uma tarefa complicada. Contudo, ela não deve ser deixada de lado nunca.  Por isso, no artigo a seguir você vai conhecer 5 dicas práticas para cuidar do corpo e mente ao mesmo tempo. Desse modo, você vai aprender as melhores maneiras de manter sua vida equilibrada e cheia de qualidade, com disposição para todas as demandas diárias. Acompanhe!

1. Adote uma dieta saudável

  Uma alimentação saudável envolve o consumo de diversos itens nutritivos De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, cerca de 80% dos brasileiros entre as classes A e B se alimentam mal. Ou seja, não possuem um cardápio equilibrado, com os nutrientes necessários para manter a saúde em dia.  Isso, por sua vez, possui influência direta no estado do corpo e mente. Afinal, sem as vitaminas que precisamos nossa saúde física e mental não se desenvolve de forma correta, ficando muito mais suscetível a todos os tipos de doenças.  A matemática para isso é simples: nosso estado psicológico é formado pela presença de diversos hormônios diferentes. Com uma alimentação deficiente, substâncias como endorfina e serotonina, responsáveis pelo sentimento de felicidade, acabam não sendo produzidas. Isso, por sua vez, faz com que o indivíduo tenha menos energia em seu dia a dia.  Sendo assim, a melhor dica para acabar com esse problema é adotar uma dieta saudável, com nutrientes e cores variadas. Eles nutrem e regulam o organismo e te deixam mais disposto para enfrentar o dia a dia.

2. Pratique atividades físicas de acordo com os seus gostos pessoais

Que as atividades físicas são muito importantes para o nosso corpo, não há dúvida alguma. Porém, você sabia que elas também são fundamentais para manter a saúde mental em dia?  Afinal, quando praticamos exercícios movimentamos corpo e mente ao mesmo tempo. Assim, é possível estimular a concentração, diminuir o estresse e ainda fortalecer os músculos. Além disso, ainda é possível eliminar aqueles quilinhos indesejáveis. No entanto, para que os exercícios realmente produzam o resultado desejado é muito importante que eles estejam de acordo com as suas preferências. Ou seja, realizá-los deve ser encarado por você como algo prazeroso.  Por esse motivo, tão importante quanto manter a prática várias vezes por semana é escolher o exercício certo. Caso você goste de atividades de alta intensidade, por exemplo, pode optar por treinos funcionais. Mas, caso prefira algo mais calmo, tanto o yoga quanto o pilates são excelentes opções. O fato é que independentemente da sua escolha, ambos estão disponíveis em apps de saúde e bem-estar que reúnem conteúdos para seu corpo e mente, bem como rotina alimentar.

3. Conheça a prática da meditação 

Quando se trata de cuidar de corpo e mente ao mesmo tempo, não há atividade mais indicada do que a meditação. Afinal, ela alivia o estresse e aumenta a concentração, ajudando muito quem precisa ter um dia a dia mais leve.  De acordo com um artigo publicado na Época, a meditação tem até mesmo o poder de rejuvenescer o cérebro. Portanto, é indicada para pessoas de todas as idades, profissões e condições mentais.  No entanto, o poder da meditação vai muito além dos benefícios psicológicos. Ela é recomendada para quem deseja cuidar do corpo e mente porque também pode trazer diversas vantagens ao nosso organismo. Quando aliada a práticas como o yoga, seu poder é verdadeiramente transformador, trazendo muito mais saúde e qualidade de vida para a rotina de seus praticantes. 

4. Use um calendário para organizar a sua rotina 

Como citamos anteriormente, sem dúvida alguma a correria do dia a dia é um dos maiores empecilhos de quem deseja cuidar do corpo e mente. Afinal, com o pouco espaço de tempo para cozinhar, se alimentar e dormir bem, fica muito difícil manter a saúde física e psicológica sempre em dia.  Nesse sentido, ter um calendário para anotar as tarefas e se organizar pode ajudar bastante. Com ele você também poderá ter um maior controle de quais dias da semana conseguiu cumprir com suas demandas e como está a distribuição do seu tempo.  Felizmente, já existem no mercado aplicativos de celular que te ajudam a se organizar sem nenhuma complicação. Com eles, além de acesso a conteúdos personalizados conforme as suas características pessoais e objetivos, você também tem acesso a um calendário para gerenciar as suas atividades agendadas. Dessa forma, você não vai pular nenhuma atividade por esquecimento. E isso, certamente transformará o ato de cuidar do corpo e mente em um hábito saudável mais rapidamente.

5. Não se esqueça de beber água! 

Não é segredo para ninguém que devemos beber bastante água todos os dias. No entanto, pesquisas revelam que os brasileiros ingerem menos água do que o necessário. Caso você faça parte dessas estatísticas, saiba que a baixa ingestão hídrica pode causar uma série de consequências para o seu corpo e mente. Fraqueza, problemas nos rins, dores musculares, ansiedade e tendências depressivas são apenas alguns exemplos de problemas que você pode vir a ter por não beber água na quantidade certa.    Sendo assim, uma dica super prática é ter uma garrafinha com água por perto, para se manter sempre hidratado. A quantidade diária necessária varia de acordo com o peso e altura de cada pessoa, porém, médicos e especialistas em nutrição recomendam a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia.  E mais uma vez graças aos aplicativos de saúde e bem-estar para celular, você pode se manter hidratado. Isso porque alguns oferecem controle de ingestão de água. Assim, você vai poder acompanhar o quanto de água já bebeu e o quanto ainda falta beber para atingir a meta diária. Sem dúvida essa é uma forma prática e divertida de cuidar do corpo e mente em conjunto. Gostou? Então conheça o Super App Namu, o aplicativo que vai revolucionar a sua rotina de autocuidado!

corpo e mente


Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...