fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Descubra como começar o dia com leveza e tranquilidade

Você é aquela pessoa que gosta de começar o rotina com mensagens de bom dia? Será que é possível se manter informada(o), começar o dia bem e ter uma rotina mais leve, tudo ao mesmo tempo?
Da redação
21/08/20
Você é aquela pessoa que gosta de começar o rotina com mensagens de bom dia cheias de otimismo e positividade ou é aquela que quer logo se atualizar sobre as notícias da manhã, quem nem sempre são as melhores para ouvir? Será que é possível se manter informada(o), começar o dia bem e ter uma rotina mais leve, tudo ao mesmo tempo? Quando temos um trabalho estressante, quando nossa rotina está cheia de problemas para serem resolvidos, assim que a noite chega só queremos saber de descansar. Muitas vezes, não temos tempo para fazer aquilo que gostamos, e nossas vidas se resumem a um nervosismo interminável. Na maioria dos casos, não há uma solução mágica para as questões que consomem nosso tempo, e precisamos de muita força e disposição para não perder o ânimo e a vontade de viver, apesar disso. Ao trazer leveza e tranquilidade para os nossos dias, iremos notar que muitos dos problemas que enfrentamos, por mais difíceis e sérios que sejam, não precisam guiar todos os nossos sentimentos. Quantas vezes você já sentiu que nada poderia te animar? Quantas vezes você quis que outra pessoa assumisse o seu lugar para você ter um tempo de descanso? Esses são pensamentos de pessoas que estão esgotadas, que passam pelos dias cobertas pelo peso das responsabilidades, das consequências dos próprios atos e, às vezes, por crises que sequer foram criadas por elas. Se você sente que a vida não está sendo generosa com você, está na hora de adotar uma nova perspectiva sobre a sua trajetória. Embora o seu passado não possa ser alterado, ainda é possível fazer muito pelo seu futuro, começando pelo seu presente! A seguir, descubra como começar o dia com leveza e tranquilidade!

Como vencer o mau humor matinal?

Sabe quando você sente que acordo com o pé esquerdo? Quando tem uma sensação de que nada dará certo, quando seu cabelo está mais bagunçado do que o normal e quando você não está se sentindo muito bem? Todo mundo já passou por isso uma vez na vida, e mesmo assim não sabemos o que fazer para prevenir que isso aconteça, ou para remediar essas sensações. Em primeiro lugar, você deve aproveitar o seu momento de descanso para descansar. Se você terá que acordar cedo, por exemplo, tome um chá antes de ir dormir para pegar no sono mais rápido, e para que os seus problemas não ocupem os seus pensamentos nesse período reparador. Caso você tenha enfrentado uma discussão durante a noite, o melhor a fazer é retomar o diálogo respeitoso com essa pessoa. É mais difícil dormir quando sentimos que há algo não resolvido, ou quando ficamos matutando tudo que precisamos conversar com alguém. Não leve esse tipo de preocupação para o seu sono! Resolva os conflitos antes de adormecer. acorde melhor - mensagens de bom dia
Se você dormir pelo tempo necessário para descansar, vai perceber que a sua disposição pela manhã será muito maior, e que é mais fácil lidar com um cabelo embaraçado. Para deixar a sua manhã ainda mais leve, separe no dia anterior as roupas que você pretende usar. Além de poder dormir mais um pouco, você não precisará nem gastar neurônios montando um visual rapidamente!
Também é essencial uma boa alimentação para combater o mau humor matinal. Tenha em casa alimentos leves, como frutas, castanhas, aveia e pães integrais. Esses grupos de alimentos são responsáveis por fornecer energia sem trazer aquela sensação de que o corpo está pesado. Os cereais cumprem muito bem essa função, além de serem saborosos e crocantes.

Como cultivar pensamentos positivos?

Vamos supor que você seguiu todas as recomendações do tópico anterior, e ainda assim sente que os seus dias não são os melhores possíveis. Será que os seus pensamentos estão acompanhando os seus hábitos de alimentação e de sono? Ou será que você está sendo consumida(o) por uma série de inquietações que prejudicam sua paz? Não é fácil manter os pensamentos positivos quando nos deparamos com uma realidade tão dura e difícil. Porém, precisamos fazer o esforço de reconhecer todas as coisas boas que fazem parte das nossas vidas. Pense um pouco, toda manhã, sobre o que você já conquistou, sobre as pessoas que você ama e sobre o seu processo de evolução. Não existem motivos para se orgulhar de si? Os pensamentos positivos são cultivados a partir da gratidão e da autoconfiança. Uma vez que temos consciência do nosso potencial e de tudo que já alcançamos, os pensamentos negativos vão diminuindo com o tempo. Se você sente dificuldade para identificar as pessoas que se importam com você, ou se não consegue visualizar todo o seu potencial, procure auxílio médico! Os pensamentos negativos frequentes, em alguns casos, podem ser uma indicação de que o seu corpo precisa de ajuda.

Devo me afastar do noticiário?

Tomar café da manhã enquanto assistimos ou lemos o noticiário é uma forma de nos atualizar sobre o mundo, o que garante que teremos um posicionamento crítico sobre os mais variados assuntos. Porém, nem sempre a onda de pessimismo e negatividade decorrente das notícias nos traz bem-estar, ou o sentimento de que precisamos mudar o mundo. Se você sente impotência, desilusão, depressão, ansiedade ou tristeza ao se deparar com acontecimentos que te fazem perder a fé na humanidade, deixe as notícias para depois. Você não precisa saber tudo de uma vez, nem ter uma opinião formada sobre tudo que está acontecendo. Use o horário do almoço ou o momento em que você chega em casa para entender os fatos mais marcantes da semana. Dessa forma, você terá aproveitado a maior parte do seu dia para lidar com as suas questões sem preocupações externas, e ainda se manterá informado(a) sobre o que está ao seu redor.

Ignorar os problemas é a solução?

Muitas pessoas acreditam que uma vida mais positiva e feliz está pautada, exclusivamente, em ignorar os problemas que temos e agir como se eles não existissem. Afinal, são justamente essas questões que roubam nossa paz, então, ignorá-las parece o melhor caminho para trazer mais leveza à rotina. Ainda que esse pensamento faça algum sentido, ignorar os seus problemas não fará com que eles desapareçam. Pelo contrário, eles podem crescer com o tempo, fazendo com que você se distancie de solucioná-los com mais facilidade. “Hakuna matata” é o conceito ideal para animais de um filme, mas não pode ser aplicado na vida real! Em vez de esquecer os seus problemas ou de ignorá-los, você deve traçar um plano para resolvê-los. Em um dia da semana, que pode ser no sábado ou no domingo, organize o que você fará ao longo dos próximos dias. Assim, você saberá o que esperar da sua rotina e terá mais tempo para definir quais são as suas ações diárias, evitando estresse. Depois que você incorporar esses novos ensinamentos ao seu cotidiano, vai perceber que uma vida leve e tranquila não é uma consequência de uma vida sem problemas. Um dia que começa com leveza e tranquilidade é o resultado de um esforço diário para que nossas questões sejam resolvidas com calma, para que as notícias informem em vez de causar pânico e para que tenhamos uma boa noite de sono. Nem todos os dias serão fáceis. Em alguns, você eventualmente vai sentir mais dificuldade para se sentir bem. E não tem problema! O importante é que você se sinta bem na maioria dos seus dias, e que sempre tenha motivos para tornar a sua manhã mais feliz. Se a sua tristeza ou ansiedade é permanente e nada parece te ajudar a melhorar, procure auxílio médico.

O resultado

Ao final desse processo de trazer leveza e tranquilidade para a sua manhã, você vai querer que todas as pessoas ao seu redor também vivam assim. Envie mensagens de bom dia para quem você mais ama, valorize as que você recebe e veja como essas palavras diurnas podem aumentar o seu ânimo até a hora de ir dormir! Conteúdo produzido por Mensagens com Amor

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...