fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

As 4 melhores dicas de mudança de hábitos

Quer ter uma vida mais saudável, equilibrada e feliz? Então veja a seguir 4 dicas de mudança de hábitos para começar a praticar hoje mesmo
Da redação
07/12/20
Quem nunca pensou em criar uma mudança de hábitos em sua vida, não é mesmo? Afinal, com a correria do dia a dia muitas vezes acabamos deixando de lado os cuidados pessoais. Sendo assim, nossa saúde fica para trás e pode ser prejudicada. No entanto, também é fato conhecido que ter uma mudança de hábitos não é uma tarefa fácil. Optar por aquilo que é mais rápido de cozinhar é bem comum, bem como não realizar os exercícios que podem ajudar a manter a saúde do corpo sempre em dia. Sabendo disso, reunimos no artigo a seguir algumas dicas simples e práticas para você que deseja trazer uma mudança de hábitos definitiva para a sua vida. Ao colocá-las em prática, certamente ficará mais fácil ter uma transformação completa, sem riscos de ter uma recaída. Quer conhecer quais são? Então acompanhe o artigo até o final.

Entenda qual é o principal problema da sua rotina

Segundo uma pesquisa online realizada pelo IBOPE, cerca de 84% dos brasileiros desejam viver uma mudança de hábitos para viver de maneira mais saudável. No entanto, ainda de acordo com a mesma pesquisa, apenas um terço da população brasileira consegue realmente ajustar sua rotina de forma mais equilibrada. Nesse sentido, é de concordância geral que os principais hábitos prejudiciais à saúde são a alimentação desregulada e a ausência de exercícios físicos. O fato é que a união desses dois fatores resultam em desânimo, dores musculares, obesidade entre várias outras condições físicas e psicológicas. Portanto, a primeira dica importante para iniciar uma mudança de hábitos é entender qual é o principal problema que atrapalha a sua rotina. Pouco tempo para cozinhar? Falta de dinheiro para realizar exercícios na academia? A partir dessa identificação fica bem mais simples trabalhar para mudar esses fatores de maneira específica. Dessa forma, você vai poder superar o que tanto atrapalha a sua qualidade de vida e alcançar seus objetivos muito mais rápido.

Encontre uma forma de se motivar

Quem nunca prometeu iniciar uma nova dieta, mas acabou desistindo no segundo ou terceiro dia? Aliás, essa é uma cena bem comum, tanto para quem deseja perder aqueles quilinhos a mais quanto para quem precisa apenas melhorar a saúde. Se você se enxergou nesse contexto, saiba que na maioria das vezes a mudança de hábitos é deixada de lado simplesmente por falta de motivação. Afinal, em meio a correria pode ser difícil não recorrer às velhas manias. Para fugir desse ciclo é muito importante encontrar um meio de se manter motivado. Para isso, nada melhor do que o uso de aplicativos de saúde e bem-estar. Eles reúnem conteúdos relevantes para o seu dia a dia, como aulas online de atividades físicas, de práticas de relaxamento mental e refeições de diversas dietas. Alguns, inclusive, possuem fóruns de discussão de acordo com o seu objetivo. Dessa forma, você vai poder compartilhar experiências e os resultados da sua nova rotina. Sem dúvida isso vai te manter muito mais motivado a continuar fazendo boas escolhas para si mesmo.

Descubra as atividades que te trazem mais prazer

E se você encara a mudança de hábitos como algo negativo e árduo para a rotina, está na hora de desconstruir essa ideia.  Afinal de contas, com a ajuda da tecnologia viver uma vida mais saudável pode ser extremamente divertido e leve. Por meio de apps de celular, por exemplo, você tem acesso a várias atividades para escolher entre as muitas opções aquela que mais te agrada. É aliviar o estresse e a ansiedade o que você precisa? Então escolher práticas milenares como o yoga e a meditação podem ser boas alternativas. Gosta de atividades mais dinâmicas e focadas na perda calórica e condicionamento físico? Nesse caso, o melhor caminho é optar por treinos fitness. Agora, se você gosta de cozinhar, não deixe de apostar em aulas online de gastronomia saudável. Sem dúvida esse processo de autoconhecimento vai te ajudar bastante a se manter motivado por mais tempo no seu objetivo de transformar a sua vida. A partir do momento que você encontra prazer no que faz, fica muito mais fácil continuar fazer dessas novas atitudes um hábito. dicas de medança de hábitos

Cuide também da sua saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 23 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental. Os dados são alarmantes e estão diretamente ligados a problemas como estresse e insônia, fatores muito comuns quando o indivíduo não tem uma rotina saudável. Nesse sentido, fica evidente que cuidar da saúde mental é mais um aspecto que você deve levar em conta em sua nova meta de mudança de hábitos. Nesse caso, práticas meditativas, yoga, pilates entre várias outras atividades podem ser bem úteis. Além delas, reservar um tempo de qualidade para si mesmo e para a família são algumas atitudes que te ajudam a se manter saudável emocionalmente. E não se esqueça: para uma mudança de hábitos efetiva, use a tecnologia a seu favor. Atualmente vários aplicativos podem te ajudar, tornando esse processo mais gostoso e produtivo. Não acredita? Então conheça o super app Namu, o único aplicativo do mercado que reúne em um só lugar soluções para o seu corpo, mente e alimentação. Elaborado em parceria com profissionais altamente qualificados, ele possui tudo que você precisa para viver uma transformação de vida completa. Só para se ter uma ideia, ele possui mais de 240 aulas de atividades físicas, mais de 980 refeições de diversas dietas para todas as necessidades e mais de 150 meditações guiadas. Assim, você vai poder cuidar da sua rotina alimentar, saúde física e mental quando e onde quiser.

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...