fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Hábitos saudáveis: o passo a passo para mudar seus hábitos e ter disciplina

E quem disse que para adotar hábitos saudáveis é preciso muito dinheiro e tempo livre? Confira a seguir 5 passos simples para mudar a sua rotina
Da redação
05/10/20
Quem nunca pensou em fazer uma mudança de vida total e começar a ter hábitos saudáveis que atire a primeira pedra. Afinal, na correria do dia a dia, é comum descuidarmos de nossa própria saúde e, a longo prazo, sentirmos os efeitos negativos disso.  Contudo, o conceito de que para ter hábitos saudáveis é preciso dispor de tempo livre e muito dinheiro faz com que uma grande parcela da população sequer se arrisque a começar. Por isso, problemas como o sedentarismo e a hipertensão são comuns na atualidade, representando as dores de uma geração com pouco tempo para cuidar de si.  Mas, caso queira evitar esses males, leia o artigo a seguir. Nele, você vai conferir 5 dicas simples para colocar em prática hoje mesmo e viver com muito mais qualidade de vida!

O que são hábitos saudáveis?

Ao contrário do que muitos pensam, os hábitos saudáveis não se restringem apenas à alimentação equilibrada e à prática de atividade física. Na verdade, eles dizem respeito a todos os costumes adotados com a finalidade de cuidar da saúde física e/ou psicológica. Dessa forma, uma rotina de cuidados com a pele, bem como aulas online de yoga, pilates e meditação para equilibrar corpo e mente são bons exemplos de hábitos saudáveis. Além disso, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, beber bastante água e dormir pelo menos 8 horas por dia também devem estar na sua lista, caso a sua intenção seja a de ter uma rotina mais equilibrada.

Hábitos saudáveis: 5 passos para construir uma rotina equilibrada 

Como você pode perceber, os hábitos saudáveis abrangem uma série de atitudes que você pode adotar em seu dia a dia. No entanto, para incorporá-los em seu cotidiano é preciso muita disciplina, já que eles exigem esforço e muita dedicação.  Quer fazer escolhas mais saudáveis, mas não sabe por onde começar? Então confira a seguir 5 passos para ter uma verdadeira e permanente mudança de vida!

1. Entenda quais são os seus principais problemas

Para começar a adotar hábitos saudáveis é essencial entender quais são as suas principais falhas nesse quesito. É o fast food que você tanto gosta? O refrigerante que acompanha as refeições? Ou será a preguiça que te impede de levantar do sofá e praticar atividades físicas? O fato é que com essa compreensão você poderá listar os elementos que estão impedindo que você viva com mais qualidade. A partir disso, certamente saberá o que deve ser mudado para ter uma vida mais leve.

2. Crie uma rotina equilibrada 

Logo depois de ter feito uma lista com as principais atitudes que você deve mudar para ter hábitos saudáveis, é hora de colocá-las em prática. Mas como fazer isso afinal? Neste caso, o melhor caminho é inserir as mudanças aos poucos em sua rotina até que se tornem hábitos. De acordo com o psicólogo Jeremy Dean, esse é um processo que pode levar em média 66 dias. Se o seu problema é com a comida, por exemplo, aprender a preparar receitas funcionais pode ser uma boa opção. Para que isso seja possível, dedique pelo menos dois dias da semana ao aprendizado. Aos poucos, vá aumentando o número de dias até que preparar refeições saudáveis e nutritivas se torne um hábito. O mesmo se aplica à prática de exercícios físicos e de atividades focadas na saúde mental. 

3. Escolha as atividades que você mais gosta 

Com relação às atividades físicas, a dica de ouro é escolher exercícios com os quais você se identifica e sinta prazer em praticar. Pode ser uma corrida no parque, uma partida de vôlei com seus amigos, pilates ou yoga em casa e até mesmo algumas aulas de dança.  Afinal, fazer o que gosta torna muito mais fácil o processo de adquirir hábitos saudáveis. Assim, você não vai encarar as atividades como uma obrigação a ser cumprida, o que costuma deixar tudo mais chato. 

4. Não se compare aos outros

Além das dicas citadas anteriormente, essa sem dúvida é uma das mais importantes. Até mesmo porque as pessoas buscam hábitos saudáveis por muitos motivos diferentes. Alguns por exemplo, buscam o emagrecimento. Enquanto isso, outros procuram formas de controlar a pressão arterial ou o nível de glicose no sangue. Há ainda quem tenha o sonho da hipertrofia, que é o ganho de massa muscular. Neste contexto, a recomendação é que você foque em seus objetivos. É mudar a alimentação que você precisa? Então invista na gastronomia saudável e deixe de lado o colega que se mata levantando peso em academias. O seu objetivo é adquirir consciência corporal e paz interior? Então opte por yoga ao invés de musculação. Lembre-se de cada indivíduo é um ser diferente e que por esse motivo, possui necessidades distintas. Além disso, entenda que querer ter o mesmo corpo do outro (a) e os mesmos resultados só vai te deixar ansioso e desmotivado. Procure sempre se manter dentro do seu objetivo, mas sem comparações. Com isso, tudo ficará muito mais leve e os resultados aparecerão de forma natural, no ritmo do seu próprio organismo. 

5. Faça da tecnologia uma aliada para o seu processo de ter hábitos saudáveis

Não é segredo para ninguém que estamos vivendo na era digital. A tecnologia está completamente inserida em nossas vidas, das TVs de alta definição aos smartphones. A boa notícia é que ela pode ser uma grande aliada em sua busca por hábitos saudáveis. O Super App Namu reúne em um só lugar várias soluções para a sua saúde física e mental. Com ele, por meio de apenas alguns toques na tela do seu celular você tem acesso a:
  • Rotinas alimentares para diversos tipos de dietas, inclusive restritivas;
  • Atividades para o corpo como fitness, laboral, yoga e pilates;
  • Atividades para a mente como meditação, yoga nidra e cultivo do equilíbrio emocional;
  • Controle de ingestão de água; 
  • Contador de calorias;
  • Agenda para organizar a sua rotina;
  • E muito mais.
E aí, está preparado para começar a ter hábitos saudáveis? Então clique aqui e conheça o aplicativo que vai te ajudar a mudar de vida!

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...