fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Mudança de hábitos: conheça 7 segredos

Qual é a sua meta de vida? Alimentar-se melhor? Praticar atividades físicas? A seguir você vai conferir 7 segredos para realizar a mudança de hábitos que tanto precisa
Da redação
10/08/20
O que você pensa quando lê sobre mudança de hábitos? Para alguns se trata de comer melhor, enquanto para outros é sobre reorganizar-se financeiramente. Na verdade, depende dos hábitos de vida que cada pessoa já possui. Mas uma coisa é fato: sem saúde e bem-estar você não consegue melhorar outros pontos da sua vida. Por isso, quem sente que está precisando de uma mudança de hábitos para se sentir mais saudável, pode fazer isso! Quer saber como? Confira mais neste artigo!

7 segredos para a mudança de hábitos

Deixar um hábito antigo e mudar uma parte da sua rotina nunca é fácil. Entretanto, sempre é possível tornar uma mudança menos difícil. Para isso, é claro, algumas dicas podem ser a melhor forma de começar. Nos tópicos a seguir separamos algumas para você entender melhor.

1. Diminua o seu tempo no celular

Você já reparou como passamos mais tempo no celular a cada dia? Algumas pessoas realmente precisam estar conectadas devido ao trabalho, mas depois sofrem para se desconectar. Em meio a isso, nem percebemos que a tecnologia vai nos afetando. Primeiro é o sono que perdemos porque ficamos tempo demais na cama vendo o feed da rede social. Depois, é a ansiedade de conferir a todo momento uma notificação nova. Muitas pessoas chegam a não conseguir comer sem o celular estar ao lado. E convenhamos, isso não é saudável. A mudança de hábitos deve começar aos poucos, limitando os horários para olhar o aparelho e também o uso antes de dormir.

2. Aprenda sobre alimentação saudável

A alimentação sempre exige uma boa dose de mudança de hábitos para se adequar ao que é saudável ao corpo. Mas você não precisa transformar isso em uma tortura: que tal aprender mais em um curso online de cardápio funcional? Esse tipo de conteúdo é ótimo porque não se trata somente de aprender receitas. Na verdade, você aprenderá a importância de preparar os alimentos corretamente. Além disso, entenderá melhor sobre aquilo que o seu corpo realmente precisa.  
Quem está buscando uma mudança de hábitos mais radical e focada na alimentação vegetariana, também pode fazer isso. Hoje em dia há vários cursos online de receitas vegetarianas para você aprender e se alimentar bem!
 

3. Evite o sedentarismo

Um dos principais inimigos da sociedade atualmente é o sedentarismo. Cada vez mais conectados à internet (lembra da dica acima?), esquecemos de praticar exercícios e cuidar da saúde. Além de causar a obesidade, o sedentarismo nos tira a oportunidade de liberar hormônios responsáveis pelo bem-estar. Por isso, comece aos poucos a se exercitar! É claro que cada pessoa tem o seu ritmo. Algumas irão focar em exercícios para emagrecer, mas o pilates também é uma boa opção. Nesse último caso, aliás, há muitas aulas online de pilates para iniciantes. E o melhor é que você pode praticar em casa, por isso não há desculpa para deixar o sedentarismo vencê-lo!

4. Evite fast food

Comida rápida, porém, perigosa. Aliás, é assim que podemos definir o fast food, que tantas pessoas são apaixonadas. Quando falamos em mudança de hábitos, esse é um deles que precisa ficar no passado. Os fast foods são alguns dos responsáveis pelo aumento do número de obesos no mundo todo nas últimas décadas. Ao invés de cair na tentação desse tipo de comida, que tal começar a cozinhar mais em casa? Aproveite também para outra mudança de hábitos: procure uma feira próxima da sua casa. Coloque isso na sua rotina e vá uma vez por semana, assim terá alimentos frescos e realmente benéficos à saúde.

5. Aposte na meditação

Por que uma técnica tão antiga faz sucesso? Você pode descobrir essa resposta se dedicando à meditação. É claro que não é necessário meditar todos os dias ou por várias horas. O ideal é ir no seu ritmo e descobrindo os benefícios da prática para o corpo e a mente da sua forma. O Mindfulness, por exemplo, é um dos tipos mais indicados. A meditação é uma forma de aumentar a sua conexão consigo. É também um convite para desacelerar e aprender a apreciar cada momento único da vida.

6. Comece o dia alongando o corpo

Alongar o corpo não é apenas um “mito”: faz realmente bem para o corpo e a mente. O primeiro benefício mais direto é a melhora da flexibilidade, mas há muito mais para se falar. Quando você começa o dia se alongando antes das atividades isso auxilia a diminuir o risco de lesões. Isso porque o corpo estará mais preparado e aquecido, aliviando a tensão muscular. Além disso, alongar-se também melhora a postura. É por isso, inclusive, que muitas pessoas procuram exercícios de pilates, pois combina alongamento com outros exercícios.

7. Tenha a sua própria horta

O que uma horta caseira e a mudança de hábitos têm a ver? Na verdade, cultivar uma horta caseira é em primeiro lugar uma forma de você se conectar mais com a natureza. Aprender os processos, cuidar da terra e entender o ciclo da horta é quase uma terapia! É claro que há outro benefício: ter alimentos sempre frescos! Além de você economizar, poderá ter os seus alimentos direto da horta, consciente de que foram bem cultivados. Quem tem interesse pode aprender mais em um e-book gratuito de hortas caseiras e começar a praticar. As dicas acima são muito boas, mas elas não acontecem sozinhas: você precisar colocar a mudança de hábitos em prática. Nesse sentido, o aplicativo do Namu pode ser um grande aliado. Até mesmo porque ele reúne em um único lugar conteúdos sobre yoga, meditação, alimentação saudável, exercícios físicos e muitos outros que certamente irão ajudá-lo a criar uma rotina equilibrada e sem dúvida muito mais feliz. Gostou? Então clique aqui para saber mais sobre o aplicativo que vai promover uma verdadeira mudança de hábitos em sua vida.

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...