fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

Mudar hábitos: como saber quando é hora de começar?

Falar sobre mudar hábitos não é apenas uma “conversa motivacional”: é um tema de saúde e bem-estar. Se você quer viver bem, precisa pensar todos os dias nos seus hábitos. E, caso identifique aquilo que o prejudica, é porque está na hora de mudar.   Como fazer isso? Com a rotina cada vez mais agitada, […]
Equipe Namu
04/03/21
Falar sobre mudar hábitos não é apenas uma “conversa motivacional”: é um tema de saúde e bem-estar. Se você quer viver bem, precisa pensar todos os dias nos seus hábitos. E, caso identifique aquilo que o prejudica, é porque está na hora de mudar.   Como fazer isso? Com a rotina cada vez mais agitada, qual o impacto dos hábitos no seu dia a dia? Questionar-se sobre isso já é o primeiro passo, mas mudar os hábitos exige também foco e resiliência. Confira mais no artigo que preparamos!

Por que mudar hábitos?

Assim como toda mudança, é claro que primeiro você precisa entender o significado de aderir a ela. Quando o assunto é mudar hábitos, podemos estar abordando muitos temas, desde o tabagismo até o sedentarismo.    Entretanto, de forma geral, mudar hábitos significa viver melhor, abandonar aquilo que atrasa a sua vida, seja na saúde, no trabalho ou nas relações pessoais. Aliás, você já reparou como hábitos ruins influenciam em todas as áreas da sua vida?   A dificuldade de enxergar os malefícios de alguns hábitos se justifica pelo fato de eles causarem problemas a longo prazo. É como o próprio tabagismo, por exemplo. Talvez você não note nenhuma diferença fumando por um ano, mas e por dez anos?   A alimentação é outro exemplo. Alimentar-se mal durante uma semana super movimentada pode não diminuir a sua qualidade de vida para os próximos 15 anos. Por outro lado, imagine você se alimentar mal por 15 anos: o que poderia acontecer?   Portanto, pensando em todas essas possibilidades e contextos, mudar hábitos é mais do que uma necessidade. Na verdade, essa atitude é uma exigência da sua saúde mental e física, mas que talvez você não esteja “escutando” ainda.   Além disso, independente do hábito que você muda, isso pode melhorar e muito a sua vida:  
  • Fortalece a inteligência emocional;
  • Pode melhorar a qualidade do sono;
  • Estimula a viver melhor em outras áreas da sua vida;
  • Contagia as pessoas ao seu redor a se cuidarem também;
  • Aumenta a rotina de autocuidado.

Identificando hábitos negativos

Antes de mudar hábitos, você precisa identificar os hábitos negativos, não é verdade? É claro que isso depende de cada pessoa e é algo muito pessoal, mas há formas de ajudar.   Primeiramente, temos aqueles hábitos que de forma geral já sabemos que são ruins à saúde e bem-estar:  
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Alcoolismo;
  • Insônia;
  • Consumo elevado de açúcar e comidas industrializadas;
  • Falta de organização.
  Muitas vezes, um hábito pode levar ao outro, como é o caso da má alimentação e a obesidade, por exemplo. Além disso, há outros hábitos surgindo cada vez mais.   Pessoas que passam tempo demais no celular podem não perceber, mas estão prejudicando sua rotina. Além de ser uma forma de procrastinação, isso pode afetar a saúde mental, tirando de você o foco do momento presente, como o mindfulness explica.   Há quem não consiga organizar a rotina para praticar exercícios físicos ou se matricule em academia e gaste dinheiro sem ir. Isso também é um hábito negativo, pois afeta suas finanças e saúde.   Nesses casos, uma pequena mudança poderiam ser aulas online, que facilitam a organização dos seus horários. Contudo, isso é uma solução, mas você ainda precisa se motivar a mudar hábitos para que ela seja eficiente.

Como mudar hábitos?

Um hábito, segundo Aristóteles, é algo muito difícil de ser mudado. Ele pode estar correto, mas não significa que é impossível. Porém, isso nos ajuda a entender que você não elimina simplesmente um hábito ruim: ele é substituído por outro positivo.   Por isso, é importante procurar recursos, ferramentas e materiais que ajudem a criar novos hábitos. O super app Namu é um exemplo de como fazer isso, pois ele concentra várias informações do seu dia. Assim, fica mais fácil monitorar os seus hábitos e mudar.   Você já viu acima que o primeiro passo é identificar os hábitos negativos. Depois, pode inclusive fazer uma lista de quais atitudes precisa adotar para mudar isso.   Pensando em mudanças para viver melhor, há muitos hábitos que podem ser incluídos na sua rotina:  
  • Praticar exercícios físicos;
  • Aprender receitas saudáveis;
  • Cuidar mais do corpo e da mente;
  • Meditar;
  • Organizar melhor o seu dia;
  • Beber bastante água;
  • Dormir melhor.
  O super app Namu se destaca pelas funções que estimulam essas mudanças. Para entender o quanto esse tipo de recurso tecnológico ajuda, você precisa ir mais além.  

Soluções para o seu corpo, mente e alimentação em um só lugar

  Quem precisa mudar hábitos alimentares, encontra no super app Namu várias receitas e aulas de gastronomia saudável. Além disso, há grupos com outros usuários que trocam várias informações, inclusive para quem sofre com restrições alimentares.   Já quem sofre daquele problema de sempre adiar a ida para a academia, pode começar a treinar em casa. Muitas vezes, o ambiente da academia é intimidador, ou até mesmo mais caro. Já com as aulas online, você pode combinar vários exercícios físicos com mais economia.   E para cuidar da mente, que tal apostar em yoga? O mindfulness também está em alta e ajuda inclusive a mudar hábitos como o tabagismo e sedentarismo.   Você reparou no que há em comum em todas essas mudanças? Elas ajudam a cuidar do corpo e da mente, por isso você com certeza vai viver melhor. Se você já identificou que precisa mudar o seu estilo de vida, então é hora de começar.   Conforme você pode perceber, mudar hábitos é o caminho para começar uma nova vida. E graças à tecnologia, essa missão ficou ainda mais fácil.  Através de aulas online, receitas de diversas dietas, contador de calorias, lembretes para beber água entre muitos outros conteúdos, o super app Namu oferece mais praticidade para o seu dia a dia e te ajuda a viver melhor. Conheça o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado e transforme a sua vida.

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...