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Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alongamento para prevenir doenças ocupacionais. Saiba como cuidar da saúde dos seus colaboradores com a tecnologia Se você é gestor de uma empresa e possui colaboradores trabalhando remotamente, saiba que investir na saúde e bem-estar deles é o primeiro passo para ter mais produtividade. Seja por meio de atividades que […]
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Equipe Namu
09/03/22
Aplicativo fitness oferece exercícios de alongamento para prevenir doenças ocupacionais. Saiba como cuidar da saúde dos seus colaboradores com a tecnologia

Se você é gestor de uma empresa e possui colaboradores trabalhando remotamente, saiba que investir na saúde e bem-estar deles é o primeiro passo para ter mais produtividade. Seja por meio de atividades que estimulem o alongamento e o fortalecimento dos músculos ou o equilíbrio emocional,  cuidar de quem ajuda a tornar o seu produto ou serviço conhecido no mercado é fundamental para se destacar da concorrência e vender mais.

Mas não apenas isso. Dedicar alguns minutos do expediente a atividades de alongamento, relaxamento físico e mental e fortalecimento muscular também previnem doenças ocupacionais como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho) e até Síndrome de Burnout. 

A boa notícia é que graças aos aplicativos de celular, seus colaboradores sequer vão precisar deixar o home office para obter todos esses benefícios. Por meio de aulas online ministradas por professores especializados, eles terão mais qualidade de vida com atividades que podem ser praticadas em casa sem nenhuma dificuldade. Conheça algumas delas no artigo a seguir. 

Alongamento

Geralmente os exercícios de alongamento precedem alguma atividade física mais intensa, mas quando são realizados de forma independente também produzem efeitos positivos sobre o corpo. Eles promovem flexibilidade muscular, o que é ideal para prevenir lesões e melhorar a agilidade. 

Por serem considerados exercícios de baixo risco, os alongamentos podem ser praticados por pessoas de todas as idades e condições físicas, incluindo crianças, idosos e gestantes. Embora oferecer mais flexibilidade seja o principal objetivo e benefício da prática, a atividade também:
  • Relaxa o corpo e a mente;
  • Promove consciência corporal;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Diminui tensões e dores musculares;
  • Melhora a postura.


Yoga

O yoga é uma prática milenar mundialmente conhecida por proporcionar equilíbrio entre o corpo e a mente do praticante. Por meio da combinação exercícios físicos, respiratórios e técnicas meditativas, a prática oferece inúmeros benefícios, tais como:
  • Alivia sintomas de estresse, ansiedade e depressão;
  • Promove consciência corporal;
  • Oferece fortalecimento e definição muscular;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz tensões musculares.

Várias posturas de yoga trabalham o alongamento do corpo e por isso a prática também é muito recomendada para quem está trabalhando remotamente. Ela também oferece mais flexibilidade muscular aos seus colaboradores e os deixa mais dispostos para enfrentar os desafios do dia a dia.

Pilates

Outra atividade que ajuda no alongamento dos músculos é o pilates. Assim como o yoga, o pilates também é baseado nas filosofias e tradições orientais e de igual forma busca o equilíbrio entre corpo e mente através da combinação de exercícios físicos e respiratórios.

E se você acredita que para praticar pilates é preciso se deslocar até uma academia ou studio especializado, está na hora de desconstruir essa ideia. Graças ao pilates solo, modalidade em que todos os exercícios são praticados no chão com apenas a força do próprio corpo, é possível se beneficiar com a prática onde e quando quiser por meio de aplicativos de celular.

Semelhantemente ao pilates tradicional, a técnica do pilates solo é eficaz na prevenção e na reabilitação de diversas doenças osteomusculares. Por isso, pode ser uma grande aliada para aliviar dores nas costas, alinhar a postura entre outros benefícios, a saber:
  • Aumentar a capacidade respiratória;
  • Ativar a circulação sanguínea;
  • Oferecer mais coordenação motora e equilíbrio;
  • Promover a consciência corporal;
  • Tonificar e fortalecer os músculos;
  • Aliviar o estresse e a ansiedade.


Ginástica laboral 

Nada melhor do que a ginástica laboral para definir saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Afinal de contas, a atividade foi desenvolvida especialmente para melhorar a condição física dos trabalhadores e prevenir doenças ocupacionais.

A ginástica laboral é composta por exercícios de alongamento, todos de fácil execução e de curta duração. Ou seja, em apenas 15 minutos a prática trabalha membros superiores e inferiores, além da respiração. Sendo assim, é excelente para evitar dores, lesões e ainda reduzir consideravelmente a sensação de esgotamento físico ao fim do dia. 

Quer mais motivos para implementar a ginástica laboral em sua empresa? Então confira a seguir!
  • Melhorar o sistema cardiovascular;
  • Fortalecer os músculos;
  • Melhorar a respiração;
  • Prevenir doenças ocupacionais como DORT, LER, estresse e ansiedade;
  • Melhorar a concentração;
  • Ter mais flexibilidade e agilidade para realizar as tarefas diárias.


 

Corrida estacionária 

Apesar de ser considerada uma atividade aeróbica, a corrida estacionária também é excelente para quem trabalha de forma remota. Até mesmo porque a atividade combate o sedentarismo, melhora a saúde cardiovascular, queima calorias, fortalece os joelhos e os músculos inferiores.

Como o seu próprio nome sugere, trata-se de uma atividade que simula os movimentos de corrida, mas sem sair do lugar. Para praticá-la, tudo o que você precisa é de um bom aplicativo fitness, de uma roupa mais confortável e de um bom tênis no pé. E para obter resultados ainda mais expressivos, experimente intercalar a corrida estacionária com outras atividades, como alongamento, agachamento e levantamento de peso, por exemplo.

Espreguiçar sentado

Para finalizar, um alongamento fácil de fazer e que quando incorporado à rotina dos seus colaboradores pode proporcionar a eles benefícios físicos incríveis. Sentado na própria cadeira de trabalho, o movimento consiste em entrelaçar os dedos das mãos e estender os braços em frente ao corpo.

Logo depois, com as costas apoiadas no encosto da cadeira, deve-se projetar o tronco para trás e passar os braços por cima da cabeça. Além de alongar os músculos das costas, do abdômen e dos braços, o exercício também promove relaxamento físico e mental.

Super app Namu: bem-estar e produtividade na palma da sua mão

Certamente agora você já sabe que é possível oferecer mais qualidade de vida aos seus colaboradores com a ajuda da tecnologia, não é mesmo? Com o super app Namu eles terão acesso a mais de 240 aulas de atividades físicas, incluindo alongamento, ginástica laboral, pilates, yoga e várias outras. 

Ainda, poderão contar com mais de 150 meditações guiadas para obter mais foco, atenção e relaxamento, além de mais 980 receitas de diversas dietas para cuidar do corpo, da mente e da rotina alimentar em conjunto. Tudo isso em um único lugar e o que é melhor: pagando 50% menos do que com as outras soluções disponíveis no mercado. Gostou? Então experimente o super app Namu, disponível no Google Play e na App Store.

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