fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Medicina Integrativa » Ayurveda

Medicina Integrativa

Conheça a medicina ayurveda, aliada do bem-estar

O ayurveda é o sistema de cura mais antigo do mundo. Se levado ao pé da letra, ayurveda significa conhecimento da vida. Ayur- vida; Veda- conhecimento
Da redação
07/05/19

Já sentiu o seu corpo mudar de um dia para o outro? Você dorme bem e acorda dolorido, com aquele princípio de gripe. Mas o que pode ter acontecido? Essa é uma pergunta comum em quem já passou por situações semelhantes. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o organismo já não estava bem. A doença, por mais leve que seja, teve um motivo, um porquê. E é nisso que a medicina ayurveda trabalha.

A medicina ayurveda data mais de 5 mil anos. Se comparada ao seu país de origem, a Índia, ela é nova aqui no Brasil. Os benefícios não eram tão conhecidos até alguns anos atrás. Porém, com o acesso à informação, a técnica acabou ganhando notoriedade na população ocidental, o que faz com que a torne um método medicinal complementar aos tratamentos convencionais. Mas o que é?

A medicina ayurveda

O ayurveda é o sistema de cura mais antigo do mundo. Se levado ao pé da letra, ayurveda significa conhecimento da vida. Ayur= vida. Veda= conhecimento. Para muitos, a prática é o “segredo da longevidade”, é o que ajuda o ser humano a viver em plena harmonia.

A medicina ayurveda acredita que é possível curar uma doença, mas também prevenir que ela se desenvolva. Ou seja, não é preciso ficar doente para cuidar da saúde, você pode se curar mesmo antes dos sintomas aparecerem. Para isso, é preciso seguir um estilo de vida saudável e mantendo o equilíbrio em um todo, no corpo, na mente e no espírito.

“O ser humano foi programado para viver 120 anos. Mas 120 anos de boa vida, sem decrepitude. Nós podemos envelhecer com qualidade de vida, que é o que não está acontecendo nos dias atuais. Então, o ayurveda ensina um estilo de vida para que você consiga manter essa longevidade”, declara a consultora ayurvédica Márcia de Luca.

Não adianta querer tratar um problema de saúde se não encontrar a raiz daquilo que faz mal. É preciso entender o que acontece e não se entupir de medicamentos que podem até fazer efeito na hora, mas depois já não funcionam no organismo.

O ser humano e a conexão com a natureza

A medicina ayurveda acredita que muito do desequilíbrio do ser humano se dá pela falta de contato com a natureza. “Ela preconiza que o ser humano só terá saúde na medida em que ele retornar aos ciclos da natureza. O ser humano deve observar em sua vida os mesmos ciclos da natureza, já que é o microcosmo do macrocosmo”, reforça Márcia. Mas porque isso acontece?

Cada ser humano é único, é individualizado. Cada um sente de um jeito, tem suas próprias vontades, seus próprios gostos. É por isso que o ayurveda trabalha com a individualização de cada um. Uma pessoa que tem ansiedade, tem por um motivo. Já outra pode ter o mesmo tipo de problema, no caso ansiedade, por outro motivo. É preciso entender a fisiologia de cada um.

E dentro dessa medicina, as doenças são tratadas como o acúmulo de toxinas na fisiologia. Essas toxinas vão se acumulando nos canais energéticos, o que acaba por perder o fluxo natural do prana (energia vital). Quando isso acontece, o corpo entra em desequilíbrio, gerando, assim, o problema de saúde. Isso dentro da individualidade de cada um.

Normalmente, a doença se desenvolve na área em que a pessoa está mais propensa, seja por genética ou por constituição física. “Se nós mantivermos esse contato com a natureza e o prana fluindo livremente nesses condutos energéticos, não haverá doença” esclarece a consultora.

ayurveda

Yoga e ayurveda

Entre as práticas interligadas com o ayurveda, está o yoga. E o yoga nada mais é do que um método que une, integra, o corpo, a mente e o espírito. Ele ensina a manter a harmonia e a energia necessária para o equilíbrio em um todo.

A medicina ayurveda utiliza o yoga como ferramenta de cura. Basicamente é um processo que ajuda o individuo a aliviar os sintomas das doenças, além de ajudar a prevenir e a curar as que já estão alojadas.

Ao praticar constantemente, a pessoa sentirá uma melhora no corpo (flexibilidade, melhora da postura, alívio de dores musculares) e na mente (concentração, alívio de estresse e ansiedade, autoestima). Além disso, o yoga é um aliado do autoconhecimento, muito importante para manter a saúde e saber o melhor caminho a ser tomado.  

Ayurveda e os doshas

“Únicos e individuais, o ayurveda divide os seres humanos em três tipos de constituição psicofísica que se chamam doshas. Dosha significa aquilo que obscurece. Então, tudo aquilo que você tem desequilíbrio vai mostrar exatamente que caminho deve ser tomado. O que é bom para mim, não necessariamente é bom para você porque somos únicos”, afirma a consultora ayurvedica Márcia de Luca.

Para entender mais sobre como lidar com cada dosha, o individuo precisa conhecer as suas próprias características, por isso a importância do autoconhecimento.

Segundo a especialista, cada dosha é composto por elementos, importantes para entender o biotipo de cada pessoa. O vata é composto pelo elemento ar e espaço (regue o movimento de todo o corpo). Pitta fogo e um pouco de água (regue o metabolismo, a digestão). Já o kapha água e terra (responsável pela constituição).

A alimentação ayurvedica é de grande ajuda para quem procura esse equilíbrio dos doshas. Alimentos específicos podem ajudar a harmonizar o corpo no dia a dia, como as famosas massalas. Cada um utiliza as especiarias conforme o equilíbrio que necessita no organismo.

Gostou das informações? Que tal manter o equilíbrio entre o corpo e a mente de forma saudável? Nos cursos de yoga e alimentação, você encontra alternativas para mudar o estilo de vida e proporcionar os benefícios que o seu corpo realmente precisa.


Recomendados
Medicina Integrativa

Pacientes precisam de atenção

Pesquisadora da Universidade de Virginia fala s...

Medicina Integrativa

A medicina indígena e do candomblé

Tradições afro-ameríndias ganham espaço no deba...

Medicina Integrativa

Em busca do parto ideal

Novo filme irá discutir a violência obstétrica ...

Medicina Integrativa

O ambiente é capaz de nos curar?

Esther Sternberg, autora do livro Healing Space...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *