fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Medicina Integrativa » Gerais

Medicina Integrativa

Reflexologia podal: estímulos para o sistema nervoso

A reflexologia podal feita corretamente e nos pontos certos pode melhorar a saúde como um todo. Surpreendente? Entenda como isso é possível.
Da redação
31/07/19

A reflexologia podal é muito mais do que aquela (sempre bem vinda) massagem relaxante para os pés após um dia intenso de trabalho. É uma massagem localizada em pontos estratégicos que, quando ativados, trazem também benefícios para toda a saúde. 

Sim, isso é possível. Estes pontos estratégicos em nossos pés estão conectados com nosso sistema nervoso que, por sua vez, se ligam a todos os órgãos do corpo humano. 

Ao tocá-los da maneira adequada e com a pressão correta, a reflexologia podal sensibiliza áreas que podem auxiliar no tratamento de dores, equilíbrio de emoções e prevenção ao stress.

Quer saber mais? Neste artigo, você poderá entender como funciona a reflexologia dos pés e como aplicá-la em seu dia a dia. 

Como a reflexologia podal funciona  

Como apontamos acima, a reflexologia podal atua no sistema nervoso. Mas como isso acontece? Vamos entender um pouco melhor. 

Segundo Guyton & Hall, o sistema nervoso central contém mais de 100 bilhões de neurônios, que recebem informações diárias através de nossas experiências sensoriais. 

Experiências como o tato e de outros sentidos, por sua vez, podem provocar uma reação imediata ou se armazenar no cérebro, sob a forma de memória, por minutos, semanas ou anos, e futuramente determinar reações no organismo.

Estímulos para o sistema nervoso

O sistema nervoso humano é o mais complexo dentre os animais. Sua função básica é receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas a essas variações.

As variações acontecem através de músculos, glândulas, órgãos, tendões e articulações, ou seja, muitos dos pontos ativados pela reflexologia podal. 

reflexologia podal

Dessa forma, as influências externas sobre o sistema nervoso, juntamente com outros sistemas do corpo, contribuem para o equilíbrio do organismo.

Atualmente, há até pesquisas indicando a ligação entre o cérebro, o principal órgão do sistema nervoso central, e o nosso sistema imunológico.  

A Metafísica da Saúde diz que o sistema nervoso é um receptor e emissor de sinais que possibilita ao ser humano a percepção do que se passa tanto dentro do próprio organismo quanto fora do mesmo, ou seja, é o elo consigo mesmo, que proporciona a percepção individual, situando a pessoa em sua própria vida, promovendo a consciência de si.

Reflexologia podal e estilo de vida

A dificuldade de contrabalancear as tensões do dia a dia ocorre principalmente por causa da sobrecarga de tarefas e do medo de expressar opiniões e emoções. Dessa maneira acabamos sobrecarregando nosso organismo tornando-o vulnerável.

Quando nosso corpo atinge seu limite, pode ocorrer o comprometimento da função muscular e limitação dos movimentos, afetando também outras funções como respiração, atividades do intestino e do sistema urinário. 

Não à toa, há tantos tipos de massagens para aliviar dores e relaxar. Todas são bem vindas, mas… como prevenir tais problemas de saúde? 

É aqui que entram os benefícios da reflexologia podal: para evitar tais reações do sistema nervoso ao levar impulsos nervosos certos para a coluna espinal que, por sua vez, distribuirá esses impulsos para a área do corpo que mais precisa. 

Benefícios da reflexologia podal

Os impulsos nervosos vindos da coluna atingem todos os órgãos, funções e partes do corpo humano. Quando a reflexologia podal estimula a região do pé correspondente à área espinal, os efeitos se refletem no corpo inteiro. 

Por tudo isso, os benefícios da reflexologia podal são inúmeros. Conheça alguns deles:

  • Alivia dores musculares 
  • Alivia dores nas articulações
  • Combate o stress e problemas emocionais
  • Melhora o trato digestório
  • Melhora o trato respiratório

Entretanto, os benefícios da reflexologia aplicada nos pés não se limitam em trabalhar apenas a coluna para aliviar dores, nem em trabalhar apenas os sintomas. 

Uma vez que o corpo humano funciona como um todo integrado, localizar as áreas delicadas e aliar a pressão e a técnica adequada por meio da reflexologia potencializará diversos resultados pretendidos.  

Há contraindicações?

Ainda que existam inúmeros benefícios, a reflexologia podal não pode ser feita indiscriminadamente. Essa prática pode ser contraindicada em algumas situações como:

  • Em casos de hemorragia; 
  • Nos dias do período menstrual;
  • Na gestação;
  • Em pacientes com osteoporose;
  • Em doenças graves do coração.

Como a reflexologia podal é feita

Normalmente a duração da massagem nos pés leva de cinco a dez minutos por área acionada. Porém, isso varia de acordo com o profissional e o estado do organismo do indivíduo. 

A sessão de reflexologia pode ser aplicada a cada dois dias quando houver necessidade ou semanalmente para auxiliar na manutenção da saúde.

É importante lembrar que a prática deve ser feita por um profissional especialista, que tenha passado por cursos de reflexologia podal reconhecidos, e que conheça bem o corpo humano e suas funções. Dessa forma, esse profissional deve sempre avaliar seu cliente, para que sejam averiguados os riscos ou contraindicações.

Experimente fazer a reflexologia podal em casa

Confira os 5 passos um exercício de reflexologia podal que você mesmo pode fazer: 

  1. Para o início do tratamento, localize nos pés a região correspondente à coluna (região interna dos pés); 
  2. Massageie então com o polegar em movimento ascendente;
  3. Utilizando o indicador, trabalhe também em sentido ascendente na região da coluna cervical (parte lateral externa do hálux, mais conhecido como dedão);
  4. Ao passar pela área do cérebro (parte acima do hálux, isto é, a região superior da unha), deslize com o polegar até contemplá-la por inteiro;
  5. Para finalizar, apoie o pé de maneira confortável e trabalhe a região da coluna em movimento descendente;

Ah, lembre-se: todos os movimentos devem ser realizados em ambos os pés.

Saúde além da reflexologia podal

A reflexologia podal é uma poderosa aliada para promoção da saúde integral e alívio das dores. Entretanto, não é a única maneira de prevenir tais problemas, e não pode ser feita sem ajuda de um especialista. 

Quer uma alternativa? Confira aqui nosso curso de yoga para alívio de desconfortos do dia a dia. São exercícios simples e eficientes, que você pode aprender online e fazer em casa.


Recomendados
Florais

Fitoterapia: como melhorar a ansiedade

Se você só conhece a passiflora como fitoterápi...

Medicina Integrativa

Fitoterapia: o que é e quais os benefícios?

Método terapêutico, fitoterapia, utiliza medica...