fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Saúde Mental » Gerais

Saúde

5 aulas online para cuidar da saúde mental

Mais baratas e flexíveis, as aulas online permitem que alunos possam cuidar da saúde mental e física sem sair de casa. Conheça a seguir 5 delas
Da redação
28/04/20
Engana-se quem pensa que garantir o bem-estar se resume apenas em praticar atividades físicas e adotar uma alimentação equilibrada. Embora essas sejam atitudes essenciais, é preciso também cuidar da saúde mental para evitar transtornos psicológicos capazes de impactar a sua saúde e vida social. Mas, como fazer isso com uma rotina tão corrida? A seguir você conhecerá 5 aulas online para equilibrar corpo e mente sem sair de casa. Acompanhe!

Por que é tão importante cuidar da saúde mental?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde mental estão relacionados à incapacidade de o indivíduo administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com outras pessoas. Eles também estão diretamente ligados a fatores sociais, culturais e econômicos, como padrões de vida e condições de trabalho, por exemplo. Entre os transtornos mentais mais comuns, podemos destacar:
  • Estresse crônico;
  • Transtorno da ansiedade;
  • Depressão;
  • Esquizofrenia
  • Transtorno afetivo bipolar.
Ainda segundo a OMS, cerca de 30% da população mundial sofre com algum distúrbio psicológico. Porém, estima-se que em países desenvolvidos, entre 35% e 50% das pessoas nessas condições não recebem tratamento. Os números são ainda mais alarmantes quando nos referimos a países de baixa e média renda: entre 76% e 85% das pessoas nessas condições não têm acesso aos programas de saúde. Por isso, cuidar da saúde mental no dia a dia é a melhor forma de garantir qualidade de vida sem recorrer a um sistema de saúde cada vez mais sobrecarregado. Além disso, cabe ressaltar que compreender as próprias emoções e saber lidar com elas impacta não somente a sua vida social, mas também ao seu bem-estar físico de maneira geral.

Cuidar da saúde mental sem sair de casa: confira 5 cursos online

Talvez você esteja se perguntando: mas como cuidar da saúde com um dia a dia tão corrido? A boa notícia é que as aulas online podem ser ferramentas muito úteis para quem tem um dia tão atribulado. Confira a seguir as principais recomendações do Namu para você:

1. Kundalini Yoga Básico - Aliviando o estresse e a ansiedade

Ministradas pela especialista em yoga Subagh Kaur Khalsa, as aulas de Kudalini Yoga são destinadas a todos aqueles que desejam dar os primeiros passos nessa prática milenar. O principal objetivo delas é oferecer ao aluno o equilíbrio entre corpo e mente, contribuindo para o alívio do estresse e da ansiedade, proporcionando assim, bem-estar físico e emocional. Com elas, você vai aprender as técnicas básicas de Kundalini Yoga e poderá praticá-las no conforto do seu lar sem nenhuma dificuldade, já que as aulas são online e em vídeo. Nesse sentido, você poderá cuidar da saúde através de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, tablet, TV ou celular. Para realizar as aulas, você precisa apenas de um tapete de yoga e também receberá um material complementar com biografia da professora e informações relativas ao curso. Por fim, você também receberá um certificado de conclusão ao final do curso.

2. Mindfulness - Meditação em movimento

Semelhantemente às aulas de Kudalini Yoga, as aulas de Mindfulness também oferecem aos alunos benefícios como a redução do estresse, da ansiedade, da depressão e de outras condições psicológicas. Só que nesse caso, a técnica empregada durante as aulas é a da atenção plena, uma modalidade meditativa focada no presente. A partir do momento em que o aluno aprende a focar a atenção nas tarefas diárias, ele se torna mais consciente dos seus atos, o que contribui para a percepção das sensações e emoções. Ministradas pela Drª Tamara Russell, neurocientista, as aulas de Mindfulness – Meditação em movimento trata-se de um treinamento de caráter científico, baseado no estudo da neurociência. Produzidas com toda a responsabilidade, as aulas podem ser realizadas por iniciantes, não requerem acessórios e também podem ser acompanhadas através do smartphone, tablet ou computador.

3. Pilates Terapêutico - Alongamento, fortalecimento e postura

Já as aulas online de pilates terapêutico permitem que o aluno possa cuidar da saúde através de exercícios de alongamento, fortalecimento e postura. Ministradas pela especialista Soraya Sabino, as aulas têm como base o mat pilates (pilates solo), modalidade em que não é preciso o uso de equipamentos. Todos os exercícios são realizados utilizando o próprio peso do corpo. Durante as aulas online, Soraya Sabino ensina os alunos os princípios básicos do pilates, incluindo as posições corretas para praticar os exercícios. E, como elas são voltadas para iniciantes no método, todas as instruções são transmitidas de forma fácil e segura. Como resultado, o aluno tem uma melhora significativa na postura corporal, fortalecimento muscular e flexibilidade. Tais benefícios somados contribuem para o bem-estar no dia a dia, reduzindo dores nas costas e aliviando sintomas de estresse e ansiedade.

4. Cardápio Funcional Completo - Alimentos que nutrem e regulam o organismo

Enquanto isso, o curso cardápio funcional completo tem como objetivo principal fazer o aluno compreender o conceito de alimentação funcional e seus inúmeros benefícios. Ministrado pelo chef Carlos Rosa, o curso é repleto de receitas ricas em sabor e nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Assim como os demais, esse curso também é online e em vídeo. Dessa forma, o aluno pode aprender o passo a passo das receitas e praticá-las sem nenhuma dificuldade. Além disso, o aluno também recebe um material complementar com todas as receitas do curso e após a conclusão, um certificado. Com esse curso, você compreenderá que é possível comer bem sem abrir mão da saúde!

5. Emagrecimento e ganho muscular - Treino funcional em casa

Por fim, o treino funcional em casa permite que o praticante possa cuidar da saúde física e mental. Isso porque essas aulas proporcionam melhor condicionamento físico, mas também aumentam os níveis de hormônios do prazer e da alegria durante a prática, essenciais para afastar distúrbios psicológicos como estresse e depressão. A vantagem dessas aulas online é que elas podem ser realizadas por iniciantes, já que os exercícios propostos são de fácil execução. Baseados em movimentos simples e corriqueiros como pular, correr, sentar e levantar, os exercícios auxiliam na perda de peso, a ter um corpo mais definido e a ser mais ativo no dia a dia. As aulas são online, ministradas pela educadora física Jamille Farath e oferecem certificado de conclusão. Além disso, o aluno ainda recebe um material complementar com dicas importantes para elevar o condicionamento físico e unir fortalecimento com emagrecimento. saúde mental
Quer cuidar da saúde sem sair de casa? Clique aqui e conheça as aulas online que preparamos especialmente para você!

Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Florais

Fitoterapia: como melhorar a ansiedade

Se você só conhece a passiflora como fitoterápi...