fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Saúde Mental » Gerais

Saúde

7 formas simples de cuidar da saúde mental

Porque tão importante quanto cuidar da forma física é cuidar da saúde mental. Veja a seguir 7 dicas para você manter a sua em dia
Da redação
27/04/20
Falar sobre saúde mental ainda é um tabu para muitas pessoas. Embora o número de pessoas que sofrem com transtornos psicológicos seja alarmante, o tema ainda é tratado com preconceito. No entanto, não manter a mente saudável pode afetar o dia a dia. Por isso, é preciso buscar diariamente o equilíbrio entre corpo e mente. Desse modo, vive-se de maneira mais livre e, consequentemente, mais feliz. Com base nisso, reunimos neste artigo várias dicas simples, porém efetivas, para você manter a sua saúde psicológica em dia. Continue lendo e saiba mais!

Por que cuidar da saúde mental é tão importante?

De nada adianta ter um corpo saudável e não conseguir aproveitá-lo por problemas psicológicos. Isso porque quando existentes, eles nos fazem perder vários momentos importantes do dia a dia. Porém, quando nossa mente está completamente saudável, podemos usufruir dos seguintes benefícios:
  • Mais facilidade para lidar com os problemas da rotina;
  • Maior aceitação das mudanças;
  • Autoestima física e mental;
  • Autocontrole emocional evoluído;
  • Mais motivação para tarefas diárias;
  • Maior foco e produtividade nas tarefas profissionais e pessoais.

7 formas simples de cuidar da sua saúde mental

Manter a saúde emocional em dia pode ser muito benéfico ao seu dia a dia. Inclusive, essa tarefa pode ser mais fácil do que se imagina. Veja a seguir algumas atitudes simples que podem contribuir para a melhora da sua qualidade de vida! como cuidar da saúde mental

1. Pratique atividades físicas regularmente

Ao contrário do que muitos pensam, as atividades físicas não trazem apenas benefícios para o corpo. A saúde mental também é diretamente influenciada pela prática, tanto pelos minutos de distração quanto pela questão hormonal. Isso acontece porque quando ativamos nosso corpo, a serotonina, hormônio responsável pelo sentimento de felicidade, é liberado. Desse modo, pode-se sentir mais satisfação e euforia, o que ajuda a ter mais motivação para as demais tarefas do dia. Sendo assim, profissionais da saúde recomendam a prática de atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia.  E você ainda pode optar pela modalidade que mais te agrada, como caminhadas, natação, musculação, yoga, pilates entre muitos outras!

2. Mantenha seu cérebro sempre em atividade

Não há nada mais prejudicial para a saúde mental do que não ter nada para fazer. A ociosidade faz com que tenhamos tempo livre para pensar nos problemas, o que nos faz torná-los maiores do que realmente são. Dessa forma, uma dica valiosa é sempre manter o cérebro sempre ativo. Pode ser através da leitura de um livro, de assistir a um filme interessante ou até mesmo fazer trabalhos manuais (artesanato). O que vale é aproveitar o tempo livre para realizar atividades produtivas e que acrescentarão em sua bagagem cultural.

3. Procure não fazer das redes sociais seu principal foco

Quem disser que não olha as redes sociais no mínimo três vezes ao dia está mentindo. Com a popularização dos smartphones, temos as plataformas digitais no alcance das nossas mãos. Isso, por sua vez, acaba gerando uma relação de dependência, onde os momentos são vividos visando a publicação. No entanto, essa proximidade costuma ser extremamente prejudicial. Afinal, ela faz com que nos mantenhamos em uma sequência de comparações entre a nossa rotina e a dos demais usuários. Isso, por sua vez, gera uma série de frustrações em todos os segmentos da vida. Sendo assim, evite essa relação tão próxima com as redes. Utilize-as como uma distração e fonte de informação para a sua rotina, mas nunca como seu objetivo de vida. Desse modo, poderá aproveitar mais seu dia a dia e viver momentos que nenhuma foto conseguiria descrever.

4. Mantenha uma dieta equilibrada

Essa certamente é mais uma das dicas que vão auxiliar sua saúde mental e física. Uma dieta equilibrada e variada proporciona os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, inclusive do cérebro. Com ela, ganha-se mais disposição para as atividades diárias, pessoais e profissionais. Sendo assim, invista em ingredientes naturais e procure sempre montar pratos bem coloridos. Desse modo, você melhora sua autoestima, se livra daquelas incômodas dores no corpo e garante a longevidade que sempre quis.

5. Pratique meditação

Não há nada melhor para manter a saúde mental do que a meditação. Ela é benéfica em diversos aspectos, desde uma melhor compreensão de si mesmo até o ganho de foco e concentração. Sendo assim, procure trazer essa prática para o seu dia a dia e realizá-la sempre. Para quem ainda não tem experiência com o assunto, uma boa dica é fazer meditação guiada. Através dessa modalidade pode-se dar os primeiros passos na prática e aprofundar os conhecimentos com o passar do tempo. Além disso, os cursos online também podem se fazer bastante úteis.

6. Evite o uso do álcool e do tabaco

Conhecidas como substâncias psicoativas, o álcool e o tabaco são extremamente prejudiciais à saúde mental. São muitas as pesquisas que apontam o quanto os elementos químicos contidos nas fórmulas estimulam o desenvolvimento de distúrbios e doenças mentais. Sendo assim, evite o consumo de ambos até mesmo de maneira social. Assim, você passará a aproveitar de maneira mais saudável os momentos com seus amigos, sem passar pelas consequências da famosa e temida ressaca.

7. Mantenha-se perto de quem você ama

O último conselho da nossa lista é um dos mais importantes para a sua saúde mental. Muitas vezes com a correria do dia a dia acabamos nos afastando de quem mais importa e nos apoia. Isso, por sua vez, gera uma sensação de abandono que é extremamente prejudicial ao cérebro. Por esse motivo, procure se reunir no mínimo uma vez na semana com sua família e amigos. Além disso, mantenha-se sempre próximo através das ferramentas e redes sociais que temos à disposição. Ter um porto seguro é essencial para não se sentir sozinho e manter a alegria sempre em níveis consideráveis. Gostou das nossas dicas para manter a saúde mental em dia? Então clique aqui para ler outros conteúdos como esse para se manter bem informado sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade!

Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Florais

Fitoterapia: como melhorar a ansiedade

Se você só conhece a passiflora como fitoterápi...