fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Cidades » Poluição

Poluição

2013: recorde na emissão de CO₂

O ano também também foi um dos mais quentes e com nível do mar mais elevado
Bruno Torres
27/09/19

Em 2013, as emissões carbono devem bater novo recorde e superar 2012 em 2,1%. Desde 1990, ano que foi assinado Protocolo de Kyoto, a liberação do gás aumentou em 61%. Os números são do levantamento feito pelo Centro Tyndall de Pesquisa de Mudanças Climáticas (Reino Unido) e foi divulgado na 19ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

O ano de 2013 também foi um dos anos mais quentes da história, conforme informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) na conferência, realizada em novembro em Varsóvia, na Polônia. As maiores temperaturas foram verificadas na Austrália. Em 2012, os Estados Unidos foram os recordistas. O aquecimento influencia diversos fatores climáticos, como o aumento do nível do mar que, segundo a OMM, também atingiu recordes em 2013.

Apesar de os gases estufa não serem os únicos a impactar as oscilações de temperatura, constituem um dos principais agentes. Durante a conferência, anunciou uma nova forma de monitoramento para tentar reduzir mais de 30% das emissões. As principais metas do programa são prevenir o desmatamento da Amazônia e do Cerrado, produzir energia através de fontes renováveis e investimento na agricultura com baixa liberação de CO₂.


Recomendados
Poluição

Tipos de poluição: como o excesso de estímulos prejudica a saúde

Os diversos tipos de poluição das grandes cidad...

Sustentabilidade

Bike Anjo: bicicletas nas ruas sem medo

Voluntários ensinam ciclistas como enfrentar o ...