fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Gerais »

Sustentabilidade

Afinal, o que é sustentabilidade?

Quer saber mais a respeito de sustentabilidade e de como colocá-la em prática? Então acompanhe o artigo a seguir
Da redação
25/04/20
Algumas pessoas chamam as boas maneiras de se relacionar com o mundo de "desenvolvimento sustentável". Enquanto isso, outras as chamam de sustentabilidade. Mas, a verdade é que independentemente do termo utilizado para proteger os recursos naturais do planeta, esse é um tema cada vez mais importante e que precisa ser discutido para o bem das futuras gerações. Quer saber mais a respeito de sustentabilidade e de como colocá-la em prática? Então acompanhe o artigo a seguir.

O que é sustentabilidade?

Conforme pontuamos anteriormente, a sustentabilidade está relacionada à maneira com que você se relaciona com o planeta. E isso pode estar presente em vários âmbitos, como na arquitetura, na moda e na própria alimentação. O melhor seria uma convergência entre elas para uma verdadeira forma de se viver. O conceito, como se pode imaginar, deriva de "sustentável”. A sua origem foi em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em Estocolmo. O tema principal era o meio ambiente, abordando sobre o que poderia ser feito para o mundo se desenvolver de forma mais saudável. Assim, o termo passou a abranger toda e qualquer ação capaz de minimizar os impactos produtivos no meio ambiente. Ou seja, possibilitar o crescimento de uma nação sem que os recursos naturais venham a se esgotar.
A base da sustentabilidade é justamente o uso consciente, seja da água, de uma roupa ou até mesmo nas escolhas alimentares. A ideia é diminuir a poluição, a quantidade de lixo produzido e cuidar da grande cadeia econômica do mundo sem levá-lo à exaustão.
sustentabilidade
Pressupõe-se, inclusive, que essa é uma responsabilidade de todos. Então, ela abrange desde as grandes indústrias até os hábitos de cada pessoa em suas próprias casas.

Como praticar?

A melhor forma de colocar a sustentabilidade como foco em sua vida é aumentando a relação com o meio ambiente. Isso significa ter mais respeito pelos recursos que ele oferece e saber como aproveitar isso. A principal proposta é diminuir o consumo irresponsável e descartável. Por isso, a sustentabilidade tem relação direta com as escolhas de cada pessoa, e talvez esse seja o seu maior desafio. Apesar disso, ainda é possível que seja real! Você pode ser mais sustentável comprando menos roupas, mas também reaproveitando os restos de alimentos que normalmente descartaria. Ou, por outro lado, pode plantar uma horta ao invés de comprar legumes congelados no mercado. É claro que incluir a sustentabilidade no dia a dia vai muito além disso, mas há pequenas atitudes que já podem fazer a diferença. O que muda é a forma como cada um pode executar isso na sua vida. Na economia, por exemplo, cobra-se muito a responsabilidade das empresas nesse contexto sustentável. A exigência é de que cada vez mais procurem alternativas limpas de energia, reduzindo os danos à poluição. Para quem deseja incluir hábitos sustentáveis no dia a dia de forma prática, há muitas alternativas. Confira as dicas de algumas delas:
  • Implantar sistemas de economia e reutilização de água em casa;
  • Alimentar-se com base em frutas e legumes;
  • Diminuir o consumo de energia;
  • Reduzir o uso de plástico;
  • Realizar a separação correta do lixo;
  • Evitar o desperdício de alimentos.

Tipos de sustentabilidade

Confira alguns tipos de sustentabilidade para você entender melhor:
  • Ambiental/Ecológica: é focada justamente no uso sustentável dos recursos naturais através de práticas que vão desde a reciclagem até o veganismo;
  • Empresarial: cobra a responsabilidade ambiental e social das empresas, seja na hora de produzir ou na hora de comercializar qualquer tipo de produto/serviço;
  • Social: através das práticas sustentáveis, acredita-se em uma diminuição gradual da desigualdade social, onde todos poderão ter acesso aos serviços básicos e a vida em comunidade será estimulada;
  • Econômica: é a geração de lucros através de práticas consideradas sustentáveis adotando energias limpas, por exemplo.

Sustentabilidade e alimentação

Uma das melhores formas de iniciar a sustentabilidade como uma rotina em sua vida é através da alimentação. Consumir menos produtos industrializados e carnes vermelhas, por exemplo, são práticas que já melhoram a sua relação com o meio ambiente. Além disso, é preciso também reduzir os desperdícios a cada refeição. Se você tem por hábito colocar no prato mais comida do que consegue de fato comer, é preciso repensar nessa atitude. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 30% de toda a comida produzida a nível mundial vai parar no lixo.

Sustentabilidade e decoração

Outra forma de praticar a sustentabilidade no dia a dia é reaproveitar matérias-primas descartadas para fabricar móveis entre outros objetos decorativos. Quer uma inspiração? Então clique aqui e conheça a história do arquiteto Paulo Gomes, que recolhe pedaços de madeira rejeitados e os transforma em mobiliário. Contudo, caso você não tenha tantas habilidades manuais como Paulo, saiba que também é possível fazer a sua parte e contribuir para a preservação do meio ambiente ao decorar o seu lar. Para isso, compre móveis com o selo de madeira certificada e na hora de colorir os cômodos, prefira tintas à base d’água.

Moda sustentável

Algumas ações também podem ser utilizadas pela indústria têxtil para minimizar o impacto ambiental de seus processos produtivos. Segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), os principais recursos naturais utilizados pela indústria da moda são a água, o ar, o solo, o algodão, calor e energia. Portanto, é preciso que tanto a forma de cultivo do algodão quanto as etapas de transformação da matéria-prima em produto final atendam às exigências ambientais para a preservação dos recursos naturais. Entre elas, podemos destacar o cultivo sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, bem como o aproveitamento do caroço do algodão, que pode ser transformado em óleo comestível e em adubo orgânico. Quer praticar a sustentabilidade? Então que tal aprender a fazer uma horta vertical com tijolos de concreto? Assista ao passo a passo a seguir:

Recomendados
Sustentabilidade

Dia Mundial da Terra: 5 hábitos para cuidar do planeta

Apesar de simples, essas atitudes podem gerar g...