fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Reciclagem » Gerais

Reciclagem

Canudo biodegradável: 5 opções para dar preferência

Sentindo falta dos canudinhos plásticos, mas não tem ideia de como substituí-los? Listamos 5 opções de canudo biodegradável para você.
Da redação
07/08/19

Os canudos de plástico se tornaram um grande problema ecológico, mas a opção de usar canudo biodegradável chegou para ficar. Afinal, não há muita escolha, são 12,7 milhões de toneladas de plástico que vão parar nos oceanos por ano. Os canudos já representam cerca de 4% desse total. 

Por serem produzidos com plásticos polipropileno e poliestireno, os inocentes canudinhos que fazem parte do nosso cotidiano não são biodegradáveis. Ou seja, a reciclagem dos canudos plásticos é bastante demorada. Uma vez que podem levar mais de 450 anos para se decompor por completo.

É por esse motivo que eles também podem ser considerados fonte de formação de microplástico. O formato mais prejudicial do plástico, que impacta toda a fauna aquática. 

Dados mostram que 90% das espécies marinhas já ingeriram produto plástico em algum momento da vida. E como o lixo plástico acaba sendo ingerido pelos animais, podemos dizer que o microplástico pode ser encontrado nos peixes, no sal e até na água potável que consumimos. 

E mais: os plásticos de uso único também podem ser bastante prejudiciais à natureza. Pois a produção desses produtos - que geralmente são utilizados por cerca de 4 minutos - usam petróleo para sua produção. Que é uma fonte não renovável. 

Além disso, o plástico libera elementos químicos cancerígenos, que podem causar distúrbios hormonais, colocando nossa saúde em risco. 

Embora existam diversas soluções em longo prazo, infelizmente, a curto prazo, a eliminação total desse material parece ser um pouco improvável. 

Por isso, toda e qualquer alternativa natural e biodegradável para reduzir o consumo dos canudos plásticos e outros materiais de uso único são muito bem-vindas. E para te ajudar nessa tarefa, nós listamos abaixo algumas opções para ter em casa. Dá só uma olhada! 

canudo biodegradável

Opções de canudo biodegradável para você ter em casa

Canudo biodegradável de bambu

O canudo biodegradável de bambu é uma opção natural, prática, leve, durável e reutilizável. Por isso, uma ótima opção para substituir os canudos plásticos. 

Livre de toxinas como o BPA (bisfenol). O canudo de bambu, além de biodegradável, possui em suas fibras um bactericida natural. Que o transforma em uma alternativa sustentável e higiênica.

Por ter um crescimento acelerado, podendo crescer até 30 cm por dia, o bambu pode ser uma ótima opção para substituir os famigerados canudinhos.

Além disso, a planta é uma das poucas que dispensam autorização do Ibama para serem exploradas. Uma vez que ao cortar a planta outro broto nasce pelos caules subterrâneos (rizomas).

E os benefícios não param por aí, o canudo biodegradável de bambu é isolante térmico, resistente, lavável e reutilizável. Muito legal, não acha?

Canudo biodegradável de papel

Menos nocivo do que o plástico, o canudo biodegradável de papel pode ser uma boa opção para quem não abre mão dos canudinhos. Uma vez que biodegradam com maior facilidade e são, possivelmente, mais fácil de serem reciclados. 

No entanto, por mais que sejam biodegradáveis e recicláveis, os canudos de papel utilizam recursos naturais na sua produção e gastam energia para serem reciclados. 

Ou seja, se não for reciclado após o uso, mesmo que de papel, até sua biodegradação completa, o canudo pode ser considerado uma fonte de poluição.

Canudo biodegradável de palha 

Por ter caule tubular, a planta do trigo, também conhecida como palha, pode ser uma boa opção para substituir os canudos de plásticos. 

Inspirados nos canudos de centeio utilizados antigamente. Os modelos de canudo biodegradável de palha são naturais, leves e fáceis de ser carregados por aí. 

Canudo de massa de macarrão

Estilosos, práticos, com preços acessíveis e naturais. As massas de macarrão furadinhas são ótimas alternativas para substituir os canudos de plástico. E o substituto tem muitas vantagens se comparado ao produto tradicional. Uma vez que não possuem componentes tóxicos e a sua decomposição é bastante rápida. 

O canudo é mesmo necessário?

Que tal deixar os canudos de lado? Apesar de serem bem práticos, principalmente quando se tem pouca coordenação motora para lidar com copos, latas e caixinhas de sucos ou achocolatados, os canudos são extremamente maléficos ao meio ambiente. 

E outra, além de prejudicarem a natureza, os canudos, se usados com grande frequência podem causar nos seus adeptos. Além de marcas de expressão e rugas precoce, manchas nos dentes e ainda ajudam a produzir gases em excesso. 

Conheça a história dos canudos e saiba como eles se tornaram um produto onipresente

Os historiadores não tenham certeza da primeira civilização a fazer uso do canudo para consumo de bebidas. O que sabe-se que ao longo da história os macacos já utilizavam objetos tubulares para auxiliar o consumo de bebidas.

Ou seja, apesar de acharmos que os canudinhos são uma invenção contemporânea, os tubos para bebida, provavelmente, são usados há milhares de anos. 

Segundo registros históricos,  o uso de canudo mais antigo registrado até hoje foi achado numa tumba Suméria antiga. E data aproximadamente 3.000 AC. 

As pinturas rupestres retratam em suas paredes membros da realeza bebendo cerveja por longos tubos cilíndricos e, entre as oferendas para os mortos, foram encontrados aparatos moldados a partir da pedra lápis lazuli.

Já os plebeus dos séculos passados, usavam canudos feitos com materiais vegetais, de caule tubular, como a palha e o centeio (assim como as opções de canudo biodegradável que citamos acima) que sobravam das colheitas de grãos. E é por esse motivo que, em inglês, os canudos levam o mesmo nome que a palha, straw. 

No entanto, esses modelos naturais tinham as suas desvantagens. Os canudos de folhas tinham uma maior tendência de quebrar durante o uso, além de deixarem as bebidas com gosto de terra. 

Os canudos na modernidade

Cansado de sentir sabor terroso na sua bebida, Marvin Chester Stone, proprietário de uma fábrica de suportes de cigarros de papel em Washington DC, no final de século XIX, acabou inventando uma alternativa mais moderna e palatável ao canudo natural, ao enrolar algumas tiras de papel em volta de um lápis e revesti-las com cera de parafina. 

Os canudos de papel foram sucesso durante bons anos, até que com o boom econômico advindo da Segunda Guerra Mundial. O plástico passou a ser um produto mais barato e os canudos de papel foram substituídos pelos canudinhos que conhecemos. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história dos canudos e, principalmente, conhecer novas opções de canudo biodegradável para substituir os modelos de plástico? Cuidar do meio ambiente deve ser nossa tarefa diária, e repensar como estamos fazendo isso deve ficar de lição de casa! 

Agora reflita: Como as suas ações diárias podem contribuir com o planeta?


Recomendados
Reciclagem

Como começar uma coleta seletiva em casa

Você sabe o que é coleta seletiva e como ela im...

Reciclagem

Seu lixo um dia volta para você

A curta duração dos objetos de consumo e o apar...